Pular para o conteúdo principal

Destaques

Dois meses sem fumar cigarro

Quando eu comecei a parar de fumar cigarro, a primeira coisa que eu tinha em mente era a de que não queria ser o tipo de pessoa que fica contando com frequência há quanto tempo estava sem fumar, até me dar conta da importância disso, pelo menos no início. Aos dois meses sem fumar cigarro, a tentação e a fissura diminuem, tornando mais fácil de lidar com a ausência da nicotina. No início, é normal que haja um estranhamento do horário em que costumava fumar agora estar sendo usado para outra coisa, mas com o passar do tempo, as coisas melhoram. Ao mesmo tempo em que não via a importância de contar o tempo sem cigarro, uma parte de mim não acreditava que conseguiria ficar tanto tempo sem cigarro, como se fosse ficar preso em um constante ciclo de recaídas, mas a verdade era que havia conseguido e tinha como plano continuar longe do cigarro. Então, sim, depois de um tempo sem o cigarro e a nicotina, as coisas realmente melhoram, não é só algo que dizem para inspirar a pessoa a não desi...

Release: Mercado brasileiro mostra a diversidade de sua produção no Brazilian Publishing Experience

Em sua quinta edição, o evento, que está sendo realizado em São Paulo, tem o objetivo de fortalecer a imagem do mercado brasileiro perante formadores de opinião internacionais.

Mostrar a diversidade e o dinamismo atual da produção editorial brasileira a convidados estrangeiros – formadores de opinião – é o objetivo do Brazilian Publishing Experience (BPE), que acontece de 9 a 13 de junho, em São Paulo (SP). Em sua quinta edição, a iniciativa apresenta uma programação densa de contatos e de cultura entre os participantes, inserida no contexto da Copa 2014.

O BPE, que é organizado pelo Projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), este ano irá contar com as seguintes presenças internacionais: Styrbjorn Gustafsson, importante editor sueco, diretor da Tranan Editorial; a jornalista francesa Anne-Laure Walter, editora da Revista “Livres Hebdo”; e o jornalista colombiano Julio César Guzmán, editor chefe do caderno de Cultura do jornal diário “El Tiempo”.

“Este ano, a escolha dos participantes pautou-se pela importância desses mercados para o Brasil”, explica Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). “O convite ao editor sueco justifica-se pelo interesse que temos em estreitar a relação com a Suécia, que nos últimos anos tem apresentado interesse crescente pelo conteúdo editorial brasileiro. Além disso, nossa literatura será homenageada na Feira Internacional do Livro em Gotemburgo este ano”, conta Karine.

“Já a Colômbia é, atualmente, um dos mercados alvo do BP e um importante país no cenário econômico da América Latina. O contato mais próximo com aquele mercado teve início em 2012, quando o Brasil foi o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, proporcionando grande visibilidade a nossa produção editorial. Agora, a participação deste destacado jornalista colombiano aumenta a nossa chance de aprofundar o relacionamento naquele país”, pondera a presidente da CBL. “Assim ocorre com a vinda da jornalista Anne-Laure Walter. Ela representa uma das mais importantes publicações do setor editorial francês, voltada para editores, livreiros, escritores, bibliotecários e agentes literários. O contato mais próximo da jornalista com nossa produção editorial deverá refletir positivamente no Salon du Livre, que em 2015 também fará homenagem ao Brasil”.

 A agenda do BPE visa o fortalecimento da imagem do mercado brasileiro e de sua posição de provedor de conteúdo de qualidade para o mercado global. E para mostrar esta diversidade editorial e cultural de nossa terra, o evento conta com importantes parcerias, como a do Itaú Cultural, Instituto Ecofuturo, Sesc-SP e Museu da Língua Portuguesa.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL

*Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

Mais lidas da semana