Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Oficina Online: Aspectos do Romance Contemporâneo – Ricardo Lísias

A Casa das Rosas e o seu Centro de Apoio ao Escritor divulgaram no Youtube uma oficina online sobre os aspectos do romance contemporâneo, ministrada pelo escritor Ricardo Lísias. O vídeo de 41 minutos aborda a prosa moderna e traz algumas dicas sobre projeto literário, para quem deseja escrever romances e contos.



Segundo Ricardo Lísias, é importante ter um projeto literário antes de começar a escrever um romance ou conto. O escritor conta que o projeto ajuda a refletir sobre o próprio trabalho, possibilita a realização e a organizar os elementos da narrativa (dimensão, lugar, personagens, ação, tempo, foco narrativo).

Outra função do projeto literário, de acordo com Ricardo Lísias, é o de ajudar o escritor a compor uma obra que não seja irrelevante e esteja inserida dentro de um projeto estético. O escritor explica que a prosa moderna – romance moderno e conto moderno – está atrelada ao projeto.

Uma das recomendações deixadas na oficina online voltada para escritores iniciantes é a da importância da leitura e do planejamento, na qual o leitor pode identificar os elementos usados pelos autores, descobrir o sentido da obra, enxergar a composição e desta forma aprender como compor o seu próprio projeto literário.

Entre os livros recomendados estão: Virginia Woolf, Franz Kafka  e James Joyce. Além da obra Proust e os signos, de Gilles Deleuze.

Sobre o Centro de Apoio ao Escritor – tem a proposta de contribuir para a criação literária, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Apoio ao Escritor.

Comentários

Mais lidas da semana