Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sweet & Sour: Filme sul-coreano de comédia romântica explora a relação entre trabalho e fases do relacionamento

Para quem gosta de comédias românticas que não se aprofundam no drama, o filme sul-coreano Sweet & Sour proporciona um bom entretenimento, mas deixa a desejar nas questões que poderiam ser mais exploradas. Dirigido por Kae-Byeok Lee , com roteiro de Lee Gye-Wook que foi baseado no livro Initiation Love, de Kurumi Inui , o filme de 2021 foi um dos lançamentos de junho de 2021 pela Netflix . A exaustão de sul-coreanos por causa do trabalho é algo bem presente nas produções audiovisuais do país. Logo no início da história, uma das personagens principais do filme surge em cena: Da-eun (Chae Soo-bin) , uma enfermeira que parece gostar do seu trabalho, embora não esconda a insatisfação com os plantões e acabe tentando encontrar brechas para recarregar as energias. O roteirista consegue entreter bem o telespectador, brincando com a linha do tempo e pelas coincidências artificiais ou espontâneas que vão surgindo ao longo do filme, dando um toque mais emocional – porém, mesmo que seja uma

Oficina Online: Aspectos do Romance Contemporâneo – Ricardo Lísias

A Casa das Rosas e o seu Centro de Apoio ao Escritor divulgaram no Youtube uma oficina online sobre os aspectos do romance contemporâneo, ministrada pelo escritor Ricardo Lísias. O vídeo de 41 minutos aborda a prosa moderna e traz algumas dicas sobre projeto literário, para quem deseja escrever romances e contos.



Segundo Ricardo Lísias, é importante ter um projeto literário antes de começar a escrever um romance ou conto. O escritor conta que o projeto ajuda a refletir sobre o próprio trabalho, possibilita a realização e a organizar os elementos da narrativa (dimensão, lugar, personagens, ação, tempo, foco narrativo).

Outra função do projeto literário, de acordo com Ricardo Lísias, é o de ajudar o escritor a compor uma obra que não seja irrelevante e esteja inserida dentro de um projeto estético. O escritor explica que a prosa moderna – romance moderno e conto moderno – está atrelada ao projeto.

Uma das recomendações deixadas na oficina online voltada para escritores iniciantes é a da importância da leitura e do planejamento, na qual o leitor pode identificar os elementos usados pelos autores, descobrir o sentido da obra, enxergar a composição e desta forma aprender como compor o seu próprio projeto literário.

Entre os livros recomendados estão: Virginia Woolf, Franz Kafka  e James Joyce. Além da obra Proust e os signos, de Gilles Deleuze.

Sobre o Centro de Apoio ao Escritor – tem a proposta de contribuir para a criação literária, propiciando aos autores iniciantes e às pessoas que queiram escrever e publicar obras literárias capacitação técnica e recursos de profissionalização.

Para mais informações, acesse o site do Centro de Apoio ao Escritor.

Comentários

Mais lidas da semana