Pular para o conteúdo principal

Destaques

Reflexão sobre tempos de pandemia no Brasil

Sexta-feira reflexiva. Caos coletivo por causa de egoísmo individual. Elegeram um analfabeto científico: aliás, o brasileiro adora eleger analfabetos.

Fez promessas para deus e o mundo e agora, além de estar afundando, quer, ironicamente, afundar junto seus eleitores que em grande parte representa grupos de risco, como idosos.

Um político que representa tudo o que eu desprezo.

Para alguns, ele tira a máscara; para outros, nada novo no horizonte.

Com tanto despreparo e ignorância nem as funerárias vão sorrir: afinal, muitos nem vão poder velar seus familiares.

Coronavírus não é uma histeria; histeria é o delírio de um mitomaníaco no poder.

É muito bizarro ver negacionistas da ciência que são da área da saúde. Escolheram o nicho errado... Aproveita a pausa para se reinventar e mudar de área. O mundo agradece.
Sobre o autor:
Ben Oliveira é escritor, blogueiro, jornalista por formação e Asperger. É autor do livro de terror Escrita Maldita, publicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem 

10 Dicas Jornalísticas para Blogueiros, Podcasters e Escritores

O escritor Spencer Critchley dá 10 dicas de jornalismo para blogueiros, podcasters e outros escritores virtuais. O comunicador explica que os blogs, podcasts e jornais eletrônicos tornaram mais fácil para qualquer um ser jornalista, todavia estas novas ferramentas estão gerando um jornalismo muito descuidado, o que é péssimo para a reputação dos meios de comunicação participativos. Confira abaixo uma síntese das dicas:



1- Respeite o valor do tempo das pessoas: "Conheça seu ponto, chegue nele rápido e faça um conteúdo denso com valor".

2- Tenha um foco forte e relacione tudo a ele: "Um bom foco é uma idéia simples que as pessoas se preocupam - em uma matéria de jornal é o lide". Dê apoio e desenvolva a idéia, de forma a evitar conflitos e confusões.

3- Procure a exaltação em seu assunto: "Apelação é emocional, não intelectual".

4- Seja qual for o assunto, escreva sobre pessoas, objetos físicos e ações: "Eles envolvem a imaginação e as emoções, concentrando-se sobre eles há a vantagem de contribuir para a clareza. Evite abstrações, generalidades, jargões e clichês".

5- Use linguagem clara e fale como uma pessoa real: "Muitas pessoas têm sido treinadas para usar palavras grandes e frases complicadas para construir um edifício para se esconder atrás. Se uma simples palavra pode ser usada sem perda de significado, utilize esta".

6- Sempre que possível, evite adjetivos e advérbios: "Eles raramente têm qualquer impacto. Funciona melhor encontrar os pronomes e verbos certos".

7- Opiniões não são fatos, até mesmo as suas opiniões: "Tenha certeza de que você sabe a diferença entre opinião e fato, e deixe claro a seus leitores também. É muito fácil tirar conclusões preciptadas quando você está predisposto a acreditar em algo. Esta é a fonte de dilúvios de informações não confiáveis na internet".

8- Identifique suas fontes: "Seu público precisa saber de onde esta informação vem, para que possam avaliar a sua credibilidade".

9- Identifique interesses: "Seja cético. Os bons jornalistas têm que assumir que todos, mesmo as pessoas que gostam, podem estar mentindo".

10- Cheque o fato.

Confira o artigo na íntegra: 10 Journalism Tips For Bloggers, Podcasters & Other E-Writers

Comentários

  1. Ganhe dinheiro escrevendo
    Quer ganhar dinheiro escrevendo?
    Trabalhe com a gente escrevendo, revisando, fazendo ilustrações, ou simplesmente vendendo nossos serviços. A BGW é uma empresa líder do mercado, ela escreve a história da sua empresa, da sua família, da sua cidade,ou qualquer tipo de texto. Consulte nossos preços.
    brasilghostwriter.tk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!