Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Semana do Audiovisual em Campo Grande (MS) traz oficinas, debates e mostras de cinema

Nos dias 8 a 11 de agosto de 2013, acontece em Campo Grande (MS), pela primeira vez, a Semana do Audiovisual 2013. O evento traz debates, mostras de filmes, oficinas, exposição fotográfica e intervenções urbanas.

A abertura oficial da Semana do Audiovisual de Campo Grande será realizada no dia 8 de agosto, às 19h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com uma mesa de abertura sobre a Educação Audiovisual.



Programação

Museu da Imagem e do Som (MIS) – Escola em projeção. Mostra audiovisual direcionada a alunos da rede pública de ensino. Realizada nos dias 8 e 9 de agosto, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

Centro Cultural José Octávio Guizzo – Exibições de filmes nos dias 9 e 10 de agosto, das 18h às 20h30. No sábado (9) será exibido o longa Quilombo e um debate com o diretor e produtor Fred Furtado.

SESC Horto: Oficinas – Cinema do Novo Oeste e os desafios do produtor independente, com Givago Oliveira; Vídeo-Performance: Corpo e suas extensões, com Tiago Moraes. Nos dias 8 a 10 de agosto, das 14h às 17h.

Comunidade Tia Eva – Confraternização com o show de Lilian Maira, no dia 10 de agosto.

Orla Morena – Saída fotográfica e Intervenção Urbana – “Neste Campo Grande cabe poesia”, por Jamille Fortunato. No dia 11 de agosto, das 14h às 17h. Mostra de produções independentes na Pista de Skate da Orla, no dia 11 de Agosto, das 18h30 às 21h.

Os valores das oficinas para estudantes e comerciários são de R$ 10 e para os usuários de R$ 15. Lembrando aos que desejam participar, somente as oficinas são pagas. As exposições, exibições, palestras e intervenções são gratuitas.

A SEDA contribui com o cinema brasileiro, produzindo colaborativamente e criando uma rede de produção e distribuição, além de ter expandido em 2013 integrando a América Latina, África e Europa, expandindo o acesso ao cinema latino americano e trazendo uma mudança no cenário audiovisual independente e colaborativo.

Fora do Eixo – rede de trabalhos colaborativa formada por mais de 200 coletivos em 27 estados brasileiros e 30 países, pautada por uma Economia Coletiva.

A Semana do Audiovisual de Campo Grande é organizada pelo Fora do Eixo, em parceria local com Kombs, Najon, Brasa Comunicação, Sesc-MS, Pasárgada- arte e cultura, Associação de Cinema e Vídeo-MS, T’amo Na Rodoviária, Fundação de Cultura de MS, Fundação Municipal de Cultura CG, Artes Visuais – UFMS, Publicidade e Propaganda – UCDB, Publicidade e Propaganda – Uniderp/Anhanguera, Museu da Imagem e do Som-MS, Cinema de Horror,  Clube dos Cineclubes, Pontão de Cultura Guaicuru e Comunidade Tia Eva.

Para quem deseja ficar por dentro das informações da Semana do Audiovisual 2013 – Em Campo Grande, acesse a página no Facebook: https://www.facebook.com/sedacg e  https://www.facebook.com/SedaSemanaDoAudiovisual.

Para quem deseja se tornar um agente de produção  da Seda Campo Grande, ajudando na montagem, auxílio e informações do evento, no dia 5 de agosto, das 14h às 17h acontece na Rodoviária Antiga, o Workshop Seja Um Agente de Produção. Para mais informações, 06792491038 (Givago) e 06792453960 (Thiago)

Mais informações sobre as oficinas da Semana do Audiovisual 2013 de Campo Grande podem ser encontradas no site da Najon.

*Com informações da Najon / Semana do Audiovisual de Campo Grande

Comentários

Mais lidas da semana