Pular para o conteúdo principal

Destaques

A toxicidade do outro

Mudança de hábitos significava muito mais do que parar um hábito, também significava substituir por novos hábitos. Ia mudando, usando o mesmo tempo que costumava usar para falar com o outro, focando mais em si mesmo. Independente de reconhecer a toxicidade do outro, não cabia a ele vestir o papel de vítima: uma vez afastado, tudo o que tinha que fazer era seguir em frente. Mas toda mudança de comportamento era mais fácil na teoria do que na prática.  Uma vez que os limites eram estabelecidos não olhava para trás. Provavelmente não era a última vez que ignorava as bandeiras vermelhas de alguém, mas já não era ingênuo a ponto de achar que iam mudar, principalmente sem ajuda psicológica. Havia algo na autorresponsabilidade que não se podia cobrar do outro, que ele deveria querer mudar por conta própria ou continuar repetindo padrões destrutivas ao longo da vida e achando que se trata somente de coincidência, dos signos, ou seja lá qual desculpa a pessoa inventar. Existia um limite de ...

As aventuras do escritor Tales Gubes em São Paulo

Quem é que nunca desejou mudar de cidade e correr atrás dos seus sonhos? O escritor Tales Gubes desejou e está realizando. Recentemente, ele deixou sua vida em Goiânia para morar na Selva de Pedras brasileira, também conhecida como São Paulo.

Escritor Tales Gubes. Foto: Reprodução.
No blog do escritor Tales Gubes é possível acompanhar um pouco de suas aventuras e desafios diários nesta jornada em busca de uma escrita melhor, oportunidades, cultura, conhecimento. Antes deste site, o escritor atualizava o site Raposa Antropomórfica.

Coragem, ousadia e persistência fazem parte desta jornada do escritor. Tales tem saído da sua zona de conforto diariamente, aliás, desde o momento em que decidiu vender seus livros e desapegar do que pudesse atrapalhar a sua nova vida, ele provou que está empenhado e deve logo conquistar o que deseja: se tornar um escritor profissional.

Embora existam escritores que enxergam o ofício simplesmente como arte, há também aqueles que sonham em construir uma carreira e sobreviver com os seus livros, assim como Tales Gubes. Antes de se mudar para São Paulo, Tales era professor. Formado em Jornalismo, Mestre, pesquisador, ele também trabalha como revisor. Com a mudança de cidade, ele ainda está ajeitando a vida aos poucos e à procura de serviços como freelancer.

O blog do Tales Gubes inaugurou no dia 1º de janeiro de 2014. Uma ótima forma de simbolizar o início de uma nova jornada e época onde as pessoas estão cheias de expectativas e gás para correrem atrás dos seus objetivos. Entre os objetivos de 2014 de Tales estão escrever diariamente, conviver com escritores, editores e profissionais do meio literário, publicar seus trabalhos, ler um livro por semana e outros que estão relacionados ao seu estilo de vida.

Sou suspeito para falar já que tenho contos em duas coletâneas que o Tales participou (Loveless e Homossilábicas Vol. 3 – livros publicados pela Editora Escândalo), mas adoro ler as histórias deste escritor raposa. Como toda raposa, animal que simboliza o jornalismo, mas também ideal para representar o escritor, Tales é curioso e está sempre procurando uma maneira de melhorar sua escrita. E que cidade melhor do que São Paulo para isto, onde são ministrados cursos de escrita e eventos voltados para escritores com maior frequência em relação às outras capitais do Brasil? Eu mesmo já considerei me mudar para lá ou para o Rio de Janeiro, mas isto é uma conversa para outra hora.

Símbolo e logo do escritor, a raposa.
Foto: Reprodução / Raposa Antropomórfica.
Gosto de ler o blog do Tales porque me identifico com alguns textos e é uma ótima maneira de continuar aprendendo mais sobre escrita, compartilhar as mesmas angústias e vitórias. Para mudar de cidade, o escritor precisou aprender a se desapegar dos seus bens materiais – algo muito difícil para quem é amante dos livros, mas precisa reconhecer que não tem como levar todos contigo. Então, durante o ano passado, ele vendeu algumas obras para os amigos e colegas pela internet por preços amigáveis.

Além de falar sobre o seu cotidiano, Tales também usa o espaço para recomendar filmes, livros, dicas sobre escrita, eventos e cursos para escritores. Fica aqui a minha recomendação de leitura no ciberespaço para quem quer saber mais sobre o dia-a-dia de um escritor ou também está seguindo este caminho das pedras.

Para quem ficou curioso e com vontade de conhecer, acesse: http://talesgubes.com/

Não deixe de conferir também o blog Raposa Antropomórfica!

Mais lidas da semana