Pular para o conteúdo principal

Destaques

Behind Every Star: Drama coreano sobre uma agência de artistas e seus bastidores

Para quem tem curiosidade sobre os bastidores do mundo dos profissionais que trabalham com artistas, o drama coreano Behind Every Star mostra como os funcionários de uma agência de celebridades lida com os problemas e perrengues causados pelos famosos representados por eles. Lançado em 2022 , o dorama está disponível na Netflix .  Por trás de toda atuação, há artistas temperamentais em Behind Every Star e cabe aos funcionários tentarem entender seus caprichos, como a quebra de contratos em cima da hora, alguma exigência ou demanda que o artista tenha para participar de determinada produção e até mesmo como eles precisam lidar com seus bloqueios e medos. O dorama nos faz pensar no lado humano por trás dos profissionais, bem como na exaustão física e mental que seus cargos exigem e no medo do julgamento – tão comum e retratado nas produções sul-coreanas.  Além da burocracia do mundo artístico, os agentes também lidam com problemas pessoais entre os profissionais, como divergências entre

Luis Nassif fala sobre crônica jornalística e sua carreira

Print do jornalista no twitcam
O jornalista Luis Nassif realizou um bate-papo no twitcam, nesta segunda-feira, 23, em que contou sobre a crônica jornalística em sua carreira. Transmitido ao vivo para os usuários do Twitter, o vídeo está disponível no blog do jornalista. O endereço para assistir o vídeo encontra-se no final do post.

Nassif diz que em sua adolescência, quando morava em Minas Gerais, todo rapaz que queria escrever queria virar contista ou cronista mineiro. "Este gênero, conto ou crônica, sempre fez parte da nossa formação, contar causos, contar histórias, sempre teve um sabor especial em Minas Gerais", conta.

"Quando comecei no jornalismo, eu fui cobrir a parte de música e comportamento. Em 74 a parte de economia. Naquele tempo na Veja, o que me animava era quando tinha matérias agrícolas, quando saía para fazer matérias no campo, porque você tinha gente de carne e osso, as matérias aqui na cidade eram muito frias, não tinha personagens, não tinha nada", argumenta. Algum tempo depois, quando o jornalista entrou para o Jornal da Tarde, Nassif conta que tinha espaço para matérias maiores, mas já estava na área de economia.

"Nos anos 90, você começa a perceber que o crescimento de um país não é só a questão econômica ou política, você tem que ter um conjunto de valores que representem o país. Esse conjunto de valores vem através dos nossos avós, que transmitem para os nossos pais, que transmitimos para o nosso filho", narra Nassif. O jornalista conta que a competição exacerbada e a internacionalização no Brasil faziam com que os cidadãos não tivessem ligações com o seu próprio país. "Aquilo me encomodava muito. Com o tempo você começa a perceber que os valores nacionais são fundamentais para a construção de uma nação", relata.

A crônica foi o caminho encontrado pelo jornalista para falar do Brasil. Nassif conta que por meio da crônica expressou-se com os olhos de quando era adolescente, falou sobre Bossa Nova, Copa do Mundo e música brasileira. Quando convidado para trabalhar novamente na parte de música, o jornalista optou pela economia. "Mesmo no texto econômico eu tinha algumas manifestações muito interessantes", diz.

Para o jornalista, na crônica é possível ter um texto mais elaborado, algo que sempre gostou, mas ausente no seu blog pela falta de tempo. Nassif começou na crônica no final dos anos 90, em que falava sobre música, esporte, entre outros assuntos. Uma outra fase de suas crônicas foi confessional, em que abordou as relações e valores humanos. "Esta maneira de desmistificar, foi uma maneira de desmistificar essa visão que se tinha do jornalista como um popstar, intransponível, o sujeito que falava tinha que ser aceito pelo leitor". A crônica, conta o jornalista, serviu também para aproximar-se dos leitores, descobrir alguns que nem imaginava que tinha. Através da crônica, Luis Nassif diz que mesmo com a falta de tempo de pensar no dia-a-dia, podia encontrar a si mesmo, despertar lembranças de histórias, amigos, raízes, musicais e analisar pontos em comum entre a sua infância, a de seus filhos e netos. "Aquele era o momento mais pesado deste acerto de contas e mais prazeroso", justifica.

Veja o vídeo

Comentários

Mais lidas da semana