Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: The Wonderful Wizard of Oz – L. Frank Baum

Texto: Ben Oliveira

The Wonderful Wizard of Oz (O Mágico de Oz) é mais um desses livros de fantasia voltados para crianças, mas que podem ser apreciados por pessoas de qualquer idade. Li o livro em inglês e não tive dificuldades para entender as palavras, além de ter gostado bastante das mensagens implícitas na história.

Livro The Wonderful Wizard of Oz, L. Frank BaumPublicado em 1900, O Mágico de Oz, escrito por L. Frank Baum, também traz algumas ilustrações de W. W. Denslow e convida o leitor para acompanhar a jornada de uma garotinha em busca de uma maneira de voltar para a sua casa.

Após um furacão, Dorothy acorda em uma terra desconhecida. Sua casa caiu em cima de uma bruxa e a garota é vista como a responsável pela morta da Bruxa do Leste, sendo considerada uma feiticeira por alguns. Em troca de libertar as pessoas dos comandos da bruxa malvada, Dorothy fica com os sapatos prateados que a pertenciam. Neste trecho é possível perceber uma alusão às aparências.

Uma série de personagens percorre o caminho de Dorothy, fazendo o leitor refletir as diferentes situações vivenciadas pela protagonista. Por exemplo, quando a pequena Dorothy diz que precisa voltar para sua cidade, o espantalho pergunta  porque ela deseja fazer isso, já que Kansas é desértica e cinzenta. A menina responde: "Não importa o quão sombrio seja sua casa, nós, pessoas de carne e osso, preferimos viver lá a viver em qualquer outro país, por mais lindo que seja. Não há lugar como nosso lar".

Outro trecho do livro fala sobre a importância de se pensar. O Espantalho não tinha cérebro e um corvo o disse que se ele tivesse um poderia ser tão bom quanto qualquer homem. "Cérebros são as únicas coisas que valem a pena ter neste mundo, não se importa se é um corvo ou um homem".

Além do Espantalho, o Homem-de-Lata também se junta à jornada de Dorothy. Enquanto o Espantalho queria um cérebro, o Homem-de-Lata desejava um coração, e eles acreditavam que o Mágico de Oz poderia realizar seus pedidos. O homem todo feito de lata conta para a menina como perdeu o coração e como se transformou no que era. "Enquanto eu estava apaixonada eu era o homem mais feliz da terra; mas ninguém pode amar alguém sem um coração", lamenta o Homem-de-Lata.

O Espantalho e o Homem-de-Lata argumentam a razão de desejarem aqueles órgãos. Para o homem de lata, o cérebro não podia fazer ninguém feliz, já o coração, "a felicidade é a melhor coisa no mundo".

O Leão Covarde também se junta à jornada, o mesmo buscando coragem. Ao longo do livro, o leitor vivencia acontecimentos e aprende a importância da perseverança, conhecimento, amizade e autoconfiança.

Quando eles finalmente encontram o Mágico de Oz, descobrem que o homem não passa de um impostor. Todavia, o velho compartilha algumas palavras de sabedoria, como: "Experiência é a única coisa que traz conhecimento, e quanto mais você está na terra, mais experiência você ganha" e "Não há nenhuma criatura viva que não tenha medo quando encara o perigo. A verdadeira coragem está em encarar o perigo quando você está com medo".

O livro foi escrito há mais de 100 anos e continua encantador. Para quem gosta de fantasia, na história são mostradas diversas criaturas e ações que despertam a imaginação. Talvez mais interessante do que o enredo seja a maneira com que o escritor destila doses de otimismo e suas morais sobre a vida. Uma leitura gostosa e fluente, além de uma boa maneira de desenferrujar o inglês.

Comentários

Mais lidas da semana