Pular para o conteúdo principal

Destaques

Passarinha: Livro sobre garota autista e seu pai lidando com o luto

Uma garota pré-adolescente no espectro autista (Síndrome de Asperger) chamada Caitlin perde o irmão em um tiroteio na escola e, além da dificuldade de entender e ser entendida pelos outros no colégio, ela tenta ajudar o pai a superar a morte de Devon. Assim é a trama do livro Passarinha (Mockingbird), da escritoraKathryn Erskine, publicado no Brasil pela Editora Valentina, em 2013.

Compre o livro Passarinha (Kathryn Erskine): https://amzn.to/2RV5PSt

Acredito muito no poder da literatura de entreter, informar e conscientizar sobre temas que nem sempre são abordados de forma suficiente na mídia ou que não são tão humanizados – a ficção ajuda com a empatia. Livros como Passarinha, A Diferença Invisível e Em Algum Lugar nas Estrelas deveriam ser trabalhados em salas de aula, levando em conta questões que vão além da literatura e ajudam na reflexão sobre inclusão social, amizade e relacionamentos de pessoas no espectro autista.

Narrado em primeira pessoa pela Caitlin, o livro Passarinha to…

Prêmio Guavira de Literatura 2014: Inscrições abertas

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou o edital de seleção do Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul – Edição 2014. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho.

Serão selecionadas quatro obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2013 com registro no International Standard Book Number - ISBN e que sejam classificadas em uma das seguintes categorias: Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

Para concorrer o autor deverá enviar quatro exemplares da obra juntamente com a documentação exigida pelo edital exclusivamente via Correios. As inscrições são gratuitas. Cada autor poderá concorrer em apenas uma categoria e com uma obra.

O processo seletivo será realizado em duas etapas distintas: a de Habilitação e a de Seleção. Para cada etapa será nomeada uma Comissão Especial distinta, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes para a análise documental e análise meritória.

Para a Comissão Julgadora serão escolhidos professores, escritores, livreiros, críticos literários, profissionais atuantes da área literária e representantes da sociedade civil de notável atuação no setor cultural.

Serviço: O edital está disponível na página da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Artístico da FCMS, pelos telefones 3316-9155 ou 3316-9164.

*Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Comentários

Mais lidas da semana