Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Esporte e Comunicação é tema de palestra do Intercom Centro-Oeste 2012


*Texto: Ben Oliveira


No dia 07 de junho de 2012 aconteceu em Campo Grande (MS) a abertura do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2012). O evento cuja temática é "Esportes na Idade Mídia - Diversão, informação e educação" está sendo realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e contou com a palestra sobre Esporte e Comunicação, ministrada por José Carlos Marques da Unesp e Renato Peters da Rede Globo.

A solenidade de abertura do Intercom Centro-Oeste 2012 contou com a apresentação cultural do Grupo de dança Sarandi Pantaneiro e a presença de autoridades, que comentaram a importância do evento, como a oportunidade de troca de conhecimentos e exposição dos produtos na área de comunicação.

Pró-reitor de Ensino e Graduação da UFMS, Henrique Mongelli comentou que a comunicação é fundamental nos dias de hoje e a necessidade de discussão por conta da quantidade de informação disponibilizada na "Idade da Mídia".

Docente da Unesp de Bauru (SP), José Carlos Marques relembrou que esteve em Campo Grande em 2001, quando foi realizado o Intercom Centro-Oeste na antiga Uniderp. O palestrante comentou que esporte foi tema de suas pesquisas e acredita ser importante discutir sua relação com a comunicação, pois o Brasil sediará os dois principais eventos esportivos do mundo: Copa do Mundo e Olimpíadas.

Marques comentou que o esporte é uma das maiores fontes de anunciantes para o mercado na comunicação. Ainda segundo o professor, o esporte é discriminado na academia e no jornalismo, por estar ligado ao entretenimento e à alienação. No site do congresso, por exemplo, foi realizada uma enquete, na qual 40% dos participantes desaprovaram o tema esporte para o evento."No mercado, o esporte sempre teve uma editoria menor. O foca (jornalista recém-formado) era mandado para as editoriais de esporte e polícia", conta José Carlos Marques.

Apesar da discrimação do esporte na academia, Marques cita alguns autores que trabalharam a temática, como Umberto Eco, Roger Caillois, Pierre Bourdieu e Roland Barthes.

Jornalista da Rede Globo e repórter de esporte desde 2008, Renato Peters comentou sobre a Copa de 1974, evento que contou com o patrocínio da Adidas e aconteceu a transformação do esporte em negócio.

Peters também falou sobre uma tendência do repórter de esporte se especializar e o crescimento do nicho, principalmente com os eventos esportivos que vão ser realizados no Brasil. "O que me levou ao esporte foi a leveza do texto, mas nunca devemos esquecer que somos jornalistas", lembra Renato Peters.

Comentários

Mais lidas da semana