Pular para o conteúdo principal

Destaques

Causa Autista, História e Divergências Políticas no mundo inteiro

Para quem acha que o que acontece no Brasil é inédito, basta conhecer a história do autismo. As divergências políticas são parte da história do autismo. Cada conquista aconteceu por causa das lutas dos movimentos sociais organizados.


Leia: A História do Autismo: 10 Motivos para ler o livro Outra Sintonia

O Brasil não inventou o fogo. As pessoas poderiam fazer escolhas melhores se estudassem mais. Serve para quem quer falar de política, mas não conhece as questões biológicas também.

Sobre o mundo das organizações brasileiras, já falei algumas vezes: nenhuma me contempla. Nenhum dos lados acerta sempre nem vai acertar, pois cada lado tem seu viés e puxa mais para o que acredita.

O que é melhor para um autista, pode não ser para o outro, seja por questões sociais ou neurobiológicas: o assunto SEMPRE será complexo, pois o autismo é complexo, não é simples como as pessoas fazem parecer.

Quem paga o preço? Quem é invisibilizado. Quem já tem diagnóstico, dificilmente se importa com os que não…

Jornalismo na web - Terminologias e desenvolvimento


No texto "Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web" de Luciana Mielniczuk são descritos alguns conceitos sobre webjornalismo e definições para termos como jornalismo eletrônico, jornalismo digital, ciberjornalismo, jornalismo online e webjornalismo.

Além de comentar sobre os diferentes termos de jornalismo digital, a autora comenta as fases do desenvolvimento do jornalismo na web e os diferentes espaços de disponibilização das notícias nos webjornais.

O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e observação empírica de produtos jornalísticos desenvolvidos para a web.

A autora argumenta que apesar da Internet ter sido utilizada há quase uma década no jornalismo, ainda não há um consenso sobre os termos de jornalismo para internet, variando, geralmente, de acordo com a nacionalidade dos autores.

Mielniczuk conta, por exemplo, que o autor Bastos diferencia os termos jornalismo eletrônico, jornalismo online e jornalismo digital. Sendo o primeiro termo englobador dos outros, onde o jornalismo online está relacionado à apuração de conteúdo e o jornalismo digital à disponibilização dos produtos.

Além dos termos descritos acima, a autora fala a respeito do jornalismo multimídia, cujo resultado são os dados digitalizados de diferentes natureza: texto, som e imagem.

No trabalho é possível encontrar um quadro resumo com as definições das nomenclaturas, além de mostrar a relação entre as terminologias; o desenvolvimento do jornalismo para internet, desde a fase inicial onde os conteúdos eram transposições de conteúdos até a utilização de hiperlinks e a produção de conteúdos noticiosos originais, entre outras informações relevantes.

Confira o artigo na íntegra.

Comentários

Mais lidas da semana