Pular para o conteúdo principal

Destaques

A surpresa de ler um livro aleatório

A surpresa de ler um livro aleatório. Escolher um livro aleatório é como ir a um encontro às cegas: você nunca sabe o que realmente vai encontrar nem como prever como a experiência vai ser. Só há uma forma de descobrir: tentando. Em um acervo lotado de livros, quer seja uma biblioteca, livraria ou até mesmo sua biblioteca pessoal, por que escolhemos determinados livros e deixamos outros de lado? O que acontece quando decidimos optar por algo aleatório, sem saber qualquer informações prévias sobre o autor ou sem ler a sinopse? É um exercício interessante de descoberta. Por não termos criado tantas expectativas em cima da leitura, abrimos mais espaço para nos deixar surpreender linha após linha. Nem todo mundo gosta de ler um livro aleatório e está tudo bem, mas talvez seja uma experiência que todos nós deveríamos ter de tempos em tempos, aceitando que pode ser um processo de frustração, mas que também pode ser bem prazeroso mergulhar em águas desconhecidas. Sem se dar ao trabalho de pes...

Resenha: Lua Azul – Alyson Noël

Escrito por Alyson Noël, Lua Azul é o segundo livro da série Os Imortais, publicado no Brasil em 2010, pela Editora Intrínseca e traduzido para o Português por Flávia Souto Maior. Depois da protagonista Ever descobrir que é imortal, sobreviver e matar Drina, ela aproveita o tempo com o seu namorado também imortal Damen, até que Roman, o novo garoto chega ao colégio e coloca tudo de cabeça para baixo.

Lua Azul é um livro do gênero Fantasia, voltado para o público de Literatura Young Adult (Jovens-Adultos), na qual a protagonista Ever, além de mergulhar num mundo desconhecido de magia e imortalidade, precisa lidar com os seus próprios conflitos de adolescente relacionados ao colégio, amizades e namoro.

Alyson Noël usa uma linguagem direta e consegue cativar o leitor nesta mistura entre mundo real e fictício, explorando bem as emoções sentidas nesta fase confusa da vida, como medo, paixão, insegurança, felicidade, aceitação, rejeição.

O romance é narrado em primeira pessoa, tornando a identificação com a protagonista maior ainda. Outro ponto que torna a leitura mais agradável é a divisão em capítulos, na qual a escritora consegue dosar o que tem mais peso para a narrativa e precisa ser mais explorado e o que pode ser descrito com mais agilidade e concisão. A narrativa é envolvente. O leitor consegue acompanhar o desenvolvimento de Ever e vibra com suas vitórias e se desanima com suas derrotas.

Quando Roman, o novo adolescente vindo de Londres se muda para o colégio de Ever, ele começa a fazer amizade e chamar a atenção de todos os alunos, inclusive do namorado de Ever, Damen e dos melhores amigos dela, Haven e Miles. Ever estranha a situação, ela é a única aluna que não se sente confortável com a presença dele.

No início do segundo volume de Os Imortais, Ever se acostuma com sua condição de imortal, enquanto no primeiro livro da série, em Para Sempre, o leitor encara a culpa da protagonista por ter sido a única salva do acidente de carro em que os pais, a irmão e o cachorro da menina morreram e em seguida transformada em imortal por Damen. Ever se livra dos seus problemas e conflitos internos, ao descobrir que o acidente tinha sido causado por Drina e que a vilã tinha assassinado a garota em várias encarnações, com ciúmes do amor de Damen.

Enquanto no primeiro livro Ever tem a habilidade de enxergar a aura e ler os pensamentos das pessoas, o que ela achou que era resultante de sua Experiência de Quase Morte, em Lua Azul a jovem parece estar mais confiante. Além de aprender mais a materializar objetos, quando percebe que algo está errado com Damen e o namorado passa a ignorá-la e até mesmo a xingá-la, Ever procura a ajuda da vidente Ava, para encontrar as respostas que precisa e lidar com a situação.

Em Lua Azul, apesar de a protagonista estar um pouco mais madura, ela ainda enfrenta situações que vão coloca-la em prova. Será que depois de séculos reencarnando e sendo assassinada por Drina, pela primeira vez ela conseguirá ficar com Damen e finalmente perder sua virgindade? O que está acontecendo no colégio e como Ever vai lidar com a rejeição do namorado e dos amigos? Será que Ever vai aproveitar a Lua Azul e a chance de voltar ao passado para salvar sua família? Descubra estas e outras questões no livro Lua Azul, da série Os Imortais, escrito por Alyson Noël.

Sobre a autora – Alyson Noël é escritora norte-americana de ficção e fantasia, da série best-sellers Os Imortais. Noël vive em Orange County, Califórnia.

Mais lidas da semana