Pular para o conteúdo principal

Destaques

My Shy Boss: Série de drama sul-coreano tem protagonista com fobia social e segredos

My Shy Boss (Introverted Boss/Naesungjukin Boseu/내성적인 보스) é uma série de drama romântico sul-coreano sobre a relação entre um chefe de uma empresa de Relações Públicas e uma jovem atriz extrovertida tentando descobrir a verdade sobre um acontecimento do passado que envolveu sua irmã. Lançada em 2017, a série da tvN (canal de televisão da Coreia do Sul) está disponível na Netflix Brasil por tempo indeterminado. Para quem sente falta de ver personagens com dificuldades de comunicação e interação em seriados, My Shy Boss tem Eun Hwan-ki (Yeon Woo-Jin) , um protagonista que evita o máximo possível falar com os funcionários de sua empresa, de forma que gera estranhamento nos outros. Sempre com seu casaco preto de capuz, sua timidez chama a atenção de forma negativa por onde passa. Até se acostumar com o personagem principal, fica difícil compreender alguns dos seus comportamentos. Se é contraditório para os próprios funcionários, para a família dele e até mesmo para alguns clientes insat

Opinião Pública, Mídia e Sistema Político

O artigo A formação da opinião pública e as inter-relações com a mídia e o sistema político, escrito pela Relações Públicas e Mestre em Comunicação, Lidiane Malagone Pimenta discute como a opinião privada e a comunicação ajudam na construção da esfera pública política, influenciando a sociedade.

Diferente do que se acredita que a opinião pública é a opinião da maioria, como o artigo debate, a elite comanda o Estado e não se preocupa com os interesses sociais da massa. É por meio da comunicação que acontece a integração da sociedade, em contato com o sistema político.

A interação entre diferentes pessoas (espaços privados) ajuda na formação de uma esfera pública (espaço público), sendo esta dinâmica e deslocável, podendo se transformar ao longo dos tempos.

"A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posições e opiniões", a autora cita Habermas. Segundo o artigo, a comunicação entre os cidadãos e as ações políticas dão forma à esfera pública política.

Através desse encontro de contextos comuns, a mídia utiliza para ampliar as interações e gerando discussões em esferas públicas. Esta formação de opinião acontece ocasionalmente (encontros), organizadamente (associações) e abstratamente (pela mídia), de forma interligada pela mesma linguagem.

De acordo com Habermas, as associações da sociedade civil ajudam a formar a comunicação pública, influenciando a opinião e vontade das pessoas, transmitindo as questões privadas e as transformando em questões públicas políticas.

Mesmo que as esferas públicas, muitas vezes, estejam relacionadas aos espaços físicos, através da presença virtual e da mídia é possível interagir com indivíduos que estejam distantes.

A autora questiona até que ponto existe autonomia nas opiniões e próprias decisões, com as influências do mundo privado, esfera pública e da mídia.

Ainda de acordo com o texto, os políticos usam a mídia para ganharem visibilidade, com conteúdos favoráveis a eles. "... o sistema político e o comportamento de seus atores são influenciados pela mídia", justifica Lidiane Pimenta. Através das assessorias de imprensa, os políticos conseguem monitorar e manipular a opinião pública.

Para Lidiane Pimenta, a formação da opinião acontece através do repertório e subjetividade, informações da mídia, opiniões próprias, discussões com família e amigos, ou seja, por meio da linguagem. Mesmo que não influencia na tomada de decisões, a autora ressalta a importância desta comunicação do cotidiano, ajudando na discussão de assuntos de interesse e posicionamento.

Conclui-se com o artigo que a mídia e o sistema político se influenciam, sendo uma ferramenta para os cidadãos serem representados pela sua opinião pública. Cabe ao seu uso saber se os meios de comunicação de massa serão usados para fins positivos ou negativos.

Leia o artigo na íntegra: A formação da opinião pública e as inter-relações com a mídia e o sistema político (Lidiane Malagone Pimenta)

Comentários

Mais lidas da semana