Pular para o conteúdo principal

Destaques

Nobody Speak: Documentário questiona frágil liberdade de imprensa contra interesses de bilionários

Nobody Speak: Trials of the Free Press é um documentário um tanto polêmico e controverso sobre a liberdade de imprensa, liberdade de expressão e como pessoas poderosas e ricas podem silenciar veículos de comunicação . O filme documental foi lançado em 2017, com direção do cinegrafista norte-americano Brian Knappenberger , com produção da First Look Media e distribuição pela Netflix . Dois casos bem diferentes são discutidos no documentário Nobody Speak . Enquanto no caso da Gawker, os profissionais envolvidos tentam vender a ideia de que publicar um vídeo íntimo de uma personalidade norte-americana se tratava de um tema de interesse público, eu acredito que o vazamento dos vídeos sexuais do famoso só reforçam a importância de traçar melhor a questão ética no jornalismo online, tão focado nos cliques instantâneos que se esquecem que por trás de cada notícia existem seres humanos, independente do nível de fama. Para não estragar a surpresa e os detalhes, não vou comentar muito sobre os

As aventuras do escritor Tales Gubes em São Paulo

Quem é que nunca desejou mudar de cidade e correr atrás dos seus sonhos? O escritor Tales Gubes desejou e está realizando. Recentemente, ele deixou sua vida em Goiânia para morar na Selva de Pedras brasileira, também conhecida como São Paulo.

Escritor Tales Gubes. Foto: Reprodução.
No blog do escritor Tales Gubes é possível acompanhar um pouco de suas aventuras e desafios diários nesta jornada em busca de uma escrita melhor, oportunidades, cultura, conhecimento. Antes deste site, o escritor atualizava o site Raposa Antropomórfica.

Coragem, ousadia e persistência fazem parte desta jornada do escritor. Tales tem saído da sua zona de conforto diariamente, aliás, desde o momento em que decidiu vender seus livros e desapegar do que pudesse atrapalhar a sua nova vida, ele provou que está empenhado e deve logo conquistar o que deseja: se tornar um escritor profissional.

Embora existam escritores que enxergam o ofício simplesmente como arte, há também aqueles que sonham em construir uma carreira e sobreviver com os seus livros, assim como Tales Gubes. Antes de se mudar para São Paulo, Tales era professor. Formado em Jornalismo, Mestre, pesquisador, ele também trabalha como revisor. Com a mudança de cidade, ele ainda está ajeitando a vida aos poucos e à procura de serviços como freelancer.

O blog do Tales Gubes inaugurou no dia 1º de janeiro de 2014. Uma ótima forma de simbolizar o início de uma nova jornada e época onde as pessoas estão cheias de expectativas e gás para correrem atrás dos seus objetivos. Entre os objetivos de 2014 de Tales estão escrever diariamente, conviver com escritores, editores e profissionais do meio literário, publicar seus trabalhos, ler um livro por semana e outros que estão relacionados ao seu estilo de vida.

Sou suspeito para falar já que tenho contos em duas coletâneas que o Tales participou (Loveless e Homossilábicas Vol. 3 – livros publicados pela Editora Escândalo), mas adoro ler as histórias deste escritor raposa. Como toda raposa, animal que simboliza o jornalismo, mas também ideal para representar o escritor, Tales é curioso e está sempre procurando uma maneira de melhorar sua escrita. E que cidade melhor do que São Paulo para isto, onde são ministrados cursos de escrita e eventos voltados para escritores com maior frequência em relação às outras capitais do Brasil? Eu mesmo já considerei me mudar para lá ou para o Rio de Janeiro, mas isto é uma conversa para outra hora.

Símbolo e logo do escritor, a raposa.
Foto: Reprodução / Raposa Antropomórfica.
Gosto de ler o blog do Tales porque me identifico com alguns textos e é uma ótima maneira de continuar aprendendo mais sobre escrita, compartilhar as mesmas angústias e vitórias. Para mudar de cidade, o escritor precisou aprender a se desapegar dos seus bens materiais – algo muito difícil para quem é amante dos livros, mas precisa reconhecer que não tem como levar todos contigo. Então, durante o ano passado, ele vendeu algumas obras para os amigos e colegas pela internet por preços amigáveis.

Além de falar sobre o seu cotidiano, Tales também usa o espaço para recomendar filmes, livros, dicas sobre escrita, eventos e cursos para escritores. Fica aqui a minha recomendação de leitura no ciberespaço para quem quer saber mais sobre o dia-a-dia de um escritor ou também está seguindo este caminho das pedras.

Para quem ficou curioso e com vontade de conhecer, acesse: http://talesgubes.com/

Não deixe de conferir também o blog Raposa Antropomórfica!

Comentários

Mais lidas da semana