Pular para o conteúdo principal

Destaques

Revolutionary Love: Série coreana de drama explora o abismo que divide as classes sociais

Embora muitos dramas coreanos pequem na representatividade de diversidade racial e deem pouquíssimo espaço para estrangeiros e imigrantes, a série Revolutionary Love (2017) da tvN e no Brasil disponível temporariamente pela Netflix , acaba indo além dos elementos de comédia e romance, mostrando o drama das diferenças de classes sociais , os preconceitos e a possibilidade de imersão nesse mundo desconhecido pelo filho do dono de um dos maiores conglomerados de empresas da Coreia do Sul . A ingenuidade e a ignorância da realidade das classes trabalhadoras tornam o protagonista um tanto embaraçoso, lembrando de forma vaga a jornada de Buda quando conheceu a realidade fora do palácio e foi confrontado com a fome, a doença, a pobreza e a morte. Longe de ser uma série com alguma alegoria espiritual, mas do ponto de vista do comportamento é interessante acompanhar como Byun Hyuk (Choi Si-won) se torna mais empático e humanizado quando seu caminho cruza com o de Baek Joon (Kang So-ra) . E

Você sabe mesmo ler? Leitura, o sutil mundo das palavras – Ana González

Você sabe mesmo ler? Leitura, o sutil mundo das palavras, título do livro escrito por Ana Maria Mendez González, lançado em 2007, procura ajudar a melhorar a leitura, ferramenta utilizada para adquirir conhecimento, através de uma metodologia, ajudando nas atividades profissionais e acadêmicas.
Capa do livro Você Sabe Mesmo Ler

Segundo a autora, a metodologia surgiu com base nos estudos de Angela Kleiman e foram desenvolvidos em cursos universitários, como os de Comunicação Social, escolas regulares, grupo da Terceira Idade e candidatos a vaga para concurso público, para auxiliar os alunos a melhorarem suas habilidades de leitura e de produção de texto. A partir dessa aplicação dos métodos aos diferentes grupos, Ana Maria Mendez González conseguiu determinar como a escolha adequada dos textos pode fazer a diferença.

Ana Maria argumenta que aprendemos a ler na infância e, muitas vezes, as pessoas acham que não precisam desenvolver a leitura, no entanto, dependendo do objetivo, como por exemplo, conquistar uma vaga em concurso público, é necessária uma boa compreensão dos textos.

Se a intenção do leitor é estudar e pesquisar, Ana Maria Mendez González ensina que alguns fatores podem ajudar, como o ambiente externo (espaço, postura, iluminação) e cenário interno (estresse e emoções).

De acordo com o livro, a leitura começa antes da própria ação, quando se determina quais são os objetivos e o que se espera com o texto, com referências, e por meio de um diálogo com o texto. Para entender melhor como ler com qualidade e interpretar o texto, a autora fala sobre a importância de identificar a fonte, o título, o contexto, a linguagem e os discursos, conhecer os gêneros textuais.

Ana Maria Mendez González argumenta que, às vezes, é necessário ler mais de uma vez o texto para poder se aprofundar no seu conteúdo e entender as ideias do autor. "Essa busca de fechamentos pelas ideias de um texto requer treino de leitura, atenção e memória", justifica a autora.

Depois de orientar o leitor sobre os aspectos linguísticos do texto, blocos de palavras, coesão e coerência, a última parte do livro traz alguns exercícios de leitura, folha de registro (anotar as ideias principais do texto) e diário de bordo (marcar os conteúdos estudados).

Por meio de uma linguagem simples e didática, Ana Maria Mendez González propõe maneiras se praticar a leitura, melhorar a compreensão do texto, identificar as ideias mais importantes e dialogar com o autor. O livro é recomendado para concurseiros, estudantes, profissionais e interessados em aprimorar o ato de ler e interpretar.

Sobre a autora – Ana Maria Mendez González é graduada em Letras e pós-graduada em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo, desenvolveu o magistério em Língua Portuguesa ao longo de duas décadas e se especializou na Literatura Analítico-reflexiva, trabalho que deu origem ao livro.

Comentários

Mais lidas da semana