Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Disfunção Executiva, Alimentação e Autonomia

Quase nunca falo de alimentação, mas hoje decidi falar. Uma das principais curiosidades de pais de pessoas no espectro autista é sobre a seletividade alimentar e autonomia. Poucos sabem da existência da disfunção executiva.


Foto tirada neste sábado, 18 de maio de 2019: 


Aspergers também comem besteiras. Não sou exemplo a ser seguido por ninguém. Por esse e inúmeros motivos prefiro ficar do lado de fora do mundo do autismo. Odiaria ser visto como um modelo de comportamento.  
Poucas pessoas conhecem minha história de vida. Aos 17 anos, entrei na universidade, onde comecei minha primeira graduação: Nutrição. Quem já leu os outros posts, sabe que a graduação não foi desafiadora para mim e acabei desistindo = comportamento de pessoas com altas habilidades (embora eu não tenha papel, na minha infância fui consultado por psicóloga que dizia que eu era muito maduro para minha idade). Queria algo mais desafiador e fiz cursinho para tentar Medicina, mas a realidade bate na porta e não era e aind…

Resenha: Nietzsche para estressados – Allan Percy

Nietzsche para estressados, de Allan Percy, é um livro de autoajuda para quem está procurando desacelerar o ritmo, refletir sobre a vida e encontrar equilíbrio. O autor reuniu 99 doses de filosofia de Nietzsche para despertar a mente e combater preocupações. Lançado no Brasil em 2011, traduzido por Rodrigo Peixoto e publicado pela Editora Sextante.

No livro, Allan Percy comenta como a filosofia pode ser utilizada para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas. Um texto anexo no livro aborda a filosofia como terapia e como através dos pensamentos dos grandes pensadores é possível encontrar paz. Segundo Percy, os filósofos terapeutas ajudam os clientes a identificarem o problema, encontrar a solução e utilizar o pensamento filosófico mais adequado à personalidade e à formação intelectual do cliente.

Cada pensamento de Nietszche disposto no livro é acompanhado de dicas deixadas por Allan Percy, como por citações de escritores, autores, filósofos e psicólogos para reforçar o seu ponto de vista.

Entre os problemas comentados no livro estão: a importância de se definir uma meta clara, a fragilidade da felicidade, o contato com a natureza, as mortes simbólicas, a busca pelo conhecimento, a indiferença, a autoestima, a amizade, o sucesso, a autoconfiança, a inveja, a meditação, a solidão, o estresse e outros assuntos do cotidiano que o autor joga uma luz e auxilia o leitor.

Entre as citações de Nietzsche no livro estão:

“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa”

“Quem deseja aprender a voar deve primeiro aprender a caminhar, a correr, a escalar e a dançar. Não se  aprende a voar voando”

“Você tem o seu caminho. Eu tenho o meu. O caminho correto e único não existe”.

Ao longo do livro são apresentas diversas citações possibilitando ao leitor mergulhar nas fontes e aprender mais sobre a si mesmo, indo além de Nietschze e aprendendo com outros filósofos, psicólogos e autores contemporâneos.

Comentários

Mais lidas da semana