Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para Toda a Eternidade: Livro explora rituais funerários diversos

Entre a naturalidade e o espanto, o tradicional e o moderno, o ocidental e o oriental, Caitlin Doughty transmite ao leitor histórias de suas visitas a espaços e profissionais envolvidos com o universo mortuário. Uma das obras pedidas por quem já tinha lido Confissões do Crematório, o novo livro foi publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, em junho de 2019, com tradução de Regiane Winarski e ilustrações de Landis Blair.


Compre o livro Para Toda a Eternidade (Caitlin Doughty): https://amzn.to/2R2FwqN

“Eu passei a acreditar que os méritos de um costume relacionados à morte não são baseados em matemática [...] mas em emoções, numa crença na nobreza única da própria cultura da pessoa. Isso quer dizer que consideramos os rituais de morte selvagens apenas quando eles não são como os nossos” – Caitlin Doughty, Para Toda a Eternidade
Dá para ler tranquilamente Para Toda a Eternidade sem ter lido Confissões do Crematório, mas acredito que as duas leituras são complementares. Enquanto na p…

Resenha: Nietzsche para estressados – Allan Percy

Nietzsche para estressados, de Allan Percy, é um livro de autoajuda para quem está procurando desacelerar o ritmo, refletir sobre a vida e encontrar equilíbrio. O autor reuniu 99 doses de filosofia de Nietzsche para despertar a mente e combater preocupações. Lançado no Brasil em 2011, traduzido por Rodrigo Peixoto e publicado pela Editora Sextante.

No livro, Allan Percy comenta como a filosofia pode ser utilizada para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Um texto anexo no livro aborda a filosofia como terapia e como através dos pensamentos dos grandes pensadores é possível encontrar paz. Segundo Percy, os filósofos terapeutas ajudam os clientes a identificarem o problema, encontrar a solução e utilizar o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.

Cada pensamento de Nietszche disposto no livro é acompanhado de dicas deixadas por Allan Percy, como por citações de escritores, autores, filósofos e psicólogos para reforçar o seu ponto de vista.

Entre os problemas comentados no livro estão: a importância de se definir uma meta clara, a fragilidade da felicidade, o contato com a natureza, as mortes simbólicas, a busca pelo conhecimento, a indiferença, a autoestima, a amizade, o sucesso, a autoconfiança, a inveja, a meditação, a solidão, o estresse e outros assuntos do cotidiano que o autor joga uma luz e auxilia o leitor.

Entre as citações de Nietzsche no livro estão:

“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa”

“Quem deseja aprender a voar deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se  aprende a voar voando”

“Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu. O caminho correto e único não existe”.

Ao longo do livro são apresentas diversas citações possibilitando ao leitor mergulhar nas fontes e aprender mais sobre a si mesmo, indo além de Nietschze e aprendendo com outros filósofos, psicólogos e autores contemporâneos.

Comentários

Mais lidas da semana