Pular para o conteúdo principal

Destaques

Intenções e contradições

Era ao ouvir o próprio pensamento sendo dito em voz alta, que muitas vezes percebia suas intenções e contradições. Poucos espaços eram tão seguros para isso, como a terapia. E uma vez que percebíamos algo, não podíamos fingir que não sabíamos. Ao parar de fumar cigarro, pensamentos que antes estavam sob controle, agora estavam soltos. A nostalgia aumentava em alguns dias e sabia que precisava ignorar as próprias emoções, pois elas o levariam para um caminho de ilusões. Os dias passavam e continuava se lamentando não ter parado de fumar cigarro antes, como se a cada ano que tivesse fumado, fosse tornando mais difícil ainda a experiência de parar completamente. E, às vezes, era assim também com as pessoas. Saber a hora de deixar ir parece tão difícil, mas tão necessário. Saber que não importa o quanto deseje, isto não se tornaria real. Saber que tentar trazer o passado para o presente, era uma receita para decepção. Ia, então, seguindo firme no propósito. Continuava dizendo não ao cigarr...

Jornalismo Esportivo é abordado em palestra na UCDB


*Texto: Ben Oliveira

Na manhã desta quinta-feira, 8 de novembro de 2012,o jornalista da TV Morena, Átilla Eugênio ministrou uma palestra sobre Jornalismo Esportivo em Campo Grande (MS), no auditório da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), durante o evento PropUP - Eleve suas ideias.

Jornalista Átilla Eugênio esclareceu dúvidas relacionadas
ao jornalismo esportivo. Foto: Hygor Benevides.
Átilla Eugênio explicou que para trabalhar com jornalismo esportivo é preciso gostar de esportes. "Eu só faço esporte com gosto porque eu gosto. Eu me identifico", declarou o jornalista.

Segundo o palestrante, o desenvolvimento tecnológico, os usuários conectados e a preocupação da mídia possibilitou a divulgação de notícias instantâneas e aumentou o contato com o público. "Conseguimos ganhar uma gama de imagens e transmitir", justifica. Para Átilla, o esporte aliado ao marketing e ao entretenimentou ganhou peso. "A transmissão que era um espetáculo, virou um megaepetáculo", acredita.

A partir dos anos 2000, Átilla Eugênio explicou que os jornalistas ganharam uma oportunidade de falar e explorar melhorar os assuntos. O jornalista comparou, por exemplo, Léo Batista (considerado o mais antigo apresentador em atividade na televisão brasileira) e Tadeu Schmidt representantes de diferentes épocas do jornalismo esportivo e com suas respectivas linguagens, sendo uma certinha, quadrada e comportada e a  outra divertida, natural e intimista.

"O esporte no dia-a-dia requer um pouco de atenção", argumenta Átilla Eugênio. O palestrante orientou que é possível se diferenciar através da pesquisa de estatísticas, lembrança de datas importantes e descoberta de histórias.

Além de responder as dúvidas dos acadêmicos de Comunicação Social e profissionais de jornalismo presentes no evento, Átilla Eugêneio recomendou aos universitários a aproveitarem a estrutura e equipamentos da instituição para criar produtos criativos.

O PropUP - Eleve suas ideias foi organizado pelo curso de Publicidade e Propaganda da UCDB e pela Agência Experimental Mais Comunicação.

Mais lidas da semana