Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lugar Seguro

Um lugar seguro, às vezes, era tudo o que precisava para se proteger do excesso de ansiedade. Aprendera que a imaginação poderia ser poderosa e ajudar a criar uma distância segura e temporária. Já imaginava que sentiria ansiedade, mas não fazia ideia da intensidade. Nesses momentos era fácil lembrar quando o cigarro servia como uma válvula de escape, mas desta vez precisava aprender a lidar com isso livre de nicotina. Caminhar, ouvir música relaxante, música e ler livros eram coisas que também ajudavam, bem como assistir séries ou filmes para se distrair. Existia um limite de quanto era possível diminuir a ansiedade, mas cada pequena coisa fazia toda diferença. Ansiedade era algo que não desejava para ninguém.  Então, temporariamente se imaginar em um lugar seguro poderia fazer toda diferença. Era algo que muita gente já fazia de forma intuitiva, mas que ao reaprender ganha um novo significado. Após dias sem escrever, estava sentindo falta de brincar com as palavras. A verdade é qu...

Resenha: Design para quem não é designer - Robin Williams

Design para quem não é designer: noções básicas de planejamento visual, escrito por Robin Williams e publicado em 1995 no Brasil, pela Editora Callis, é um livro voltado para quem não tem tempo ou vontade de estudar design e tipografia, mas deseja aprender a criar conteúdos com uma estética melhor.

Como a própria autora lembra o livro não tem a pretensão de formar designers, porém através da apresentação dos conceitos básicos pode-se produzir trabalhos com uma aparência mais profissional, organizada, unificada e interessante.

O livro aborda os quatro princípios básicos do design: contraste (elementos similares em uma página), repetição (organização), alinhamento (aparência limpa) e proximidade (unidade visual).

Com vários exemplos, à medida que o conteúdo vai desenrolando, a autora ensina ao leitor como trabalhar cada um dos princípios básicos do Design. Não basta conhecer a teoria se não é possível colocá-la em prática. Cartões de visitas, capas de relatórios, convites, flyers, diagramação de jornais, revistas e livros estão entre os exemplos citados por Robin Williams.

Por meio da explicação de Robin Williams, quem não é designer consegue entender porque alguns textos ficam alinhados de tal maneira e não de outra, quais são os elementos de repetição que deixam o material com a mesma cara, onde colocar fios, usar negrito, itálico, imagens, símbolos, títulos, subtítulos, textos. Através das dicas transmitidas no livro, aprende-se como deixar o conteúdo visual mais atraente, o que pode ajudar a despertar o interesse dos leitores, absorver as informações com mais facilidade e diferenciar um produto informativo de outro.

A segunda parte do livro aborda a criação através da tipologia (tipos, letras), na qual o autor descreve como é possível conhecer os diferentes tipos de fontes, qual é a mais adequada para determinado material, como combinar mais de uma fonte, de forma a não atrapalhar a comunicação.

De acordo com Robin Williams a relação entre tipos pode ser: concordante (harmoniosa), conflitante (incômoda) e contrastante (visualmente interessante). Aprendendo a importância de combinar fontes, suas similaridades e variações, o leitor consegue evitar problemas na dinâmica dos elementos de uma página.

A autora classifica as fontes em seis tipos: Estilo Antigo, Moderno, Serifa Grossa, Sem Serifa, Manuscrito e Decorativo, explicando como compreender os detalhes das letras e dos seus grupos ajuda na combinação dos tipos. Depois de entender os grupos de tipos, o livro auxilia com várias maneiras de contrastar os tipos a fim de deixar o material com um visual mais interessante e melhorar a comunicação. Entre os contrastes abordados no livro estão: tamanho, peso (espessura dos traços), estrutura, forma (formato), direção (inclinação) e cor (cores quentes e cores frias).

Robin Williams ajuda a transformar o leitor em alguém “visualmente consciente”, termo usado por ela, através dos resumos, desafios, exercícios e propondo processos utilizando cada uma das informações recebidas.

Com uma leitura leve e fácil, recomendo o livro para quem deseja aprender um pouco sobre o universo do design e colocar em prática, como acadêmicos dos cursos de Design, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e pessoas interessadas em criar produtos visuais com harmonia, sem se aprofundar no estudo do design, com praticidade. O livro é bem técnico e não traz muitas reflexões, como se fosse uma oficina rápida sobre design, criação de materiais visuais e os seus elementos.

Mais lidas da semana