Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Jornalismo na web - Terminologias e desenvolvimento


No texto "Sistematizando alguns conhecimentos sobre jornalismo na web" de Luciana Mielniczuk são descritos alguns conceitos sobre webjornalismo e definições para termos como jornalismo eletrônico, jornalismo digital, ciberjornalismo, jornalismo online e webjornalismo.

Além de comentar sobre os diferentes termos de jornalismo digital, a autora comenta as fases do desenvolvimento do jornalismo na web e os diferentes espaços de disponibilização das notícias nos webjornais.

O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica e observação empírica de produtos jornalísticos desenvolvidos para a web.

A autora argumenta que apesar da Internet ter sido utilizada há quase uma década no jornalismo, ainda não há um consenso sobre os termos de jornalismo para internet, variando, geralmente, de acordo com a nacionalidade dos autores.

Mielniczuk conta, por exemplo, que o autor Bastos diferencia os termos jornalismo eletrônico, jornalismo online e jornalismo digital. Sendo o primeiro termo englobador dos outros, onde o jornalismo online está relacionado à apuração de conteúdo e o jornalismo digital à disponibilização dos produtos.

Além dos termos descritos acima, a autora fala a respeito do jornalismo multimídia, cujo resultado são os dados digitalizados de diferentes natureza: texto, som e imagem.

No trabalho é possível encontrar um quadro resumo com as definições das nomenclaturas, além de mostrar a relação entre as terminologias; o desenvolvimento do jornalismo para internet, desde a fase inicial onde os conteúdos eram transposições de conteúdos até a utilização de hiperlinks e a produção de conteúdos noticiosos originais, entre outras informações relevantes.

Confira o artigo na íntegra.

Comentários

Mais lidas da semana