Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Arte Naif - Obras de Lucio Larangeira


No dia 30 de agosto de 2012, eu tive a oportunidade de entrevistar três artistas de Mato Grosso do Sul, no Sarau dos Amigos, em Campo Grande (MS). Os três artistas plásticos estavam expondo suas obras de Arte Naif. Foi uma pauta que eu mesmo escolhi e tive que descobrir na hora com os próprios entrevistados mais sobre os seus trabalhos.

Ao entrevistar cada um deles, eles contaram que a Arte Naif é um estilo conhecido como arte ingênua, na qual as pinturas retratam cenas sentidas e vistas, sem toda aquela preocupação com as formas, sombras e perspectivas.

Um dos artistas entrevistados foi Lucio Larangeira, que há mais de 5 anos desenvolveu a arte e retrata os animais do Pantanal, instrumentos musicais, folclore e outros costumes regionais.

Confira imagem de duas obras criadas por Lucio Larangeira, cedidas com a autorização do artista plástico: 

Fórmula 1 dos Bichos. Imagem: Lucio Larangeira / Reprodução.

Sarau dos Bichos. Imagem: Lucio Larangeira / Reprodução.

Aos interessados nas obras, seguem as informações para contato:
E-mail: lucio.larangeira@hotmail.com - (67) 9101-7487

Sarau dos Amigos - Música, dança, artesanato, fotografia, artes plásticas, vídeo, poesias, literatura e gastronomia estão entre os atrativos do Sarau dos Amigos, evento que acontece há quatro anos em Campo Grande (MS), na região sul da cidade, próximo à nova rodoviária. A entrada para o evento é 1 kg de alimento.

Confira a reportagem: Arte Naif é destaque em sarau de Campo Grande 

Comentários

Mais lidas da semana