Pular para o conteúdo principal

Destaques

Relaxar

Relaxar era tão importante quanto ficar atento aos sinais de crise. Era um exercício diário. Muito mais fácil na teoria do que na prática. Um exercício de confiar que quem está ao redor saberá reconhecer no tempo certo a necessidade de ajuda. Então, por que mesmo sabendo disso, o corpo e a mente continuavam em alerta? Talvez pelo passado. Talvez por saber que o imprevisível poderia causar danos irreparáveis. Talvez pela dificuldade de aceitar que nem tudo pode ser controlado. Ia, então, se soltando um pouco a cada dia. Se distanciando de sua versão em alerta e voltando a se focar naquela que seria capaz de relaxar, sem deixar cada pequena mudança do dia incomodá-lo. Por mais que tentasse prever o futuro, a verdade era que algumas coisas não poderiam ser previstas. Era necessário confiar no aqui e agora, na noção de que conseguiria pedir ajuda se fosse preciso e que ficar o tempo inteiro esperando uma crise acontecer não ajudava ninguém.  Era ao sair do modo de sobrevivência que se ...

Uso das Mídias Sociais pelos anunciantes regionais como ferramenta de comunicação

"Redes e Mídias Sociais na internet como ferramenta de comunicação para anunciantes regionais" é o tema do trabalho de conclusão de curso de Carolina Becker e Jenifer Mendes, formandas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC) em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda. Apresentado em maio de 2010, o estudo aborda as redes sociais e como as empresas regionais podem utilizá-las para melhorar a comunicação.

As autoras do trabalho falam que algumas vezes os anunciantes esquecem-se do relacionamento e da produção de conteúdo junto aos demais usuários e utilizam apenas a comunicação na internet para os websites, deixando de lado as ferramentas de mídias sociais e a análise sobre o que se fala sobre a marca no ambiente virtual.

De acordo com Becker e Mendes, nas cidades do interior, como por exemplo na referenciada na pesquisa, Chapecó (SC), devido a falta de informação pouco sabe-se sobre a utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação para as empresas.

Apesar do sucesso das redes sociais entre os brasileiros, as publicitárias explicam que devido a falta de estudos com aplicação regional, a publicidade regional ainda é estereotipada em relação à publicidade na internet. "É necessário perceber que as Redes Sociais funcionam de uma maneira onde as pessoas se tornam responsáveis pela propaganda feita nesse meio. Nas Redes Sociais as mídias são as pessoas e o valor é o capital social. O capital social é produzido quando as pessoas estão falando sobre o produto e/ou serviço", ensinam.

Para as autoras do trabalho, os anunciantes regionais ainda não utilizam o potencial das redes sociais, como os grandes anunciantes globais. "A participação das empresas regionais em redes sociais é pequena e pouco utilizada como forma de relacionamento com seus públicos", explicam.

Recomendo o trabalho que trata desde a história da internet e da publicidade na internet até os conceitos de redes sociais, mídias sociais e as ferramentas mais populares do momento para comunicação. Além de trazer várias estatísticas sobre o tema e cases de sucesso da utilização das mídias sociais.

Acesse o trabalho

Mais lidas da semana