Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Acadêmicos de Comunicação visitam a Revista Ímpar


*Texto: Ben Oliveira

Na última quarta-feira, 1º de agosto de 2012,  às 14h, os acadêmicos de jornalismo e publicidade da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de Campo Grande (MS) participaram da Oficina de Observação na Revista Ímpar. Na sede da empresa os estudantes conheceram diferentes profissionais da área de comunicação, aprenderam mais sobre suas funções e puderam tirar dúvidas relacionadas à publicação.

Um grupo de cinco acadêmicos participaram da visita a revista. Acadêmica do segundo semestre de Publicidade, Mariane Narciso aproveitou a oportunidade para tirar as dúvidas sobre atendimento e criação. A estudante gostou de ter conhecido outros profissionais, pois por conta do evento chamar "72 Horas de Jornalismo" achou que a princípio só teriam jornalistas. "Gostei do ambiente. Se fosse escolher um lugar para trabalhar seria assim", conta.

Acadêmica de publicidade nova em Campo Grande (MS) aproveita a visita para conhecer
a revista e tirar suas dúvidas sobre atendimento. Foto: Hygor Benevides.

Integrante da equipe da Revista Ímpar há quatro anos atuando na área de Atendimento, Raquel Tuller contou aos acadêmicos sobre a importância da sua função para conquistar anunciantes. "O atendimento é construir o relacionamento com o cliente. É mostrar e provar para o cliente que você sabe o que é melhor para ele", explica Raquel. Aos interessados em seguir esta área, a publicitária e professora universitária recomenda que o profissional deve ser desprendido e gostar de pessoas.

Raquel Tuller falou sobre a importância da relação do atendimento
com o cliente. Foto: Hygor Benevides.

Chefe de Redação da Revista Ímpar, a jornalista Evelise Couto explicou que o diferencial da publicação está em sua abordagem regional. "Deste jeito nós consolidamos a cultura do Mato Grosso do Sul. Quem é de fora fica a par do que acontece por aqui", comenta. Ainda de acordo com a jornalista, outra característica da revista é a atemporalidade. "Você vai pegar uma Ímpar e nunca ter a impressão de que ela está velha", afirma Evelise Couto.

Segundo a jornalista, existe sim fórmula para escrever, mas os textos da revista são pensados e escritos de acordo com o que as pessoas gostam de ler e trazem referências que mexem com o emocional dos leitores. "O jornalista tem que ter jogo de cintura e saber o que vai agradar ao leitor", ensina.

Evelise Couto utiliza diferentes edições da revista para explicar
as características da Ímpar. Foto: Hygor Benevides.

Todo ano a revista Ímpar escolhe um tema diferente. Segundo Evelise Couto, no ano passado o tema selecionado foi o "Sucesso" e o deste ano são as "Cores", processo que acontece por meio de muita pesquisa. A jornalista ressaltou a importância do trabalho em equipe e comenta que um profissional depende do outro. "O nosso objetivo final é o leitor e saber que nós fizemos um bom trabalho", acredita.

Um dos pontos que mais chamam a atenção na revista é o design. Diretor Criativo, Helder Domingues explica que o design da Ímpar é clássico, minimalista e clean. "O elemento branco é bastante trabalhado. Sempre utilizamos fontes clássicas. O layout é leve, agradável e fácil de ler. E a revista é atemporal para ter duração maior de conteúdo", argumenta.

Com um público-alvo de Mulheres da Classe A e B, Helder explicou que a revista tem tiragem de oito mil exemplares. Apesar de ser vendida em dois pontos de Campo Grande, este não é o foco da publicação que é distribuída por um catálogo de endereços para diversas clínicas, lojas e outros estabelecimentos. Além da distribuição, o Diretor Criativo falou sobre o crescimento cada vez maior do número de visualizações da revista online. Entre as vantagens da versão digital apontadas por Helder Domingues estão a possibilidade dos clientes verem a publicação antecipada, já que a versão online sai antes da revista ficar pronta na gráfica e dos leitores poderem conferir outras edições.

Acadêmicos da UCDB e funcionários da Revista Ímpar.

Comentários

Mais lidas da semana