Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha da animação Detona Ralph

Texto: Ben Oliveira

Imagine um filme de animação onde um vilão cansou de ser malvado e deseja buscar algum reconhecimento. Assim é a trama de Detona Ralph (Wreck-it Ralph), uma animação norte-americana da Disney, dirigida por Rich Moore, lançada no Brasil no dia 04 de janeiro de 2013 e disponível na versão 3D.

O protagonista da animação é o personagem de um jogo chamado Fix-It Felix, traduzido como Conserte Felix, no qual Ralph é o vilão responsável pela destruição das coisas, como janelas e um prédio, e Felix é o personagem controlado por quem está jogando e precisa consertar a estrutura e salvar os moradores.

Depois de ser chamado insistentemente por colegas vilões de outros jogos para participar de uma terapia em grupo, Ralph compartilha suas frustrações já que todo o crédito do jogo, admiração e benefícios vão sempre para o herói, Felix, enquanto o vilão mora em uma espécie de lixão, isolado dos outros personagens do jogo e sem nenhum conforto.

As dúvidas de Ralph sobre sua rejeição são confirmadas após uma festa de comemoração aos 30 anos do jogo, na qual estão presentes os personagens de Fix-It Felix e heróis de outros games convidados, despertando o interesse nele de conquistar uma medalha e a simpatia dos colegas.

Mensagens sobre a importância de ser positivo, ajudar os outros e nunca desistir fazem parte da animação, na qual o protagonista precisa lidar com a indiferença e ajudar a uma personagem insegura de outro jogo, considerada um bug (falha no programa), a superar os seus próprios limites. Da relação inicialmente conturbada nasce uma amizade entre os dois avatares.


Para quem gosta de videogames, Detona Ralph acaba sendo um pouco nostálgico ao mostrar personagens de diferentes jogos, mesmo que de forma rápida e atuando como meros figurantes, além de ter como foco uma loja de entretenimento e seus inesquecíveis fliperamas. Outro ponto interessante da animação é a convergência entre diferentes realidades, personagens, gráficos e personagens de jogos.

A sequência de Detona Ralph já está confirmada. A animação da Disney que foi recorde de bilheteria contará com a participação do personagem mais famoso da Nintendo em seu segundo filme, Mario.

Confira o trailer

Comentários

Mais lidas da semana