Pular para o conteúdo principal

Destaques

Às vezes...

Tudo o que nunca fomos. Tudo o que nunca seríamos. Tudo o que não éramos. Havia um espaço dentro de mim que não poderia ser preenchido por todas palavras que representávamos um para o outro. Ia, então, se soltando lentamente, de quem havia se soltado de forma brusca. Ia dando tempo ao tempo e espaço para as coisas voltarem ao eixo. Escrevia para lembrar, escrevia para esquecer. Esquecer o quê? Nunca tinham passado de dois personagens cujas histórias jamais se cruzariam. Sequer poderiam ser definidos como colegas ou amigos, tampouco eram amores. Eram quase alguma coisa e nesse mundo de indefinições, às vezes era melhor não saber. Perdeu a conta de quantos dias o outro havia ficado sem responder. Perdeu a conta de quanto tempo havia se passado. De quando limites foram cruzados e quando promessas foram quebradas. Escrevia para dizer que a dor também fazia parte do processo de se sentir vivo. Escrevia para nomear as emoções e encontrar clareza em um universo de indefinições. Escrevia para ...

Uso das Mídias Sociais pelos anunciantes regionais como ferramenta de comunicação

"Redes e Mídias Sociais na internet como ferramenta de comunicação para anunciantes regionais" é o tema do trabalho de conclusão de curso de Carolina Becker e Jenifer Mendes, formandas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC) em Comunicação Social com habilitação em publicidade e propaganda. Apresentado em maio de 2010, o estudo aborda as redes sociais e como as empresas regionais podem utilizá-las para melhorar a comunicação.

As autoras do trabalho falam que algumas vezes os anunciantes esquecem-se do relacionamento e da produção de conteúdo junto aos demais usuários e utilizam apenas a comunicação na internet para os websites, deixando de lado as ferramentas de mídias sociais e a análise sobre o que se fala sobre a marca no ambiente virtual.

De acordo com Becker e Mendes, nas cidades do interior, como por exemplo na referenciada na pesquisa, Chapecó (SC), devido a falta de informação pouco sabe-se sobre a utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação para as empresas.

Apesar do sucesso das redes sociais entre os brasileiros, as publicitárias explicam que devido a falta de estudos com aplicação regional, a publicidade regional ainda é estereotipada em relação à publicidade na internet. "É necessário perceber que as Redes Sociais funcionam de uma maneira onde as pessoas se tornam responsáveis pela propaganda feita nesse meio. Nas Redes Sociais as mídias são as pessoas e o valor é o capital social. O capital social é produzido quando as pessoas estão falando sobre o produto e/ou serviço", ensinam.

Para as autoras do trabalho, os anunciantes regionais ainda não utilizam o potencial das redes sociais, como os grandes anunciantes globais. "A participação das empresas regionais em redes sociais é pequena e pouco utilizada como forma de relacionamento com seus públicos", explicam.

Recomendo o trabalho que trata desde a história da internet e da publicidade na internet até os conceitos de redes sociais, mídias sociais e as ferramentas mais populares do momento para comunicação. Além de trazer várias estatísticas sobre o tema e cases de sucesso da utilização das mídias sociais.

Acesse o trabalho

Mais lidas da semana