Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Palestra com o jornalista e publicitário Marcelo Siqueira


Marcelo Siqueira na palestra com alunos de Comunicação Social
da UCDB
Foto: Ben Oliveira

Nesta terça-feira (3), às 9h30, aconteceu na Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), uma palestra com o jornalista e publicitário Marcelo Siqueira. Convidado pelo coordenador de curso de jornalismo da UCDB Oswaldo Ribeiro, Siqueira falou com os alunos de comunicação social sobre o tema: "Jornalismo, entretenimento e publicidade: Por que não de mãos dadas?".

Formado em Publicidade e Propaganda pela UCDB, o jornalista contou sobre sua participação no primeiro jornal feito pelos alunos da UCDB, conhecido como "Língua Preta", sobre a inauguração da TV UCDB e sobre a 1ª homepage do curso criada. Marcelo Siqueira trabalha na RBS TV de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), no Jornal do Almoço, um dos programas com maior share televisivo do Brasil. Com a internet, o programa vem perdendo audiência, e com idéias criativas, como as que você confere a seguir, pode-se reconquistar os telespectadores.

Marcelo Siqueira diz que temos o poder de criar e fazer as pessoas ter necessidades, uma das habilidades dos comunicadores. Para reforçar a importância de uma ação integrada entre jornalismo, entretenimento e publicidade, Siqueira citou alguns projetos que deram certo.

Quando deu a idéia do concurso "Esse terminal é uma passarela", em que o objetivo era escolher a 'Musa do Terminal' de Florianópolis (SC), o jornalista conta que na época não foi levado a sério e que muitos diziam que os telespectadores não aprovariam a proposta. Após o projeto ser confirmado, o sucesso foi tanto que durante duas semanas 700 garotas se inscreveram para participar e a ganhadora do concurso recebeu várias propostas, inclusive a de posar para a Playboy. "Foi uma idéia maluca que deu certo", conta. Além de falar sobre o concurso e suas participantes, por meio do jornalismo, o jornalista mostrou os problemas que a população enfrentavam nos terminais de ônibus.

"Temos que parar com essa mania de ser pequeno", argumenta. Siqueira conta que foi para Florianópolis (SC) por causa de sua ex-banda, porém as coisas não aconteceram do jeito que esperava. Após o fim da banda, ele entregou currículos na área de jornalismo e quando recebeu uma proposta que não o agradava este recusou. "Às vezes um não que você dá, pode abrir pontas", lembra. Depois de algum tempo, o jornalista conseguiu uma vaga na RBS TV de SC, onde trabalha até hoje. Marcelo Siquiera explica que é necessário acreditar no próprio potencial, e que é bom trabalhar em uma empresa onde reconhecem o seu talento e a população reconhece o seu trabalho. "Não adianta você ter idéias boas, se você não tem um chefe bom, de cabeça aberta e que vá entender usas idéias", justifica.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana