Pular para o conteúdo principal

Destaques

Um Natal diferente

Um Natal diferente. Um Natal sem carregar velhos fantasmas do passado, para se permitir viver o aqui e agora e encerrar um ciclo que já precisava ter encerrado faz tempo. Talvez por fora tudo fosse igual. Talvez tudo parecesse diferente. Mas a verdade era que alguns vínculos se tornavam pesados demais e não valiam a pena manter. Não, nenhuma relação unilateral valia o tempo. Escrevia para se lembrar o quanto algo assim parecia impossível há uns anos. Escrevia para dizer que pouco a pouco havia aprendido a se libertar. Se importava menos com o que os outros pensavam e focava nos próprios limites. Seria um Natal diferente, como deveria ser há anos. Algumas relações se desgastam com o tempo e não têm salvação, não importa o quanto você tente encaixar. De tanto ir deixando ir aos poucos ao longo dos anos, finalmente havia chegado a hora de se soltar de uma vez por todas. Escrevia para dizer o quanto era libertador e que não havia espaço para arrependimento, aliás, recomendava o mesmo ao ou...

Resenha: Lua Azul – Alyson Noël

Escrito por Alyson Noël, Lua Azul é o segundo livro da série Os Imortais, publicado no Brasil em 2010, pela Editora Intrínseca e traduzido para o Português por Flávia Souto Maior. Depois da protagonista Ever descobrir que é imortal, sobreviver e matar Drina, ela aproveita o tempo com o seu namorado também imortal Damen, até que Roman, o novo garoto chega ao colégio e coloca tudo de cabeça para baixo.

Lua Azul é um livro do gênero Fantasia, voltado para o público de Literatura Young Adult (Jovens-Adultos), na qual a protagonista Ever, além de mergulhar num mundo desconhecido de magia e imortalidade, precisa lidar com os seus próprios conflitos de adolescente relacionados ao colégio, amizades e namoro.

Alyson Noël usa uma linguagem direta e consegue cativar o leitor nesta mistura entre mundo real e fictício, explorando bem as emoções sentidas nesta fase confusa da vida, como medo, paixão, insegurança, felicidade, aceitação, rejeição.

O romance é narrado em primeira pessoa, tornando a identificação com a protagonista maior ainda. Outro ponto que torna a leitura mais agradável é a divisão em capítulos, na qual a escritora consegue dosar o que tem mais peso para a narrativa e precisa ser mais explorado e o que pode ser descrito com mais agilidade e concisão. A narrativa é envolvente. O leitor consegue acompanhar o desenvolvimento de Ever e vibra com suas vitórias e se desanima com suas derrotas.

Quando Roman, o novo adolescente vindo de Londres se muda para o colégio de Ever, ele começa a fazer amizade e chamar a atenção de todos os alunos, inclusive do namorado de Ever, Damen e dos melhores amigos dela, Haven e Miles. Ever estranha a situação, ela é a única aluna que não se sente confortável com a presença dele.

No início do segundo volume de Os Imortais, Ever se acostuma com sua condição de imortal, enquanto no primeiro livro da série, em Para Sempre, o leitor encara a culpa da protagonista por ter sido a única salva do acidente de carro em que os pais, a irmão e o cachorro da menina morreram e em seguida transformada em imortal por Damen. Ever se livra dos seus problemas e conflitos internos, ao descobrir que o acidente tinha sido causado por Drina e que a vilã tinha assassinado a garota em várias encarnações, com ciúmes do amor de Damen.

Enquanto no primeiro livro Ever tem a habilidade de enxergar a aura e ler os pensamentos das pessoas, o que ela achou que era resultante de sua Experiência de Quase Morte, em Lua Azul a jovem parece estar mais confiante. Além de aprender mais a materializar objetos, quando percebe que algo está errado com Damen e o namorado passa a ignorá-la e até mesmo a xingá-la, Ever procura a ajuda da vidente Ava, para encontrar as respostas que precisa e lidar com a situação.

Em Lua Azul, apesar de a protagonista estar um pouco mais madura, ela ainda enfrenta situações que vão coloca-la em prova. Será que depois de séculos reencarnando e sendo assassinada por Drina, pela primeira vez ela conseguirá ficar com Damen e finalmente perder sua virgindade? O que está acontecendo no colégio e como Ever vai lidar com a rejeição do namorado e dos amigos? Será que Ever vai aproveitar a Lua Azul e a chance de voltar ao passado para salvar sua família? Descubra estas e outras questões no livro Lua Azul, da série Os Imortais, escrito por Alyson Noël.

Sobre a autora – Alyson Noël é escritora norte-americana de ficção e fantasia, da série best-sellers Os Imortais. Noël vive em Orange County, Califórnia.

Mais lidas da semana