Pular para o conteúdo principal

Destaques

Últimos meses

Escrevia para se dar conta do quanto havia mudado nos últimos meses. O cigarro, que antes julgava impossível de abrir mão, agora havia ficado no passado. Relacionamentos que pareciam durar, agora não estavam no presente. Novos relacionamentos ganhavam espaço e vida dia após dia. Fizera as pazes com o passado quando aceitara que já tinha cumprido seu papel. Entre abrir mão e aceitar que estava tudo bem não fazer parte da vida do outro, a vida acontecia. A frustração de achar que as coisas seriam diferentes. A repetição de padrões problemáticos. A pergunta: por que aceitar o inaceitável? A mudança que era sustentada dia após dia, até parecer que o passado já não incomodaria. Era ao aceitar que não tinha controle sobre tudo. Era ao entender que aceitar ajuda dos outros e não precisava carregar tudo sozinho. Era ao se dar conta de que o que algum dia fizera sentido, agora poderia não fazer. Dia após dia, seguindo em frente, mesmo quando parecia que nada estava acontecendo. Se dera conta de...

Votos Casamento Gay Coletivo de Campo Grande (MS) - Ben Oliveira

*Votos escritos por mim, Ben Oliveira, e lidos na manhã de hoje, 07 de julho de 2013, a pedido de Leonardo Bastos, para o casamento gay coletivo, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, em Campo Grande (MS). Durante o evento, 22 mulheres trocaram alianças e oficializaram suas uniões.


Bolo de Casamento Gay.
Foto: Reprodução (http://www.gaycakes.com.au)

***

Vinícius de Moraes certa vez escreveu: “Ama, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. Todos reunidos aqui, mesmo aqueles nunca haviam ouvido a frase, estão aqui por que acreditam nisso. O casamento é uma oportunidade de amar o outro, conhecê-lo profundamente, aceitá-lo com todas as qualidades e defeitos, estar sempre por perto para apoiar, cuidar, se entregar. 

O casamento não é só um simples papel. É poder construir a vida ao lado de quem amamos, sabendo que nossos parceiros terão a oportunidade de desfrutarem de tudo o que é nosso; Fortalecer os laços; Reconhecer nossos direitos e não ter vergonha de buscar a felicidade. 

Como nos faz bem ouvir as risadas de quem amamos. Ver aquele sorriso se abrindo e nos fazendo esquecer de todos os problemas, aliviando o peso nas nossas costas. Um simples toque, um abraço, um beijo, pode tocar nossa pele, coração e alma. Cada uma das mulheres aqui reunidas teve a sua própria história de amor e agora tem a chance de continuar vivendo este sonho de oficializar diante de todos, o mais lindo, forte e mágico dos sentimentos, o amor. 

O amor não escolhe gênero, classe ou cor. Não é possível medir sentimentos, mas cada passo dado ao lado de quem amamos e a promessa de passarmos a vida juntos, prova que o amor só tende a crescer quando achamos a pessoa ideal para nos transbordar de alegria. Sortudos são aqueles que encontraram alguém para compartilhar suas alegrias e tristezas.

Na frente de todos os seus amigos, familiares, estamos aqui para declarar o amor e comprometimento dessas mulheres. Uma oportunidade que antes parecia impossível e improvável diante da sociedade, agora passa a valer para todos. 

“Lindo mesmo é quando alguém escolhe pousar do teu lado, podendo voar. Podendo encontrar até outros ninhos, outros caminhos, escolhe ficar”. E é sobre isso o que se trata o casamento, estar comprometido com alguém sem prazos, sem medos, sem dúvidas. Escolher passar a vida ao lado de uma pessoa entre milhões de outras. Como duas almas se reconhecendo em uma multidão. O casamento é a escolha consciente de que estaremos ao lado do outro, não importa o quê, nos bons tempos ou nos mais difíceis. 

Alguns casais já se sentiam como se estivessem casados, já moravam juntos e tinham tanta intimidade que só faltava oficializar a união. Munidos deste direito, agora basta comemorar. Nada como ter a certeza de que vai dormir e acordar ao lado de quem amamos e pensar: “estamos casados”. De repente, tudo o que passaram juntos, sejam os dias cinzentos, como os ensolarados, começam a valer a pena. Depois de hoje, só resta a certeza de que dias melhore virão.

-> Leia a reportagem do Campo Grande News sobre o Casamento Coletivo: De vestido, buquê e prontas para amar, 22 mulheres dizem sim às companheiras

Mais lidas da semana