Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desencontrar

O começo e o fim das coisas nunca são iguais. Ainda me lembro de quando costumava te contar tudo, sem segredos, sem esconder nenhum detalhe e achar que duraria mais tempo. Pois não é no início em que conhecemos as pessoas de verdade, pelo menos é o que costumam dizer. Mas, sim, nos momentos finais Levando em conta como foi tão fácil para você encerrar um ciclo, enquanto eu ainda lidava com a esperança de que as coisas iam mudar. A verdade é que não havia outro caminho para seguirmos. Não poderia ignorar sua bandeira vermelha que você sacudia com tanto orgulho e te trazia prazer.  O que tinha começado como uma nostalgia agridoce, agora se mostrara como algo que não resistiria ao tempo. A verdade é que desde que o cético e o romântico tinham se encontrado, já estávamos destinados a desencontrar. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O ...

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas


Escrito por Biceli Dutra Rodrigues, Gabriela Guimarães Peçanha, Ricardo Valeriano Pinheiro dos Reis e Adriana Sartório Ricco, o artigo "Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: Concorrentes ou Complementares" aborda a rixa entre os profissionais de assessoria de imprensa e relações públicas, já que ambos realizam atividades parecidas dentro de uma empresa. Através da entrevista de profissionais, os autores do trabalho concluíram que as duas áreas são importantes para a comunicação institucional e complementares.

Segundo o artigo, não existem limites claros entre a atuação dos profissionais e para trabalhar na área de assessoria de imprensa o profissional pode ser tanto relações públicas quanto jornalista. De acordo com os autores, o profissional de relações públicas é responsável pela comunicação organizacional que tem como meta manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, conciliar interesses e estabelecer a integração de diálogo entre várias empresas e opinião pública. Já na assessoria de imprensa, a meta é estabelecer relações confiáveis entre o assessorado e os meios de comunicação, com a função de se tornar uma fonte respeitada e atingir um equilíbrio da opinião pública.

Os autores questionam se a função é de assessoria de imprensa ou relações públicas é a mesma, pois não se sabe exatamente sobre seus trabalhos e os mesmos acabam sendo mal vistos por outros profissionais de comunicação, como os jornalistas.

Apesar de ter surgido em 1906 nos EUA, a comunicação empresarial vieram para o Brasil somente nos anos 50. Inicialmente, foram atraídos pelos progressos do país, porém enfrentaram preconceitos  e discriminação, somente a partir de 1978 que as assessorias de imprensa ganharam  credibilidade. Com o corte de profissionais de redação, muitos profissionais migraram para a área de assessoria de impresa por conta das vantagens, como tranquilidade, menor estresse e correria, além do horário fixo de trabalho.

De acordo com os autores, em alguns países a função não é reconhecida para jornalistas, somente para relações públicas. Além de manter uma boa imagem com a opinião pública e distribuir informações para a mídia, os assessores de imprensa também são responsáveis por treinar as fontes da empresa para lidar com a imprensa.

Entrevistas com profissionais feitas pelos autores apontam que a comunicação ajuda a empresa a permanecer no mercado e evoluir, fortalece a credibilidade, promove maior integração, relacionamento com segmento do público e meios de comunicação. Os entrevistados também acreditam que uma atividade não exclui a outra, pois as duas trabalham pela imagem da empresa.

Ainda segundo alguns profissionais entrevistados, enquanto o Relações Públicas está mais relacionado à coordenação de eventos e projetos, o jornalista precisa escrever bem e ter um bom relacionamento com a imprensa. O ideal de comunicação, segundo um dos entrevistados, seria o trabalho em conjunto de publicitários, relações públicas e jornalistas.

Confira o artigo na íntegra: http://www.fag.edu.br/professores/anderson/Assessoria%202009/artigo%20assessoria%20imprensa%20e%20relacoes%20publicas%20-%206.pdf

Mais lidas da semana