Pular para o conteúdo principal

Destaques

Ressignificar dia após dia

A linha era tênue entre a verdade e a autoficção, mas a literatura era um espaço para criar e não tinha compromisso com a realidade. Como tinta invisível, personagens às vezes se misturam e podem confundir. Um personagem pode ser vários e a graça não está em descobrir quem é quem, mas de aproveitar a leitura. Escrever em blog poderia não ser a mesma coisa do que escrever um livro de ficção ou de memórias, mas a verdade era que acabava servindo para as duas coisas. Às vezes o passado estava no passado. Às vezes o presente apontava para o futuro. Mas nunca dá para saber sobre quem se está escrevendo e há beleza nisso. A beleza de que personagens não eram pessoas, de que não precisava contar a verdade sempre, que às vezes quatro personagens poderiam se tornar um. Saber quem é quem parecia o menos importante, mas apreciar a beleza das entrelinhas. Ia escrevendo como uma forma de esvaziar a mente e o coração, sentindo o corpo mais leve. Escrevia e continuaria escrevendo sempre que sentisse ...

Release: Mercado brasileiro mostra a diversidade de sua produção no Brazilian Publishing Experience

Em sua quinta edição, o evento, que está sendo realizado em São Paulo, tem o objetivo de fortalecer a imagem do mercado brasileiro perante formadores de opinião internacionais.

Mostrar a diversidade e o dinamismo atual da produção editorial brasileira a convidados estrangeiros – formadores de opinião – é o objetivo do Brazilian Publishing Experience (BPE), que acontece de 9 a 13 de junho, em São Paulo (SP). Em sua quinta edição, a iniciativa apresenta uma programação densa de contatos e de cultura entre os participantes, inserida no contexto da Copa 2014.

O BPE, que é organizado pelo Projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), este ano irá contar com as seguintes presenças internacionais: Styrbjorn Gustafsson, importante editor sueco, diretor da Tranan Editorial; a jornalista francesa Anne-Laure Walter, editora da Revista “Livres Hebdo”; e o jornalista colombiano Julio César Guzmán, editor chefe do caderno de Cultura do jornal diário “El Tiempo”.

“Este ano, a escolha dos participantes pautou-se pela importância desses mercados para o Brasil”, explica Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). “O convite ao editor sueco justifica-se pelo interesse que temos em estreitar a relação com a Suécia, que nos últimos anos tem apresentado interesse crescente pelo conteúdo editorial brasileiro. Além disso, nossa literatura será homenageada na Feira Internacional do Livro em Gotemburgo este ano”, conta Karine.

“Já a Colômbia é, atualmente, um dos mercados alvo do BP e um importante país no cenário econômico da América Latina. O contato mais próximo com aquele mercado teve início em 2012, quando o Brasil foi o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, proporcionando grande visibilidade a nossa produção editorial. Agora, a participação deste destacado jornalista colombiano aumenta a nossa chance de aprofundar o relacionamento naquele país”, pondera a presidente da CBL. “Assim ocorre com a vinda da jornalista Anne-Laure Walter. Ela representa uma das mais importantes publicações do setor editorial francês, voltada para editores, livreiros, escritores, bibliotecários e agentes literários. O contato mais próximo da jornalista com nossa produção editorial deverá refletir positivamente no Salon du Livre, que em 2015 também fará homenagem ao Brasil”.

 A agenda do BPE visa o fortalecimento da imagem do mercado brasileiro e de sua posição de provedor de conteúdo de qualidade para o mercado global. E para mostrar esta diversidade editorial e cultural de nossa terra, o evento conta com importantes parcerias, como a do Itaú Cultural, Instituto Ecofuturo, Sesc-SP e Museu da Língua Portuguesa.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL

*Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

Mais lidas da semana