Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

Exposição dos indivíduos nos blogs e na internet

"O Blog como ferramenta do eu para todos: Como ele tem sido utilizado para a promoção do indivíduo", artigo escrito em 2010 pela bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo Sêmia Mauad, procura retratar a questão de exposição das pessoas nos blogs e transformação destas em 'celebridades'. A autora também questiona a produção de conteúdo e a possibilidade de qualquer usuário tornar-se um 'jornalista'.

Mauad conta em sua pesquisa que a cada dia mais jovens tornam-se parte das mídias sociais e nestas eles "se conhecem, mostram o seu mundo e se popularizam", através de fotos, vídeos e textos contando sobre as suas vidas. Para a autora, nos blogs, com a interação entre autores e frequentadores acontece a formação de comunidades virtuais, que se dão através das relações sociais.

Os blogs continuam crescendo até hoje, desde pessoais a profissionais. Mauad cita algumas causas que contribuiram com o crescimento da blogosfera: a facilidade na confecção; atualização rápida; possibilidade de disponibilizar qualquer conteúdo; promoção do indivíduo ou de uma causa.

"Os diários íntimos são utilizados como meio de propagação do eu. É a vida exposta a qualquer um por apenas um clique", diz Mauad. A exposição na internet nos tornou, como diz a escritora Paula Sibilia, "personalidades do momento". As pessoas buscam visibilidade e acabam expondo sua própria intimidade na rede de computadores.

Na rede, além da veiculação de conteúdos por usuários, os jornalistas também começaram a utilizar esta ferramenta para publicar informações e conseguir seguidores. "Eles independem da opinião do veículo para o qual trabalham. Alguns ainda usam a internet para reivindicar os seus direitos como profissionais, e de bater assuntos de interesse da população nacional", conta a autora do artigo. A internet e os blogs contribuiram para desmonopolizar a comunicação e trouxeram mais interatividade, mas os jornalistas continuam sendo fundamentais, já que estes têm o compromisso com a apuração dos conteúdos.

A jornalista conclui que o sucesso passageiro de ferramentas como os blogs/mini-blogs, como o Twitter, está na exposição das pessoas, seus conflitos e inquietações. Nestas redes você pode conhecer um pouco mais sobre a personalidade, crenças, vontades, verdades, opiniões, amigos, família, desejos e sonhos dos usuários. Mauad não sabe qual será a próxima ferramenta que fará sucesso entre os usuários, mas tem certeza de uma coisa: é cada vez maior a exposição do eu.

Acesse o artigo na íntegra

Mais lidas da semana