Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Arte Naif - Obras de Lucio Larangeira


No dia 30 de agosto de 2012, eu tive a oportunidade de entrevistar três artistas de Mato Grosso do Sul, no Sarau dos Amigos, em Campo Grande (MS). Os três artistas plásticos estavam expondo suas obras de Arte Naif. Foi uma pauta que eu mesmo escolhi e tive que descobrir na hora com os próprios entrevistados mais sobre os seus trabalhos.

Ao entrevistar cada um deles, eles contaram que a Arte Naif é um estilo conhecido como arte ingênua, na qual as pinturas retratam cenas sentidas e vistas, sem toda aquela preocupação com as formas, sombras e perspectivas.

Um dos artistas entrevistados foi Lucio Larangeira, que há mais de 5 anos desenvolveu a arte e retrata os animais do Pantanal, instrumentos musicais, folclore e outros costumes regionais.

Confira imagem de duas obras criadas por Lucio Larangeira, cedidas com a autorização do artista plástico: 

Fórmula 1 dos Bichos. Imagem: Lucio Larangeira / Reprodução.

Sarau dos Bichos. Imagem: Lucio Larangeira / Reprodução.

Aos interessados nas obras, seguem as informações para contato:
E-mail: lucio.larangeira@hotmail.com - (67) 9101-7487

Sarau dos Amigos - Música, dança, artesanato, fotografia, artes plásticas, vídeo, poesias, literatura e gastronomia estão entre os atrativos do Sarau dos Amigos, evento que acontece há quatro anos em Campo Grande (MS), na região sul da cidade, próximo à nova rodoviária. A entrada para o evento é 1 kg de alimento.

Confira a reportagem: Arte Naif é destaque em sarau de Campo Grande 

Comentários

Mais lidas da semana