Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Problemas dos tempos modernos - Julio Mesquita

A imagem que agora me vem à mente é a figura mítica de um cavalo alado, de asas angelicais, uma aparição única de forte impacto aos olhos das pessoas supostamente normais. Existe algo mais poético? Mas, é claro que, um animal com esta anatomia, aparecendo aqui logo irão capturá-lo e levá-lo para um circo qualquer.

O antropólogo e professor Darcy Ribeiro, numa entrevista descontraída, disse: “A educação é o primeiro alimento do homem” Enquanto estou escrevendo, o mundo lá fora está rumo ao conhecimento de novos elementos. Pois bem. Acho que a figura da homossexualidade tornou-se esse cavalo alado, o unicórnio da (Caverna dos Dragões), que muito assisti quando ainda era bem inocente. Penso que muitos vêem como algo mítico, coisa do outro mundo, se bem que na época das grandes guerras antes mesmo do cristianismo, o homem já se enamorava por outro homem naturalmente como já é do conhecimento de todos.

“Portanto, é bom deixar bem claro aqui, que no mundo em que vivemos hoje cheio de informações e direitos adquiridos, que existem leis e medidas jurídicas de retorno sócio-educativo para punir tais delitos homofóbicos. Homofobia não é um equívoco, homofobia é crime de lesa aos direitos sociais! Produz violência, discriminação, dor, perda e exclusão de uma camada que vive em grupo. Minimizá-lo significa descriminalizá-lo perante a sociedade tornando-o algo de menos importância e torná-lo mero delito de pequeno potencial ofensivo resultará, consequentemente, na redução da culpa, na pena do réu e na aplicabilidade do mesmo em todas as esferas judiciais.”

Portanto, digo-lhes que chamo desse modo toda representação capaz de nos fazer entrever correlação e interdependência entre essas esferas vitais que tendemos a separar: a lei, conhecimento e razão, saber e arte, matéria e espírito, sentimento e emoção, antiguidade e modernidade.... Em vez de compartimentar, é preciso ligar, articular, unir e dar conotação humana ao que todos chamam de homossexualidade.

Essencialmente, a significação dessas proposições que são apenas uma repetição de tudo o que se desejou, praticou e não se legalizou. Devo, em atenção ao pai da filosofia, colocar em parênteses minhas convicções; convicções estas que tenho certeza de que todos meus leitores também compartilham.

A filosofia tem muito a ensinar sobre tudo isso. O poderoso Platão dizia: (somos sensações, somos mutáveis e imprevisíveis). Quer dizer que não é de se espantar ao mudarmos o rumo. Caminhar é preciso, diz o ditado. Tendo em mente essas características do platonismo, corre se o risco de privilegiarmos tudo o que se transmuta. Si é assim, assunto encerrado.


*Julio Mesquita é publicitário e escritor. www.juliomesquitaescritor.com / E-mail:mesquita.julio@uol.com.br

Comentários

Mais lidas da semana