Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sem talvez

Não havia talvez quando se tratava de pôr a própria saúde mental em primeiro lugar, especialmente quando o outro a estava negligenciando. Não havia talvez para continuar sustentando um relacionamento que não ia para frente, no qual o outro se negava a se responsabilizar e se colocava constantemente no papel de vítima. Não havia talvez quando você havia se transformado em uma espécie de terapeuta que tinha que ficar ouvindo reclamações e problemas constantes, se sentindo completamente drenado após cada interação. Já não havia espaço para o talvez. Talvez as coisas seriam diferentes se o outro tivesse o mesmo cuidado com a saúde mental que você tem. Talvez a fase ruim iria passar um dia. Talvez a pessoa ia parar de se pôr como vítima e começar a se responsabilizar. Eram muitos talvez que não tinha mais paciência para esperar. Então, não, já havia aguentado mais do que o suficiente. Não era responsável por lidar com os problemas do outro. Não era responsável por tentar levar leveza diante...

Oficina Online: Aspectos do Romance Contemporâneo – Ricardo Lísias

A Casa das Rosas e o seu Centro de Apoio ao Escritor divulgaram no Youtube uma oficina online sobre os aspectos do romance contemporâneo, ministrada pelo escritor Ricardo Lísias. O vídeo de 41 minutos aborda a prosa moderna e traz algumas dicas sobre projeto literário, para quem deseja escrever romances e contos.



Segundo Ricardo Lísias, é importante ter um projeto literário antes de começar a escrever um romance ou conto. O escritor conta que o projeto ajuda a refletir sobre o próprio trabalho, possibilita a realização e a organizar os elementos da narrativa (dimensão, lugar, personagens, ação, tempo, foco narrativo).

Outra função do projeto literário, de acordo com Ricardo Lísias, é o de ajudar o escritor a compor uma obra que não seja irrelevante e esteja inserida dentro de um projeto estético. O escritor explica que a prosa moderna – romance moderno e conto moderno – está atrelada ao projeto.

Uma das recomendações deixadas na oficina online voltada para escritores iniciantes é a da importância da leitura e do planejamento, na qual o leitor pode identificar os elementos usados pelos autores, descobrir o sentido da obra, enxergar a composição e desta forma aprender como compor o seu próprio projeto literário.

Entre os livros recomendados estão: Virginia Woolf, Franz Kafka  e James Joyce. Além da obra Proust e os signos, de Gilles Deleuze.

Sobre o Centro de Apoio ao Escritor – tem a proposta de contribuir para a criação literária, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Apoio ao Escritor.

Comentários

Mais lidas da semana