Pular para o conteúdo principal

Destaques

Escrita além dos benefícios

Escrevia para não ter que ficar engolindo sempre as emoções. Escrevia para processar os pensamentos e as emoções. Escrevia para entrar em contato com sua voz interior. Escrevia. Muitas vezes, era somente quando estava escrevendo que se dava conta melhor das coisas que estavam acontecendo. Escrevia, pois era humano, e sabia que deveria encarar suas fragilidades. Escrevia para encontrar momentos de paz ao longo da semana. Escrever tinha muitos benefícios, mas ainda que não tivessem, continuaria a escrever, era mais forte do que ele. Escrevia pelo prazer de escrever e também para que outros pudessem ler e se identificarem de alguma forma ou outra. O que faria sem a escrita? Não fazia ideia. Era tão parte dele quanto qualquer traço de personalidade que não conseguia mudar. Escrever se tornara parte da sua vida há tanto tempo que poderia abrir mão de outras coisas, mas não abriria da escrita. É sempre encarando a página em branco que as coisas começam a ganhar sentido. Sempre uma palavra pu...

Como escrever resenha crítica

Doutor em Linguística, Ronaldo Martins disponibilizou um texto sobre resenha, explicando o que é resenha e como se faz resenha, em seu site. Se você tem dúvida sobre o assunto e curiosidade de aprender mais, o material de 5 páginas pode ajudar a entender mais sobre este tipo de texto bastante usado para divulgar novos produtos culturais.

No material didático, Ronaldo Martins explica que a resenha deve fazer uma síntese (resumo do texto), uma análise (ponto relevante do texto) e emitir um julgamento (opinião), sendo essas as características relacionadas ao seu conteúdo. Já quando se trata da forma da resenha, Martins explica que o texto deve ser breve, corrido e sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Ronaldo Martins também aborda a diferença entre a resenha descritiva, científica e técnica (julgamento das ideias do autor) e a resenha crítica, opinativa (julga o valor do texto). Segundo Martins, a resenha crítica é a mais vista nos jornais e meios de comunicação, geralmente utilizada para divulgar novos romances, novos filmes e novos álbuns musicais, enquanto a resenha descritiva está mais presente nas publicações técnicas.

O autor dá 6 dicas de como escrever uma resenha, com pontos como a leitura, resumo do texto, escolha das ideias principais, análise da ideia, julgamento e a organização do texto.

O texto didático foi preparado para as disciplinas introdutórias de metodologia do trabalho científico, mas podem orientar não só universitários e pesquisadores, como também jornalistas, escritores e blogueiros que desejam aprender como escrever uma boa resenha, seja de livros, música e filmes.

Confira o material didático em PDF: Resenha – O que é e como se faz (Ronaldo Martins) 

Para conferir mais materiais didáticos do Doutor em Linguística, Ronaldo Martins, acesse o site: http://www.ronaldomartins.pro.br/

Mais lidas da semana