Pular para o conteúdo principal

Destaques

Autismo: Responsabilidade e experiência como moderador de grupo

Quando eu fui moderador de um grupo de autismo com milhares de pessoas (mais de 18 mil, se não estou enganado, sem falar as centenas de solicitações em espera), eu removia comentários e posts sobre tratamentos falsos e pessoas tentando promover eventos DUVIDOSOS de autismo (existem muitos).


Não importava se estava escrito nas regras, um post ou outro sempre passava, porque nem todo mundo tinha a mesma compreensão sobre pseudotratamentos e autismo e um dos moderadores sempre liberava.

Todo moderador/administrador tem responsabilidade sobre o que acontece dentro de um grupo, página, blog, que seja.

Eu e a Rivotrip​ chegamos a bater boca com anti-vacinas na madrugada. Fomos os últimos moderadores autistas do grupo. O resto era familiar.

Se no seu grupo passam vários podres e você não está moderando, você pode se sujar junto. É algo que vai além da imagem e credibilidade, especialmente quando se tratam de tratamentos proibidos e perigosos.

Mais consciência e responsabilidade.

Para as pess…

Como escrever resenha crítica

Doutor em Linguística, Ronaldo Martins disponibilizou um texto sobre resenha, explicando o que é resenha e como se faz resenha, em seu site. Se você tem dúvida sobre o assunto e curiosidade de aprender mais, o material de 5 páginas pode ajudar a entender mais sobre este tipo de texto bastante usado para divulgar novos produtos culturais.

No material didático, Ronaldo Martins explica que a resenha deve fazer uma síntese (resumo do texto), uma análise (ponto relevante do texto) e emitir um julgamento (opinião), sendo essas as características relacionadas ao seu conteúdo. Já quando se trata da forma da resenha, Martins explica que o texto deve ser breve, corrido e sempre indicar a obra que está sendo resenhada.

Ronaldo Martins também aborda a diferença entre a resenha descritiva, científica e técnica (julgamento das ideias do autor) e a resenha crítica, opinativa (julga o valor do texto). Segundo Martins, a resenha crítica é a mais vista nos jornais e meios de comunicação, geralmente utilizada para divulgar novos romances, novos filmes e novos álbuns musicais, enquanto a resenha descritiva está mais presente nas publicações técnicas.

O autor dá 6 dicas de como escrever uma resenha, com pontos como a leitura, resumo do texto, escolha das ideias principais, análise da ideia, julgamento e a organização do texto.

O texto didático foi preparado para as disciplinas introdutórias de metodologia do trabalho científico, mas podem orientar não só universitários e pesquisadores, como também jornalistas, escritores e blogueiros que desejam aprender como escrever uma boa resenha, seja de livros, música e filmes.

Confira o material didático em PDF: Resenha – O que é e como se faz (Ronaldo Martins) 

Para conferir mais materiais didáticos do Doutor em Linguística, Ronaldo Martins, acesse o site: http://www.ronaldomartins.pro.br/

Comentários

  1. Oii Ben, vou dar uma olhada, sempre bom aprender o certo :)


    http://www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila! Espero que o material tenha te ajudado!!
      Obrigado pela visita e comentário... Volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana