Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Votos Casamento Gay Coletivo de Campo Grande (MS) - Ben Oliveira

*Votos escritos por mim, Ben Oliveira, e lidos na manhã de hoje, 07 de julho de 2013, a pedido de Leonardo Bastos, para o casamento gay coletivo, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, em Campo Grande (MS). Durante o evento, 22 mulheres trocaram alianças e oficializaram suas uniões.


Bolo de Casamento Gay.
Foto: Reprodução (http://www.gaycakes.com.au)

***

Vinícius de Moraes certa vez escreveu: “Ama, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. Todos reunidos aqui, mesmo aqueles nunca haviam ouvido a frase, estão aqui por que acreditam nisso. O casamento é uma oportunidade de amar o outro, conhecê-lo profundamente, aceitá-lo com todas as qualidades e defeitos, estar sempre por perto para apoiar, cuidar, se entregar. 

O casamento não é só um simples papel. É poder construir a vida ao lado de quem amamos, sabendo que nossos parceiros terão a oportunidade de desfrutarem de tudo o que é nosso; Fortalecer os laços; Reconhecer nossos direitos e não ter vergonha de buscar a felicidade. 

Como nos faz bem ouvir as risadas de quem amamos. Ver aquele sorriso se abrindo e nos fazendo esquecer de todos os problemas, aliviando o peso nas nossas costas. Um simples toque, um abraço, um beijo, pode tocar nossa pele, coração e alma. Cada uma das mulheres aqui reunidas teve a sua própria história de amor e agora tem a chance de continuar vivendo este sonho de oficializar diante de todos, o mais lindo, forte e mágico dos sentimentos, o amor. 

O amor não escolhe gênero, classe ou cor. Não é possível medir sentimentos, mas cada passo dado ao lado de quem amamos e a promessa de passarmos a vida juntos, prova que o amor só tende a crescer quando achamos a pessoa ideal para nos transbordar de alegria. Sortudos são aqueles que encontraram alguém para compartilhar suas alegrias e tristezas.

Na frente de todos os seus amigos, familiares, estamos aqui para declarar o amor e comprometimento dessas mulheres. Uma oportunidade que antes parecia impossível e improvável diante da sociedade, agora passa a valer para todos. 

“Lindo mesmo é quando alguém escolhe pousar do teu lado, podendo voar. Podendo encontrar até outros ninhos, outros caminhos, escolhe ficar”. E é sobre isso o que se trata o casamento, estar comprometido com alguém sem prazos, sem medos, sem dúvidas. Escolher passar a vida ao lado de uma pessoa entre milhões de outras. Como duas almas se reconhecendo em uma multidão. O casamento é a escolha consciente de que estaremos ao lado do outro, não importa o quê, nos bons tempos ou nos mais difíceis. 

Alguns casais já se sentiam como se estivessem casados, já moravam juntos e tinham tanta intimidade que só faltava oficializar a união. Munidos deste direito, agora basta comemorar. Nada como ter a certeza de que vai dormir e acordar ao lado de quem amamos e pensar: “estamos casados”. De repente, tudo o que passaram juntos, sejam os dias cinzentos, como os ensolarados, começam a valer a pena. Depois de hoje, só resta a certeza de que dias melhore virão.

-> Leia a reportagem do Campo Grande News sobre o Casamento Coletivo: De vestido, buquê e prontas para amar, 22 mulheres dizem sim às companheiras

Comentários

Mais lidas da semana