Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Jornalismo na web - Terminologias e desenvolvimento


No texto "Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web" de Luciana Mielniczuk são descritos alguns conceitos sobre webjornalismo e definições para termos como jornalismo eletrônico, jornalismo digital, ciberjornalismo, jornalismo online e webjornalismo.

Além de comentar sobre os diferentes termos de jornalismo digital, a autora comenta as fases do desenvolvimento do jornalismo na web e os diferentes espaços de disponibilização das notícias nos webjornais.

O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e observação empírica de produtos jornalísticos desenvolvidos para a web.

A autora argumenta que apesar da Internet ter sido utilizada há quase uma década no jornalismo, ainda não há um consenso sobre os termos de jornalismo para internet, variando, geralmente, de acordo com a nacionalidade dos autores.

Mielniczuk conta, por exemplo, que o autor Bastos diferencia os termos jornalismo eletrônico, jornalismo online e jornalismo digital. Sendo o primeiro termo englobador dos outros, onde o jornalismo online está relacionado à apuração de conteúdo e o jornalismo digital à disponibilização dos produtos.

Além dos termos descritos acima, a autora fala a respeito do jornalismo multimídia, cujo resultado são os dados digitalizados de diferentes natureza: texto, som e imagem.

No trabalho é possível encontrar um quadro resumo com as definições das nomenclaturas, além de mostrar a relação entre as terminologias; o desenvolvimento do jornalismo para internet, desde a fase inicial onde os conteúdos eram transposições de conteúdos até a utilização de hiperlinks e a produção de conteúdos noticiosos originais, entre outras informações relevantes.

Confira o artigo na íntegra.

Comentários

Mais lidas da semana