Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Vídeo: Diagnóstico do Mundo Moderno – Estratégias para a Vida

No vídeo Diagnóstico do Mundo Moderno, da série Estratégias para a Vida, produzido pela cpfl cultura, com conteúdo de suas palestras entre 2003 e 2011, psicanalistas, filósofos, psicólogos, cientistas e outros profissionais e pesquisadores abordam temas do mundo contemporâneo como a depressão, liberdade, segurança, ansiedade, vergonha, falta de tempo e consumismo.

Participação de Benilton Bezerra, Mario Eduardo Costa Pereira, Leandro Chevitarese, Renato Janine Ribeiro, Maria Rita Kehl, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Yves de La Taille, Carlos Nobre, Ricardo Guimarães.

Mais lidas da semana