Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

O jornalismo do futuro foi tema de conferência no 4º Simpósio de Ciberjornalismo

O 4º Simpósio de Ciberjornalismo da UFMS teve a solenidade de abertura nesta quarta-feira, 28 de agosto de 2013, em Campo Grande (MS), e foi transmitido ao vivo pela Internet através da ferramenta Justin.tv. Depois da apresentação das autoridades e pesquisadores presentes, aconteceu a Conferência com o tema "Os Novos Caminhos do Jornalismo".

4º Simpósio de Ciberjornalismo teve sua conferência de abertura transmitida ao vivo pela internet. Foto: Reprodução.

Pesquisadores

O conferencista Marcos Palácios é pesquisador da Universidade Federal da Bahia, coordenador do GJOL – Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online, pioneiro no Brasil no desenvolvimento de pesquisas sobre Webjornalismo e Novas Tecnologias de Comunicação. Segundo o Coordenador do Simpósio de Ciberjornalismo, Gerson Martins o trabalho do grupo de pesquisa e seus livros são importantes e referenciais para quem deseja pesquisar a internet.

Outro pesquisador participante foi Gumersindo Lafuente, do jornal espanhol El País que esteve presente para contribuir para o desenvolvimento do jornalismo produzido na internet e abordou o tema Jornalismo com Futuro (Periodismo con futuro). O especialista participa do blog do El País com o mesmo nome da sua apresentação, na qual é debatido o presente e o futuro do jornalismo, levando a reflexão sobre o que está acontecendo na área.

O jornalismo do futuro

O brasileiro Marcos Palácio já tinha participado do Simpósio de Ciberjornalismo da UFMS e se reconheceu em uma das fotos exibidas no telão. "Tive a honra de participar deste momento inicial e de fazer parte deste processo de consolidação", afirmou. Sua apresentação, segundo o profissional, foi marcada por provocações.

Durante a conferência, Marcos citou o teórico da comunicação Marshall McLuhan. "Aquilo o que os peixes menos sabem é da água. O ambiente que nos cerca é aquele que nós menos conhecemos", critica o pesquisador.

Segundo o pesquisador, é preciso parar de pensar em convergência como um mantra, porque o termo tanto pode explicar quanto pode contrariar. Para Marcos Palácio, existem várias possibilidades de pensar a convergência através de diferentes autores, além de ser um conceito dinâmico, estar sempre se modificando. "Convergência não pode significar desespecialização", o pesquisador critica quem acha que o jornalista deve fazer tudo, sem se preocupar com a especialização.

Marcos criticou, por exemplo, quem acha que tirar uma foto com o celular de um entrevistado de um registro feito por um fotojornalista. "Formação de Jornalismo deve ser como formar uma orquestra", justifica o pesquisador que defende uma formação ampla e diversificada.

Para que o jornalismo continue existindo, Marcos Palácio ressalta que é necessário continuar experimentando e inovando, usando criatividade, controlando as técnicas e criando produtos que valem a pena apresentar às comunidades. "Sem comunidade não há fidelização de audiência. Sem audiência não há espalhamento de informação. É preciso criar esse sentimento de pertencimento", recomenda. "Ouse sonhar. Sem isso vamos continuar dentro do aquário e morrer ali sem alimento e espaço", ensina.

O pesquisador reclamou da saturação do mercado acadêmico e comentou a necessidade de se criar mestrados profissionalizantes na área da Comunicação. Ainda para Marcos Palácio, os profissionais precisam buscar a auto-formação e as universidades devem incentivá-la. "É fundamental conhecer as especificidades de uma plataforma e isto deve acontecer durante a formação", acredita.

Gumersindo Lafuente falou que o jornalista precisa dar um salto e que os meios de comunicação estão em pânico. "Estamos em um momento em que a palavra é comunidade. Nós jornalistas temos a obrigação de nos comunicar", esclarece. Entre as palavras-chave abordadas pelo especialista estão: rigor, tecnologia, novas linguagens, leitores, audiência, comunidade, marca, influência e marcas pessoais. Para Gumersindo, além do profissional de Jornalismo ter a obrigação de representar o caráter de nosso meio, ele precisa ser relevante para não perder os leitores, se preocupar com a audiência, a comunidade e as pessoas para quem trabalham.

Ao final do evento foi realizado um coquetel para os participantes do Simpósio, onde os alunos de Jornalismo tiveram a oportunidade de conversar com os pesquisadores e professores presentes, autores de alguns livros que seriam lançados na ocasião sobre webjornalismo.

Comentários

Mais lidas da semana