Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dia do Orgulho Autista: Amor próprio e autoaceitação das diferenças

Hoje, 18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Muitos colegas no Brasil e em vários países estão lutando por uma sociedade menos preconceituosa.


Orgulho duplo para alguns
Existem muitas pessoas no espectro autista que são LGBTQ. Comemoramos de forma dupla em junho. O símbolo da Neurodiversidade também é colorido. 🌈

No dia 18 de Junho, é comemorado o Dia do Orgulho Autista (Autistic Pride Day). A data foi criada pelo grupo Aspies for Freedom, celebrada pela primeira vez em 2005. De lá pra cá, muitas coisas mudaram: temos muito mais informações sobre autismo do que tínhamos, porém, o preconceito ainda é um problema.

14 anos após a primeira edição do Dia do Orgulho Autista: alguns problemas permanecem e provavelmente sempre permanecerão. Muitas pessoas não entendem a importância da data para autistas, pois presumem que temos vergonha de quem somos e se esquecem de que somos todos diferentes (Neurodiversidade).

A data é importante, pois as taxas de suicídio entre autistas é altíssima, muita…

Momento Inesquecível - Casamento Gay é tema de nova revista brasileira


Já imaginou uma revista cujo tema central fosse a união homoafetiva no Brasil? A Momento Inesquecível foi lançada este ano no mês de junho, está em sua primeira edição e será uma publicação anual sobre esta temática. Lançada pela editora 3R Studio, a capa da revista  traz uma fotografia do casal Carlos Tufvesson e André Piva tirada em uma cerimônia realizada no Museu de Arte Moderna do Rio.

Aos interessados em casamento, não faltam páginas de anúncios com opções de empresas para a realização de festas para comemoração das uniões, como locação de materias para eventos, DJs, decoração, iluminação, hotel, gastronomia, fotografia de casamento e outros serviços e profissionais especializados no público LGBT e união homoafetiva.

O editorial da revista foi escrito por Bruno Chateaubriand que explicou sobre a decisão de criar a Momento Inesquecível: "... esta revista nasceu deste vislumbre de uma sociedade moderna, que em pleno século XXI ainda se delineia. Partiu de um sonho onde todos entendem que o amor é amor, independente de sua forma. Belas celebrações de carinho foram eternizadas pelas mãos de grandes e sensíveis profissionais". Outro propósito da revista, segundo Bruno Chateaubriand, uma publicação ousada e tradicional, é o de incentivar as comemorações das uniões e acompanhar as histórias das pessoas que contribuem e mostram "que não existe no mundo nada mais forte do que a palavra amor".

Um dos destaques da revista é um texto escrito pelo advogado Ricardo Bratjerman com o passo-a-passo sobre a união estável, na qual o parceiro tem direito de herença, Previdência Social, planos de saúde, pensão alimentícia, divisão de bens em caso de separação e autorização de cirurgia de risco e como convertar a União Estável em casamento.

Talvez mais interessante do que saber detalhes dos preparativos para os casamentos, como quem foi responsável pela decoração, quem foi o cerimonialista, quais marcas os noivos e noivas estavam vestindo ou onde foi realizada a cerimônia, é conhecer as histórias dos casais, como eles se conheceram e acompanhar como as uniões homoafetivas podem dar tão certas e durarem tanto quanto relacionamentos entre heterossexuais.

Sugestões de leitura, reportagens, moda, colunas, registros fotográficos de casamentos, ensaio fotográfico e entrevistas com diferentes casais e profissionais fazem parte do recheio da publicação inédita no Brasil. "Momento Inesquecível" − o nome da revista não poderia definir melhor o seu conteúdo.

Leia também: Imprensa Gay no Brasil

Comentários

Mais lidas da semana