Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

Prêmio Guavira de Literatura 2014: Inscrições abertas

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou o edital de seleção do Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul – Edição 2014. As inscrições estão abertas até o dia 6 de junho.

Serão selecionadas quatro obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2013 com registro no International Standard Book Number - ISBN e que sejam classificadas em uma das seguintes categorias: Romance; Conto; Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma das categorias receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

Para concorrer o autor deverá enviar quatro exemplares da obra juntamente com a documentação exigida pelo edital exclusivamente via Correios. As inscrições são gratuitas. Cada autor poderá concorrer em apenas uma categoria e com uma obra.

O processo seletivo será realizado em duas etapas distintas: a de Habilitação e a de Seleção. Para cada etapa será nomeada uma Comissão Especial distinta, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes para a análise documental e análise meritória.

Para a Comissão Julgadora serão escolhidos professores, escritores, livreiros, críticos literários, profissionais atuantes da área literária e representantes da sociedade civil de notável atuação no setor cultural.

Serviço: O edital está disponível na página da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br. Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Artístico da FCMS, pelos telefones 3316-9155 ou 3316-9164.

*Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

Comentários

Mais lidas da semana