Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Resenha: Os 100 Segredos das Pessoas Felizes – David Niven

O livro Os 100 Segredos das Pessoas Felizes, escrito pelo psicólogo David Niven e publicado no Brasil, pela Editora Sextante, em 2001. Com 156 páginas, o livro de autoajuda traz conselhos práticos sobre como as pessoas podem melhorar suas vidas e refletirem o que diferencia o feliz do infeliz, com base em mais de mil pesquisas sobre a felicidade.

Não há nenhum conselho tão excepcional que não possa ser óbvio para ninguém. Os segredos das pessoas felizes, como David Niven aponta, estão relacionados ao estabelecimento de objetivos, ter prazer e alegria no que faz, ser otimista, estar sempre aberto a novas ideias, cultivar amizades, entre outros conselhos que são incorporados ao nosso dia-a-dia e nem nos damos conta da diferença que faz em nossas vidas.

Os Cem Segredos das Pessoas Felizes foi escrito na primeira pessoa do plural, segunda pessoa e terceira pessoa. O autor utiliza-se de cada uma das pessoas gramaticais para interagir com seus leitores e fixar melhor o conteúdo da obra. Por exemplo, ao escrever na primeira pessoa do plural ele dá a ideia de união entre os seres humanos, já na segunda pessoa ele convida o leitor a refletir e a terceira pessoa é utilizada para narrar histórias e exemplos sobre cada um dos conselhos.

Apesar de sua obviedade, creio que o diferencial do livro é o seu embasamento em pesquisas científicas. No entanto, é necessário lembrar que a felicidade é subjetiva, logo independente do copo estar meio cheio ou meio vazio, leia-se da positividade e negatividade de cada um e de como as pessoas encaram as diferentes situações da vida, dificilmente o que é melhor para uma pessoa será para a outra.

Segundo David Niven, o que diferencia se uma pessoa está feliz ou não é a maneira como ela enxerga e interpreta o mundo. Portanto, pessoas mais otimistas tendem a valorizar os aspectos positivos e aprendem com as experiências, enquanto as negativas se focam nas coisas ruins.

Alguns conselhos são simples, porém podem fazer a diferença no cotidiano das pessoas, como o simples ato de sorrir e rir, visto que os humanos tendem a imitar as expressões de quem está ao seu redor, por isto ao longo do livro é frisada a importância de sentir-se bem consigo mesmo e se cercar de boas pessoas e bons pensamentos, podendo se contagiar e ajudar aos outros.

Meu conselho favorito do livro foi um relacionado à comparação que as pessoas fazem o tempo todo, em todos os segmentos da vida, mas principalmente quando se tratam de relacionamentos. “Quantas vezes fantasiamos relações ideais entre os outros, achando que só nós temos problemas e conflitos. Mas não há relação perfeita, o que há são pessoas que mistificam seus relacionamentos, querendo dar a impressão de que vivem em uma situação ideal”, declara David Niven. Neste trecho do autor percebemos como usamos sempre os outros como nossos referenciais e apesar do ato por si só ser prejudicial, também se torna irreal se comparar com fantasias e idealizações.

Independente das situações e conflitos, há quem sempre vá levantar a cabeça diante das dificuldades e ser grato pelas vitórias, como há quem nunca vai estar satisfeito e se deixará levar pelos problemas. As pequenas mudanças de comportamento podem ajudar e muito as pessoas a se sentirem melhores, desde aceitando as suas próprias limitações, estabelecendo metas realistas e tendo paciência até saindo da inércia, praticando atividades físicas e se concentrando no que realmente é importante.

Depois de ler o livro, eu diria que não há segredos em ser feliz, basta ser mais consciente dos próprios atos e encarar a vida com otimismo, todo o resto vai se direcionado e inter-relacionando com os outros fatores da felicidade. Ninguém consegue ser feliz 24 horas do dia, sete dias da semana, porém a maneira que reagimos diante das facilidades e dos problemas pode ajudar a desfrutar melhor nossas existências. Entender mais a si mesmo ajuda a aceitar os outros e compreender que mesmo diante das dificuldades, há sempre algo construtivo, uma lição.

Sobre o autor – David Niven é Doutor, psicólogo e cientista social. Niven leciona na Ohio State University. Seus livros da série sobre os 100 Segredos Simples são best-sellers.

Comentários

  1. ... Um baita livro mesmo!
    Aliás encontrei o presente blog ao procurar por tal publicação.
    O tenho há bastante tempo, e o que neste consta: a pura verdade.
    Confesso que uma ou duas coisas poderiam ser retiradas/só que a última DICA (no caso a 100a) deveria ser SIGA TODAS ESSES TÍTULOS.
    E há coisas até banais. Só que têm grande efeito (coisa boa BOTARMOS BONS AROMAS EM NOSSAS CASAS E ELOGIAREM). Ou até mesmo esta estar LIMPA, ORGANIZADA: outra coisa seria MÚSICA. Embora o gosto por tais seja relativo. Há algumas que chocam alguns que os fazem voltar a momentos nada bons (sou um desses).
    É isso. E que possamos viver melhor.

    Tchau (Rodrigo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo!
      Fico feliz por seu comentário por aqui. Todo livro pode vir a acrescentar em nossas vidas, aumentar nossas bagagens e nos ajudar a melhorar. Fico feliz que o livro tenha te feito bem. O que nem sempre podemos fazer é levar tudo ao pé da letra.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana