Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Você sabe mesmo ler? Leitura, o sutil mundo das palavras – Ana González

Você sabe mesmo ler? Leitura, o sutil mundo das palavras, título do livro escrito por Ana Maria Mendez González, lançado em 2007, procura ajudar a melhorar a leitura, ferramenta utilizada para adquirir conhecimento, através de uma metodologia, ajudando nas atividades profissionais e acadêmicas.
Capa do livro Você Sabe Mesmo Ler

Segundo a autora, a metodologia surgiu com base nos estudos de Angela Kleiman e foram desenvolvidos em cursos universitários, como os de Comunicação Social, escolas regulares, grupo da Terceira Idade e candidatos a vaga para concurso público, para auxiliar os alunos a melhorarem suas habilidades de leitura e de produção de texto. A partir dessa aplicação dos métodos aos diferentes grupos, Ana Maria Mendez González conseguiu determinar como a escolha adequada dos textos pode fazer a diferença.

Ana Maria argumenta que aprendemos a ler na infância e, muitas vezes, as pessoas acham que não precisam desenvolver a leitura, no entanto, dependendo do objetivo, como por exemplo, conquistar uma vaga em concurso público, é necessária uma boa compreensão dos textos.

Se a intenção do leitor é estudar e pesquisar, Ana Maria Mendez González ensina que alguns fatores podem ajudar, como o ambiente externo (espaço, postura, iluminação) e cenário interno (estresse e emoções).

De acordo com o livro, a leitura começa antes da própria ação, quando se determina quais são os objetivos e o que se espera com o texto, com referências, e por meio de um diálogo com o texto. Para entender melhor como ler com qualidade e interpretar o texto, a autora fala sobre a importância de identificar a fonte, o título, o contexto, a linguagem e os discursos, conhecer os gêneros textuais.

Ana Maria Mendez González argumenta que, às vezes, é necessário ler mais de uma vez o texto para poder se aprofundar no seu conteúdo e entender as ideias do autor. "Essa busca de fechamentos pelas ideias de um texto requer treino de leitura, atenção e memória", justifica a autora.

Depois de orientar o leitor sobre os aspectos linguísticos do texto, blocos de palavras, coesão e coerência, a última parte do livro traz alguns exercícios de leitura, folha de registro (anotar as ideias principais do texto) e diário de bordo (marcar os conteúdos estudados).

Por meio de uma linguagem simples e didática, Ana Maria Mendez González propõe maneiras se praticar a leitura, melhorar a compreensão do texto, identificar as ideias mais importantes e dialogar com o autor. O livro é recomendado para concurseiros, estudantes, profissionais e interessados em aprimorar o ato de ler e interpretar.

Sobre a autora – Ana Maria Mendez González é graduada em Letras e pós-graduada em Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo, desenvolveu o magistério em Língua Portuguesa ao longo de duas décadas e se especializou na Literatura Analítico-reflexiva, trabalho que deu origem ao livro.

Comentários

Mais lidas da semana