"O Blog como ferramenta do eu para todos: Como ele tem sido utilizado para a promoção do indivíduo", artigo escrito em 2010 pela bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo Sêmia Mauad, procura retratar a questão de exposição das pessoas nos blogs e transformação destas em 'celebridades'. A autora também questiona a produção de conteúdo e a possibilidade de qualquer usuário tornar-se um 'jornalista'.
Mauad conta em sua pesquisa que a cada dia mais jovens tornam-se parte das mídias sociais e nestas eles "se conhecem, mostram o seu mundo e se popularizam", através de fotos, vídeos e textos contando sobre as suas vidas. Para a autora, nos blogs, com a interação entre autores e frequentadores acontece a formação de comunidades virtuais, que se dão através das relações sociais.
Os blogs continuam crescendo até hoje, desde pessoais a profissionais. Mauad cita algumas causas que contribuiram com o crescimento da blogosfera: a facilidade na confecção; atualização rápida; possibilidade de disponibilizar qualquer conteúdo; promoção do indivíduo ou de uma causa.
"Os diários íntimos são utilizados como meio de propagação do eu. É a vida exposta a qualquer um por apenas um clique", diz Mauad. A exposição na internet nos tornou, como diz a escritora Paula Sibilia, "personalidades do momento". As pessoas buscam visibilidade e acabam expondo sua própria intimidade na rede de computadores.
Na rede, além da veiculação de conteúdos por usuários, os jornalistas também começaram a utilizar esta ferramenta para publicar informações e conseguir seguidores. "Eles independem da opinião do veículo para o qual trabalham. Alguns ainda usam a internet para reivindicar os seus direitos como profissionais, e de bater assuntos de interesse da população nacional", conta a autora do artigo. A internet e os blogs contribuiram para desmonopolizar a comunicação e trouxeram mais interatividade, mas os jornalistas continuam sendo fundamentais, já que estes têm o compromisso com a apuração dos conteúdos.
A jornalista conclui que o sucesso passageiro de ferramentas como os blogs/mini-blogs, como o Twitter, está na exposição das pessoas, seus conflitos e inquietações. Nestas redes você pode conhecer um pouco mais sobre a personalidade, crenças, vontades, verdades, opiniões, amigos, família, desejos e sonhos dos usuários. Mauad não sabe qual será a próxima ferramenta que fará sucesso entre os usuários, mas tem certeza de uma coisa: é cada vez maior a exposição do eu.
Acesse o artigo na íntegra
Eu comentei exatamente sobre isso num aula essa semana. Mas acho que os blogs estão mudando muito, inclusive muitos apocalípticos dizem que eles vão acabar. Meu #facepalm pra eles... ahuahuauha. acho que os blogs estão se reconfigurando e que os microblogs e redes sociais estão tomando o lugar que os blogs tinham há uns 10 anos atrás, acredito que estamos num época de transição, e se alguém vier com previsões, mande sentar lá com cláudia pq ninguém pode prever o comportamento humano nao. ;D
ResponderExcluirRealmente, a exposição do eu é uma das faces mais marcantes dos blogs e por causa do fator identificação! As pessoas adoram perceber que não estão sozinhas no mundo, tem alguém do outro lado do país que se sente da mesma forma. E concordo com o colega lá de cima, não acho que os blogs vão acabar... irão se reinventar e se tornar cada vez melhores. E, claro, a vida blogueira é muito viciante e me gratifica todos os dias. Beijo!
ResponderExcluir