Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Algum Dia — David Levithan

Pode o corpo alterar nossa percepção sobre a vida e o amor? E o que acontece quando todo dia mudamos de corpo e ainda assim tentamos manter um relacionamento? Em Algum Dia, do David Levithan, o leitor é levado a conhecer o desfecho da trilogia que encantou pessoas do mundo todo. No Brasil, a obra foi publicada pela Editora Galera Record, em 2020.

Compre o livro Algum Dia (David Levithan): https://amzn.to/3ifWxuE
Algum Dia foi um dos livros mais esperados por muitos leitores, entre eles: eu. Fui com muita expectativa na leitura. Não é que não tenha gostado do romance, mas senti falta de mais envolvimento entre os dois personagens principais. David Levithan nos deixa instigado por mais momentos entre Rhiannon e A, mas a narrativa acaba dando mais destaque para a condição do personagem sem corpo fixo.
"Agora eu sei: o amor não é tão simples. O amor nunca é sobre você dizer a si mesmo que deve fazer alguma coisa e então fazer. Nunca é sobre alguém te dizer que você deve fazer e por isso…

Jornalismo na web - Terminologias e desenvolvimento


No texto "Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web" de Luciana Mielniczuk são descritos alguns conceitos sobre webjornalismo e definições para termos como jornalismo eletrônico, jornalismo digital, ciberjornalismo, jornalismo online e webjornalismo.

Além de comentar sobre os diferentes termos de jornalismo digital, a autora comenta as fases do desenvolvimento do jornalismo na web e os diferentes espaços de disponibilização das notícias nos webjornais.

O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e observação empírica de produtos jornalísticos desenvolvidos para a web.

A autora argumenta que apesar da Internet ter sido utilizada há quase uma década no jornalismo, ainda não há um consenso sobre os termos de jornalismo para internet, variando, geralmente, de acordo com a nacionalidade dos autores.

Mielniczuk conta, por exemplo, que o autor Bastos diferencia os termos jornalismo eletrônico, jornalismo online e jornalismo digital. Sendo o primeiro termo englobador dos outros, onde o jornalismo online está relacionado à apuração de conteúdo e o jornalismo digital à disponibilização dos produtos.

Além dos termos descritos acima, a autora fala a respeito do jornalismo multimídia, cujo resultado são os dados digitalizados de diferentes natureza: texto, som e imagem.

No trabalho é possível encontrar um quadro resumo com as definições das nomenclaturas, além de mostrar a relação entre as terminologias; o desenvolvimento do jornalismo para internet, desde a fase inicial onde os conteúdos eram transposições de conteúdos até a utilização de hiperlinks e a produção de conteúdos noticiosos originais, entre outras informações relevantes.

Confira o artigo na íntegra.

Comentários

Mais lidas da semana