Pular para o conteúdo principal

Destaques

Livros que encantam

No Dia Nacional do Livro havia encerrado uma leitura. Surpreendera-se com a leitura do livro Estúpido Cupido. Se pudesse dizer uma única coisa sobre o livro nacional seria: leia e descubra.   Há livros que nos encantam capítulo por capítulo. Há livros que terminam nos deixando com gosto de quero mais. Há livros que não prometem nada, mas entregam tudo. O dia era ótimo para refletir a importância do incentivo à leitura. Em uma época em que a atenção está cada vez mais disputada e muitos preferem pesquisar com auxílio da inteligência artificial, há quem tenha desistido de ler direto da fonte: dos livros. Espero que o amor pela leitura permaneça. Espero que os leitores continuem lendo por entretenimento, não só coisas sérias. Que a leitura se revele como muito mais do que ela é e os outros saibam valorizar. Eram em dias assim em que pensava na importância de escrever, na importância do que seus próprios livros causavam nos leitores. Eram em dias assim em que sorria por ser escrit...

Escrita Criativa: Importância dos parágrafos iniciais


Você sabe como prender o interesse do leitor desde o começo do seu texto? O ensaio "O escritor convida o leitor para uma dança: A arte de elaborar parágrafos iniciais numa narrativa ficcional", escrito por João de Mancelos, aborda a Escrita Criativa.

No ensaio, João de Mancelos fala sobre a importância das primeiras linhas, como uma estratégia para cativar o leitor, que segundo ele, pode ser chamada de hook ou anzol, pelos teóricos da escrita criativa.

Segundo João de Mancelos, a estratégia de escrever um texto que seja convidativo desde o início ajuda a fazer com que os leitores se interessem por adquirir tal livro, caso contrário, a obra pode voltar à prateleira.

No meio de tantos livros, principalmente com a facilidade para publicação de obras eletrônicas (eBooks), o autor que consegue prender o leitor, pode se diferenciar entre outros escritores. Para João de Mancelo, o pensamento que se tem é: "com tantos volumes disponíveis, para quê despender tempo com um que começa mal?".

Para o autor do ensaio, nos contos, romances e ensaios, os parágrafos iniciais devem captar a atenção, criar uma crise, despertar a curiosidade, gerar um cenário curioso, criar uma atmosfera, chocar ou surpreender e introduzir um elemento de mistério e intriga.

Leia o ensaio na íntegra: http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_2/artigos/palavra_criativa.html

Mais lidas da semana