Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrevendo um novo caminho

Escrevia um novo capítulo sem ter a mínima ideia de qual direção seguir. Ia se permitindo viver o momento presente e também as surpresas que vinham pelo caminho. Cansado de repetir velhos padrões, desta vez estava apostando as fichas no novo, ainda que não fosse levar para lugar algum. Ia firme no propósito, sabendo que sem arriscar, havia muitas coisas que deixava pra trás. Então, se perguntava se já não havia chegado a hora. A hora de quê exatamente? Não fazia ideia.  Sabia que algo precisava mudar. Sabia que algumas mudanças vinham de dentro para fora, mas também que exigiam energia para mudar.  Ia se permitindo o leve desprendimento, deixando de lado tudo o que um dia fizera sentido e agora não fazia mais. Ia se libertando, para então criar novos caminhos e chegar a lugares diferentes. Se daria certo ou não, não fazia ideia, mas estava pelo menos tentando. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazo...

Editora-executiva do Portal Imprensa fala sobre tendências do jornalismo digital

Nesta terça-feira (19) aconteceu na Universidade Anhanguera-Uniderp o Encontro de Comunicação de Mato Grosso do Sul (ECOM MS). A jornalista e editora-executiva do Portal Imprensa Thaís Naldoni ministrou a palestra com o tema: "Tendências do jornalismo digital e aplicação de redes sociais".

Segundo a jornalista, as características que o profissional de jornalismo online e novas mídias deve ter são: rapidez em apuração e textos; capacidade de organização textual; texto direto, informativo, sem "firulas"; saber ler e escrever em português; ter boas noções gramaticais; capacidade de atuar sob pressão.

A editora-executiva do Portal Imprensa também falou sobre a "farra do copiar e colar", o que ela considera como um pecado do jornalismo online. Ela ressalta alguns pontos: Copiar uma informação de um site pode implicar quebra de direito autoral; Esta prática dissemina pela rede e causa problemas graves de repetição de erros e de conteúdo; Repetir uma informação pode padronizar e tornar uma matéria jornalística totalmente sem sabor".

Thaís Naldoni falou sobre as barrigas (informações mal apuradas), portais de notícias que copiam e colam as notícias sem apurar e explica que o assunto deve ser tratado com seriedade. Ela lamenta que muitos sites apaguem o conteúdo, ao invés de colocarem uma errata e relembra um caso acontecido com o colunista do Portal Imprensa, Wilson da Costa Bueno, que teve sua foto divulgada em notícia da morte de um escritor homônimo. Notícias mal apuradas podem causar uma série de prejuízos às pessoas, inclusive emocionais.

Muitos portais, para atrair audiência, publicam notícias sobre celebridades, mundo animal, pseudo ciência. Naldoni conta que como consequência, o leitor é "idiotizado". "Se nós oferecermos isso como conteúdo, o leitor não agrega informação. Precisamos viver comercialmente, mas não podemos esquecer da informação. O jornalista tem que ser responsável por ela".

"Vocês têm que tomar cuidado com o que escrevem, o texto deve ter concisão. Não só na internet, como em qualquer outro veículo, é importante que a gente seja reto na informação", argumenta a jornalista.

Mais lidas da semana