Pular para o conteúdo principal

Destaques

Bobeira

Bobeira era perder o sono por coisas tão unilaterais. Bobeira Em um universo de inutilidades, talvez tenha se agarrado ao que mais o faria sofrer. As coisas já não estavam em sintonia há um ano, mas havia uma parte que queria manter viva. De repente, não estarem juntos parecia o melhor. De repente, poderia parar de lutar contra e simplesmente aceitar as coisas como elas são. Ria da própria ingenuidade. Se surpreendera com a própria fragilidade. No final das contas, não só o outro, mas ele também havia cruzados limites. Descansava na esperança do coração ir se reconstruindo dia após dia. Entregara os pontos e sacudira a bandeira branca. Tudo o que precisava do outro era paz. Uma paz que nem sempre era evidente, como se fossem uma espécie de nêmesis um do outro. *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Amazon e dos livros de fantasia jovem Os Bruxos de São Cipriano:  O Círculo (Vol.1)  e  O Livro (...

Assessoria de Imprensa e Relações Públicas


Escrito por Biceli Dutra Rodrigues, Gabriela Guimarães Peçanha, Ricardo Valeriano Pinheiro dos Reis e Adriana Sartório Ricco, o artigo "Assessoria de Imprensa e Relações Públicas: Concorrentes ou Complementares" aborda a rixa entre os profissionais de assessoria de imprensa e relações públicas, já que ambos realizam atividades parecidas dentro de uma empresa. Através da entrevista de profissionais, os autores do trabalho concluíram que as duas áreas são importantes para a comunicação institucional e complementares.

Segundo o artigo, não existem limites claros entre a atuação dos profissionais e para trabalhar na área de assessoria de imprensa o profissional pode ser tanto relações públicas quanto jornalista. De acordo com os autores, o profissional de relações públicas é responsável pela comunicação organizacional que tem como meta manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, conciliar interesses e estabelecer a integração de diálogo entre várias empresas e opinião pública. Já na assessoria de imprensa, a meta é estabelecer relações confiáveis entre o assessorado e os meios de comunicação, com a função de se tornar uma fonte respeitada e atingir um equilíbrio da opinião pública.

Os autores questionam se a função é de assessoria de imprensa ou relações públicas é a mesma, pois não se sabe exatamente sobre seus trabalhos e os mesmos acabam sendo mal vistos por outros profissionais de comunicação, como os jornalistas.

Apesar de ter surgido em 1906 nos EUA, a comunicação empresarial vieram para o Brasil somente nos anos 50. Inicialmente, foram atraídos pelos progressos do país, porém enfrentaram preconceitos  e discriminação, somente a partir de 1978 que as assessorias de imprensa ganharam  credibilidade. Com o corte de profissionais de redação, muitos profissionais migraram para a área de assessoria de impresa por conta das vantagens, como tranquilidade, menor estresse e correria, além do horário fixo de trabalho.

De acordo com os autores, em alguns países a função não é reconhecida para jornalistas, somente para relações públicas. Além de manter uma boa imagem com a opinião pública e distribuir informações para a mídia, os assessores de imprensa também são responsáveis por treinar as fontes da empresa para lidar com a imprensa.

Entrevistas com profissionais feitas pelos autores apontam que a comunicação ajuda a empresa a permanecer no mercado e evoluir, fortalece a credibilidade, promove maior integração, relacionamento com segmento do público e meios de comunicação. Os entrevistados também acreditam que uma atividade não exclui a outra, pois as duas trabalham pela imagem da empresa.

Ainda segundo alguns profissionais entrevistados, enquanto o Relações Públicas está mais relacionado à coordenação de eventos e projetos, o jornalista precisa escrever bem e ter um bom relacionamento com a imprensa. O ideal de comunicação, segundo um dos entrevistados, seria o trabalho em conjunto de publicitários, relações públicas e jornalistas.

Confira o artigo na íntegra: http://www.fag.edu.br/professores/anderson/Assessoria%202009/artigo%20assessoria%20imprensa%20e%20relacoes%20publicas%20-%206.pdf

Mais lidas da semana