Pular para o conteúdo principal

Destaques

Rede Sombria: Documentários sobre o lado tenebroso da tecnologia

Tecnologia, poder e controle. Se você gosta de Black Mirror e outras histórias de ficção científica, sem dúvidas vai se interessar pela série de documentários Rede Sombria (Dark Net), criada por Mati Kochavi para o canal Showtime, disponível no momento no catálogo da Netflix Brasil.


A série de duas temporadas e um total de 16 episódios aborda diferentes maneiras que a tecnologia foi/será incorporada no nosso dia a dia e quais são/serão seus impactos positivos e negativos e o lado sombrio do universo digital.

Privacidade, polarização, redes sociais, reconhecimento facial, inteligência artificial, relacionamentos virtuais, biohackeamento, crimes cibernéticos, moderadores de conteúdos da internet, abusos policiais, lavagem cerebral, segurança, realidade virtual, entre outros assuntos são discutidos em Rede Sombria.

Ao mesmo tempo em que a internet e a tecnologia podem ser ótimas ferramentas, nas mãos de pessoas mal-intencionadas muitas questões éticas e criminais ainda devem ser discutid…

Oficina Online: Aspectos do Romance Contemporâneo – Ricardo Lísias

A Casa das Rosas e o seu Centro de Apoio ao Escritor divulgaram no Youtube uma oficina online sobre os aspectos do romance contemporâneo, ministrada pelo escritor Ricardo Lísias. O vídeo de 41 minutos aborda a prosa moderna e traz algumas dicas sobre projeto literário, para quem deseja escrever romances e contos.



Segundo Ricardo Lísias, é importante ter um projeto literário antes de começar a escrever um romance ou conto. O escritor conta que o projeto ajuda a refletir sobre o próprio trabalho, possibilita a realização e a organizar os elementos da narrativa (dimensão, lugar, personagens, ação, tempo, foco narrativo).

Outra função do projeto literário, de acordo com Ricardo Lísias, é o de ajudar o escritor a compor uma obra que não seja irrelevante e esteja inserida dentro de um projeto estético. O escritor explica que a prosa moderna – romance moderno e conto moderno – está atrelada ao projeto.

Uma das recomendações deixadas na oficina online voltada para escritores iniciantes é a da importância da leitura e do planejamento, na qual o leitor pode identificar os elementos usados pelos autores, descobrir o sentido da obra, enxergar a composição e desta forma aprender como compor o seu próprio projeto literário.

Entre os livros recomendados estão: Virginia Woolf, Franz Kafka  e James Joyce. Além da obra Proust e os signos, de Gilles Deleuze.

Sobre o Centro de Apoio ao Escritor – tem a proposta de contribuir para a criação literária, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Apoio ao Escritor.

Comentários

Mais lidas da semana