Pular para o conteúdo principal

Destaques

12 Graphic Novels que você precisa ler

Começou como uma forma de experimentação na leitura. Apesar de gostar de tirinhas, nunca tinha me aventurado pelo universo das graphic novels, como aconteceu há alguns anos – pelo menos, não de forma que me interessasse.

Percebo que cada vez mais pessoas estão se interessando pelos diferentes formatos de narrativas. Acho válida toda forma de contação de histórias e acredito que elas podem criar experiências complementares. Há espaço para todos gostos.


Com doze indicações de leitura, dá para ler um livro por mês ou ler todos em um só mês, dependendo do ritmo de leitura e da fome por histórias de cada um. Entre temáticas mais sociais e outras mais fantasiosas, as graphic novels podem ser uma porta de entrada para outros livros, como podem ocupar um espaço central no coração de quem é aficionado por histórias ilustradas.

Histórias que podem ir muito além de um passa-tempo, como se acreditava antigamente, mas também proporcionar reflexões sobre a vida, juntando o melhor dos dois mundos: d…

Votos Casamento Gay Coletivo de Campo Grande (MS) - Ben Oliveira

*Votos escritos por mim, Ben Oliveira, e lidos na manhã de hoje, 07 de julho de 2013, a pedido de Leonardo Bastos, para o casamento gay coletivo, na Escola Superior da Defensoria Pública do Estado, em Campo Grande (MS). Durante o evento, 22 mulheres trocaram alianças e oficializaram suas uniões.


Bolo de Casamento Gay.
Foto: Reprodução (http://www.gaycakes.com.au)

***

Vinícius de Moraes certa vez escreveu: “Ama, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido”. Todos reunidos aqui, mesmo aqueles nunca haviam ouvido a frase, estão aqui por que acreditam nisso. O casamento é uma oportunidade de amar o outro, conhecê-lo profundamente, aceitá-lo com todas as qualidades e defeitos, estar sempre por perto para apoiar, cuidar, se entregar. 

O casamento não é só um simples papel. É poder construir a vida ao lado de quem amamos, sabendo que nossos parceiros terão a oportunidade de desfrutarem de tudo o que é nosso; Fortalecer os laços; Reconhecer nossos direitos e não ter vergonha de buscar a felicidade. 

Como nos faz bem ouvir as risadas de quem amamos. Ver aquele sorriso se abrindo e nos fazendo esquecer de todos os problemas, aliviando o peso nas nossas costas. Um simples toque, um abraço, um beijo, pode tocar nossa pele, coração e alma. Cada uma das mulheres aqui reunidas teve a sua própria história de amor e agora tem a chance de continuar vivendo este sonho de oficializar diante de todos, o mais lindo, forte e mágico dos sentimentos, o amor. 

O amor não escolhe gênero, classe ou cor. Não é possível medir sentimentos, mas cada passo dado ao lado de quem amamos e a promessa de passarmos a vida juntos, prova que o amor só tende a crescer quando achamos a pessoa ideal para nos transbordar de alegria. Sortudos são aqueles que encontraram alguém para compartilhar suas alegrias e tristezas.

Na frente de todos os seus amigos, familiares, estamos aqui para declarar o amor e comprometimento dessas mulheres. Uma oportunidade que antes parecia impossível e improvável diante da sociedade, agora passa a valer para todos. 

“Lindo mesmo é quando alguém escolhe pousar do teu lado, podendo voar. Podendo encontrar até outros ninhos, outros caminhos, escolhe ficar”. E é sobre isso o que se trata o casamento, estar comprometido com alguém sem prazos, sem medos, sem dúvidas. Escolher passar a vida ao lado de uma pessoa entre milhões de outras. Como duas almas se reconhecendo em uma multidão. O casamento é a escolha consciente de que estaremos ao lado do outro, não importa o quê, nos bons tempos ou nos mais difíceis. 

Alguns casais já se sentiam como se estivessem casados, já moravam juntos e tinham tanta intimidade que só faltava oficializar a união. Munidos deste direito, agora basta comemorar. Nada como ter a certeza de que vai dormir e acordar ao lado de quem amamos e pensar: “estamos casados”. De repente, tudo o que passaram juntos, sejam os dias cinzentos, como os ensolarados, começam a valer a pena. Depois de hoje, só resta a certeza de que dias melhore virão.

-> Leia a reportagem do Campo Grande News sobre o Casamento Coletivo: De vestido, buquê e prontas para amar, 22 mulheres dizem sim às companheiras

Comentários

Mais lidas da semana