Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Opinião Pública, Mídia e Sistema Político

O artigo A formação da opinião pública e as inter-relações com a mídia e o sistema político, escrito pela Relações Públicas e Mestre em Comunicação, Lidiane Malagone Pimenta discute como a opinião privada e a comunicação ajudam na construção da esfera pública política, influenciando a sociedade.

Diferente do que se acredita que a opinião pública é a opinião da maioria, como o artigo debate, a elite comanda o Estado e não se preocupa com os interesses sociais da massa. É por meio da comunicação que acontece a integração da sociedade, em contato com o sistema político.

A interação entre diferentes pessoas (espaços privados) ajuda na formação de uma esfera pública (espaço público), sendo esta dinâmica e deslocável, podendo se transformar ao longo dos tempos.

"A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posições e opiniões", a autora cita Habermas. Segundo o artigo, a comunicação entre os cidadãos e as ações políticas dão forma à esfera pública política.

Através desse encontro de contextos comuns, a mídia utiliza para ampliar as interações e gerando discussões em esferas públicas. Esta formação de opinião acontece ocasionalmente (encontros), organizadamente (associações) e abstratamente (pela mídia), de forma interligada pela mesma linguagem.

De acordo com Habermas, as associações da sociedade civil ajudam a formar a comunicação pública, influenciando a opinião e vontade das pessoas, transmitindo as questões privadas e as transformando em questões públicas políticas.

Mesmo que as esferas públicas, muitas vezes, estejam relacionadas aos espaços físicos, através da presença virtual e da mídia é possível interagir com indivíduos que estejam distantes.

A autora questiona até que ponto existe autonomia nas opiniões e próprias decisões, com as influências do mundo privado, esfera pública e da mídia.

Ainda de acordo com o texto, os políticos usam a mídia para ganharem visibilidade, com conteúdos favoráveis a eles. "... o sistema político e o comportamento de seus atores são influenciados pela mídia", justifica Lidiane Pimenta. Através das assessorias de imprensa, os políticos conseguem monitorar e manipular a opinião pública.

Para Lidiane Pimenta, a formação da opinião acontece através do repertório e subjetividade, informações da mídia, opiniões próprias, discussões com família e amigos, ou seja, por meio da linguagem. Mesmo que não influencia na tomada de decisões, a autora ressalta a importância desta comunicação do cotidiano, ajudando na discussão de assuntos de interesse e posicionamento.

Conclui-se com o artigo que a mídia e o sistema político se influenciam, sendo uma ferramenta para os cidadãos serem representados pela sua opinião pública. Cabe ao seu uso saber se os meios de comunicação de massa serão usados para fins positivos ou negativos.

Leia o artigo na íntegra: A formação da opinião pública e as inter-relações com a mídia e o sistema político (Lidiane Malagone Pimenta)

Comentários

Mais lidas da semana