Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

Editora-executiva do Portal Imprensa fala sobre tendências do jornalismo digital

Nesta terça-feira (19) aconteceu na Universidade Anhanguera-Uniderp o Encontro de Comunicação de Mato Grosso do Sul (ECOM MS). A jornalista e editora-executiva do Portal Imprensa Thaís Naldoni ministrou a palestra com o tema: "Tendências do jornalismo digital e aplicação de redes sociais".

Segundo a jornalista, as características que o profissional de jornalismo online e novas mídias deve ter são: rapidez em apuração e textos; capacidade de organização textual; texto direto, informativo, sem "firulas"; saber ler e escrever em português; ter boas noções gramaticais; capacidade de atuar sob pressão.

A editora-executiva do Portal Imprensa também falou sobre a "farra do copiar e colar", o que ela considera como um pecado do jornalismo online. Ela ressalta alguns pontos: Copiar uma informação de um site pode implicar quebra de direito autoral; Esta prática dissemina pela rede e causa problemas graves de repetição de erros e de conteúdo; Repetir uma informação pode padronizar e tornar uma matéria jornalística totalmente sem sabor".

Thaís Naldoni falou sobre as barrigas (informações mal apuradas), portais de notícias que copiam e colam as notícias sem apurar e explica que o assunto deve ser tratado com seriedade. Ela lamenta que muitos sites apaguem o conteúdo, ao invés de colocarem uma errata e relembra um caso acontecido com o colunista do Portal Imprensa, Wilson da Costa Bueno, que teve sua foto divulgada em notícia da morte de um escritor homônimo. Notícias mal apuradas podem causar uma série de prejuízos às pessoas, inclusive emocionais.

Muitos portais, para atrair audiência, publicam notícias sobre celebridades, mundo animal, pseudo ciência. Naldoni conta que como consequência, o leitor é "idiotizado". "Se nós oferecermos isso como conteúdo, o leitor não agrega informação. Precisamos viver comercialmente, mas não podemos esquecer da informação. O jornalista tem que ser responsável por ela".

"Vocês têm que tomar cuidado com o que escrevem, o texto deve ter concisão. Não só na internet, como em qualquer outro veículo, é importante que a gente seja reto na informação", argumenta a jornalista.

Mais lidas da semana