Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dois meses sem fumar cigarro

Quando eu comecei a parar de fumar cigarro, a primeira coisa que eu tinha em mente era a de que não queria ser o tipo de pessoa que fica contando com frequência há quanto tempo estava sem fumar, até me dar conta da importância disso, pelo menos no início. Aos dois meses sem fumar cigarro, a tentação e a fissura diminuem, tornando mais fácil de lidar com a ausência da nicotina. No início, é normal que haja um estranhamento do horário em que costumava fumar agora estar sendo usado para outra coisa, mas com o passar do tempo, as coisas melhoram. Ao mesmo tempo em que não via a importância de contar o tempo sem cigarro, uma parte de mim não acreditava que conseguiria ficar tanto tempo sem cigarro, como se fosse ficar preso em um constante ciclo de recaídas, mas a verdade era que havia conseguido e tinha como plano continuar longe do cigarro. Então, sim, depois de um tempo sem o cigarro e a nicotina, as coisas realmente melhoram, não é só algo que dizem para inspirar a pessoa a não desi...

Oficina Online: Aspectos do Romance Contemporâneo – Ricardo Lísias

A Casa das Rosas e o seu Centro de Apoio ao Escritor divulgaram no Youtube uma oficina online sobre os aspectos do romance contemporâneo, ministrada pelo escritor Ricardo Lísias. O vídeo de 41 minutos aborda a prosa moderna e traz algumas dicas sobre projeto literário, para quem deseja escrever romances e contos.



Segundo Ricardo Lísias, é importante ter um projeto literário antes de começar a escrever um romance ou conto. O escritor conta que o projeto ajuda a refletir sobre o próprio trabalho, possibilita a realização e a organizar os elementos da narrativa (dimensão, lugar, personagens, ação, tempo, foco narrativo).

Outra função do projeto literário, de acordo com Ricardo Lísias, é o de ajudar o escritor a compor uma obra que não seja irrelevante e esteja inserida dentro de um projeto estético. O escritor explica que a prosa moderna – romance moderno e conto moderno – está atrelada ao projeto.

Uma das recomendações deixadas na oficina online voltada para escritores iniciantes é a da importância da leitura e do planejamento, na qual o leitor pode identificar os elementos usados pelos autores, descobrir o sentido da obra, enxergar a composição e desta forma aprender como compor o seu próprio projeto literário.

Entre os livros recomendados estão: Virginia Woolf, Franz Kafka  e James Joyce. Além da obra Proust e os signos, de Gilles Deleuze.

Sobre o Centro de Apoio ao Escritor – tem a proposta de contribuir para a criação literária, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Apoio ao Escritor.

Mais lidas da semana