Pular para o conteúdo principal

Destaques

Relaxar

Relaxar era tão importante quanto ficar atento aos sinais de crise. Era um exercício diário. Muito mais fácil na teoria do que na prática. Um exercício de confiar que quem está ao redor saberá reconhecer no tempo certo a necessidade de ajuda. Então, por que mesmo sabendo disso, o corpo e a mente continuavam em alerta? Talvez pelo passado. Talvez por saber que o imprevisível poderia causar danos irreparáveis. Talvez pela dificuldade de aceitar que nem tudo pode ser controlado. Ia, então, se soltando um pouco a cada dia. Se distanciando de sua versão em alerta e voltando a se focar naquela que seria capaz de relaxar, sem deixar cada pequena mudança do dia incomodá-lo. Por mais que tentasse prever o futuro, a verdade era que algumas coisas não poderiam ser previstas. Era necessário confiar no aqui e agora, na noção de que conseguiria pedir ajuda se fosse preciso e que ficar o tempo inteiro esperando uma crise acontecer não ajudava ninguém.  Era ao sair do modo de sobrevivência que se ...

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores

O escritor Spencer Critchley dá 10 dicas de jornalismo para blogueiros, podcasters e outros escritores virtuais. O comunicador explica que os blogs, podcasts e jornais eletrônicos tornaram mais fácil para qualquer um ser jornalista, todavia estas novas ferramentas estão gerando um jornalismo muito descuidado, o que é péssimo para a reputação dos meios de comunicação participativos. Confira abaixo uma síntese das dicas:



1- Respeite o valor do tempo das pessoas: "Conheça seu ponto, chegue nele rápido e faça um conteúdo denso com valor".

2- Tenha um foco forte e relacione tudo a ele: "Um bom foco é uma idéia simples que as pessoas se preocupam - em uma matéria de jornal é o lide". Dê apoio e desenvolva a idéia, de forma a evitar conflitos e confusões.

3- Procure a exaltação em seu assunto: "Apelação é emocional, não intelectual".

4- Seja qual for o assunto, escreva sobre pessoas, objetos físicos e ações: "Eles envolvem a imaginação e as emoções, concentrando-se sobre eles há a vantagem de contribuir para a clareza. Evite abstrações, generalidades, jargões e clichês".

5- Use linguagem clara e fale como uma pessoa real: "Muitas pessoas têm sido treinadas para usar palavras grandes e frases complicadas para construir um edifício para se esconder atrás. Se uma simples palavra pode ser usada sem perda de significado, utilize esta".

6- Sempre que possível, evite adjetivos e advérbios: "Eles raramente têm qualquer impacto. Funciona melhor encontrar os pronomes e verbos certos".

7- Opiniões não são fatos, até mesmo as suas opiniões: "Tenha certeza de que você sabe a diferença entre opinião e fato, e deixe claro a seus leitores também. É muito fácil tirar conclusões preciptadas quando você está predisposto a acreditar em algo. Esta é a fonte de dilúvios de informações não confiáveis na internet".

8- Identifique suas fontes: "Seu público precisa saber de onde esta informação vem, para que possam avaliar a sua credibilidade".

9- Identifique interesses: "Seja cético. Os bons jornalistas têm que assumir que todos, mesmo as pessoas que gostam, podem estar mentindo".

10- Cheque o fato.

Confira o artigo na íntegra: 10 Journalism Tips For Bloggers, Podcasters & Other E-Writers

Mais lidas da semana