Pular para o conteúdo principal

Destaques

Meses sem fumar cigarro

Seis meses. Metade de um ano. O que antes parecia só algo impossível de acontecer, havia se tornado realidade: conseguira passar 6 meses sem fumar cigarro.  Estaria mentindo se tinha dias em que não se imaginava fumando ainda, mas estava feliz por conseguir resistir à tentação, sabendo que uma vez que tinha decidido não ia dar um passo para trás. Há seis meses, talvez estaria fumando enquanto escrevia o texto ou quem sabe ouvindo música e usando o Instagram, mas as coisas tinham mudado e ainda bem. Por mais difícil que seja no início. Passei por várias tentativas e falhas e não sinto vergonha, precisava criar resiliência antes de conseguir parar o cigarro de vez.  Difícil, sim. Impossível, não. Seria mentira dizer que é fácil, embora algumas pessoas tivessem mais facilidade do que outras para parar de fumar cigarro. Porém, nem todo mundo era igual e para algumas pessoas, a fissura continuaria aparecendo de tempos em tempos. Porém, a informação importante é que a fissura por ci...

Resenha: Nietzsche para estressados – Allan Percy

Nietzsche para estressados, de Allan Percy, é um livro de autoajuda para quem está procurando desacelerar o ritmo, refletir sobre a vida e encontrar equilíbrio. O autor reuniu 99 doses de filosofia de Nietzsche para despertar a mente e combater preocupações. Lançado no Brasil em 2011, traduzido por Rodrigo Peixoto e publicado pela Editora Sextante.

No livro, Allan Percy comenta como a filosofia pode ser utilizada para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Um texto anexo no livro aborda a filosofia como terapia e como através dos pensamentos dos grandes pensadores é possível encontrar paz. Segundo Percy, os filósofos terapeutas ajudam os clientes a identificarem o problema, encontrar a solução e utilizar o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.

Cada pensamento de Nietszche disposto no livro é acompanhado de dicas deixadas por Allan Percy, como por citações de escritores, autores, filósofos e psicólogos para reforçar o seu ponto de vista.

Entre os problemas comentados no livro estão: a importância de se definir uma meta clara, a fragilidade da felicidade, o contato com a natureza, as mortes simbólicas, a busca pelo conhecimento, a indiferença, a autoestima, a amizade, o sucesso, a autoconfiança, a inveja, a meditação, a solidão, o estresse e outros assuntos do cotidiano que o autor joga uma luz e auxilia o leitor.

Entre as citações de Nietzsche no livro estão:

“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa”

“Quem deseja aprender a voar deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se  aprende a voar voando”

“Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu. O caminho correto e único não existe”.

Ao longo do livro são apresentas diversas citações possibilitando ao leitor mergulhar nas fontes e aprender mais sobre a si mesmo, indo além de Nietschze e aprendendo com outros filósofos, psicólogos e autores contemporâneos.

Mais lidas da semana