Pular para o conteúdo principal

Destaques

Desintoxicar

Desintoxicar de algumas pessoas pode ser tão difícil quanto abrir mão de um vício, mas há casos em que é necessário. E do mesmo modo em que há uma abstinência de substância, podemos sentir profundamente a falta de alguém, mesmo que a pessoa tenha nos feito mal. Saber como encerrar um ciclo não é fácil como as pessoas imaginam. De tanto falarem sobre o assunto, há tantas frases feitas, mas é um processo que pode ser mais longo do que imaginamos. Deixar de verdade para trás nem sempre é fácil. Temos apego às memórias, à nostalgia. No entanto, é somente quando nos permitimos que abrimos espaço para novas pessoas. Então, mesmo sabendo que o cigarro faz mal, muita gente continua fumando. O mesmo acontece com relacionamentos que não estão funcionando. Saber a hora de se afastar é tão importante quanto saber quando continuar. Os dias passam e logo viram semanas. Quando você menos espera, um mês se passou. Não foi tão difícil quanto esperava, mas estava cansado de encerrar ciclos. Torcia pela ...

Histórias Interrompidas


Texto: Ben Oliveira

Já começou, escreveu ou leu uma história e quando você finalmente conseguiu terminar aquela parte, ela foi bruscamente interrompida? É mais ou menos como um acidente de carro ou como a paixão, seja lá como você queira definir, acontece tão rápido que você nem tem tempo de processar o que está acontecendo.

O problema com tudo o que te encanta de primeira te remete a aquela maldita frase: "Easy come, easy go" – algo como, o que vem fácil, vai mais fácil ainda. E não importa quantas vezes você passe por uma situação assim, é sempre mais forte do que você, a ponto de você conseguir dizer não.

Ele acordou animado para escrever aquele texto. Era como se ele não botasse para fora o que estava sentindo, aquilo consumiria todas as suas energias. Quando a inspiração aparece, é melhor se render e deixar aquele estado frenético passar, do que tentar nadar contra a maré.

E depois de deixar o fogo consumir, você percebe que só restaram cinzas e queimaduras. Aquela história ficou incompleta e o máximo que você pode fazer é joga-la fora ou guardar na sua memória, mas publica-la não era opção.

Talvez nem todas histórias são destinadas a serem grandes romances, no sentido literal da palavra – gênero literário –, talvez algumas não tenham potencial para tal e sejam um daqueles entretenimentos consumidos em uma sentada, como uma crônica ou um conto, e o que as diferenciam é o quanto o leitor sentiu-se preso naquela teia de palavras.

Tal como um conto pode ser muito melhor do que um longo romance, maçante e com excesso de detalhes, existem romances de valores históricos, clássicos da literatura que foram imortalizados.

Contar uma história em poucas palavras pode ser fascinante. Um conto é como uma paixão, tudo acontece tão rápido, omitindo os detalhes pormenores e deixando com gosto de quero mais, mas só o romance torna possível você conhecer um personagem, se identificar e viver uma série de altos e baixos, mergulhar nas centenas de páginas e se contentar com os dramas entrelaçados.

Por mais gostoso que seja ler um conto e se apaixonar, é o romance e o amor que se aproximam da complexidade da vida e seus relacionamentos.

Mais lidas da semana