Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Resultados dos Concursos Literários da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras divulgou os resultados dos Concursos Literários de Poesias e Contos realizados neste ano. O Concurso de Poesias Oliva Enciso e Concurso de Contos Ulisses Serra foram voltados para escritores de Mato Grosso do Sul.

- Na categoria Poesias: 

1º Lugar: “Insensatez” (autora: Sylvia Odinei Cesco - de Campo Grande/MS);

2º Lugar: “Canção do subúrbio” (autor: Paulo Henrique Benites Ramos - de Campo Grande/MS);

3º Lugar: “Divagações de Lídia” (autor: Welington Oliveira de Souza Costa - de Campo Grande/MS).

- Na categoria Contos: 

1º Lugar: “Bicho Pantaneiro” (autora: Zélia Vieira de Quevedo Bakargi - de Aquidauana/MS);

2º Lugar: “A noite do medo” (autor: Marcos Coelho Cardoso - de Dourados/MS);

3º Lugar: “Policarpo e a assombração do Morro da Anta” (autor: Etevaldo Vieira de Oliveira - de Camapuã/MS).

Os autores classificados serão premiados, respectivamente, com 70, 60 e 50 exemplares da próxima edição da Revista da Academia, em que os textos vencedores serão publicados e placas alusivas às respectivas classificações.

A entrega da premiação será em solenidade aberta a ser marcada brevemente pela Associação Sul-Mato-Grossense de Letras.

*Com informações da ASL

Mais lidas da semana