Pular para o conteúdo principal

Destaques

Deixava ir

Nem tudo precisava ser dito. Havia algo mágico em não dizer. Longe de ser um último ato de covardia, era um auto de libertação. Tinha aprendido a dizer não só longo do ano. Tinha aprendido que nem sempre precisavam ceder. Tinha aprendido que duas coisas did poderiam ser verdades e não precisava se pressionar. Estaria mentindo se dissesse que não sentia saudade, mas também sabia que era algo unilateral. Enquanto um se silenciava para o outro, o outro continuava buscando, então, para equilibrar, decidira fazer o mesmo. Foi somente quando deixou de ir atrás que começou a sentir o respeito voltar aos poucos. Foi ao aceitar que eram tão diferentes que qualquer afeto que havia entre os dois não importava. Foi deixando tudo ir, na esperança de não estragar o próprio fim de ano. Um ano era mais do que o suficiente para conversar. Mas de um jeito ou de outro, se evitaram. E as coisas foram se acumulando. Foi ao deixar o outro finalmente livre que poderia sentir a própria liberdade. Deixar ir ti...

Resenha: Nietzsche para estressados – Allan Percy

Nietzsche para estressados, de Allan Percy, é um livro de autoajuda para quem está procurando desacelerar o ritmo, refletir sobre a vida e encontrar equilíbrio. O autor reuniu 99 doses de filosofia de Nietzsche para despertar a mente e combater preocupações. Lançado no Brasil em 2011, traduzido por Rodrigo Peixoto e publicado pela Editora Sextante.

No livro, Allan Percy comenta como a filosofia pode ser utilizada para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Um texto anexo no livro aborda a filosofia como terapia e como através dos pensamentos dos grandes pensadores é possível encontrar paz. Segundo Percy, os filósofos terapeutas ajudam os clientes a identificarem o problema, encontrar a solução e utilizar o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.

Cada pensamento de Nietszche disposto no livro é acompanhado de dicas deixadas por Allan Percy, como por citações de escritores, autores, filósofos e psicólogos para reforçar o seu ponto de vista.

Entre os problemas comentados no livro estão: a importância de se definir uma meta clara, a fragilidade da felicidade, o contato com a natureza, as mortes simbólicas, a busca pelo conhecimento, a indiferença, a autoestima, a amizade, o sucesso, a autoconfiança, a inveja, a meditação, a solidão, o estresse e outros assuntos do cotidiano que o autor joga uma luz e auxilia o leitor.

Entre as citações de Nietzsche no livro estão:

“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa”

“Quem deseja aprender a voar deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se  aprende a voar voando”

“Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu. O caminho correto e único não existe”.

Ao longo do livro são apresentas diversas citações possibilitando ao leitor mergulhar nas fontes e aprender mais sobre a si mesmo, indo além de Nietschze e aprendendo com outros filósofos, psicólogos e autores contemporâneos.

Mais lidas da semana