Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores

O escritor Spencer Critchley dá 10 dicas de jornalismo para blogueiros, podcasters e outros escritores virtuais. O comunicador explica que os blogs, podcasts e jornais eletrônicos tornaram mais fácil para qualquer um ser jornalista, todavia estas novas ferramentas estão gerando um jornalismo muito descuidado, o que é péssimo para a reputação dos meios de comunicação participativos. Confira abaixo uma síntese das dicas:



1- Respeite o valor do tempo das pessoas: "Conheça seu ponto, chegue nele rápido e faça um conteúdo denso com valor".

2- Tenha um foco forte e relacione tudo a ele: "Um bom foco é uma idéia simples que as pessoas se preocupam - em uma matéria de jornal é o lide". Dê apoio e desenvolva a idéia, de forma a evitar conflitos e confusões.

3- Procure a exaltação em seu assunto: "Apelação é emocional, não intelectual".

4- Seja qual for o assunto, escreva sobre pessoas, objetos físicos e ações: "Eles envolvem a imaginação e as emoções, concentrando-se sobre eles há a vantagem de contribuir para a clareza. Evite abstrações, generalidades, jargões e clichês".

5- Use linguagem clara e fale como uma pessoa real: "Muitas pessoas têm sido treinadas para usar palavras grandes e frases complicadas para construir um edifício para se esconder atrás. Se uma simples palavra pode ser usada sem perda de significado, utilize esta".

6- Sempre que possível, evite adjetivos e advérbios: "Eles raramente têm qualquer impacto. Funciona melhor encontrar os pronomes e verbos certos".

7- Opiniões não são fatos, até mesmo as suas opiniões: "Tenha certeza de que você sabe a diferença entre opinião e fato, e deixe claro a seus leitores também. É muito fácil tirar conclusões preciptadas quando você está predisposto a acreditar em algo. Esta é a fonte de dilúvios de informações não confiáveis na internet".

8- Identifique suas fontes: "Seu público precisa saber de onde esta informação vem, para que possam avaliar a sua credibilidade".

9- Identifique interesses: "Seja cético. Os bons jornalistas têm que assumir que todos, mesmo as pessoas que gostam, podem estar mentindo".

10- Cheque o fato.

Confira o artigo na íntegra: 10 Journalism Tips For Bloggers, Podcasters & Other E-Writers

Comentários

Mais lidas da semana