Pular para o conteúdo principal

Destaques

Murder By The Coast: Documentário espanhol da Netflix sobre casos de jovens assassinadas traz dilemas éticos

Murder By The Coast (Homicídio na Costa do Sol/El caso Wanninkhof - Carabantes) é um ótimo documentário de crimes para quem deseja entender os impactos do julgamento antecipado pela imprensa sobre casos mal investigados, influenciando a opinião pública, quando só existem indícios, mas nenhuma prova. Lançado pela Netflix em 2021, o filme espanhol foi dirigido por Tània Balló e roteirizado por Gonzalo Berger . Em mais de 20 anos, muita coisa mudou no mundo. Mas há outras que ainda servem como ótimo exemplo de erros e acertos, especialmente no que diz respeito aos casos criminais, opiniões públicas, preconceitos e faltas de evidências. O documentário traz o caso da adolescente Rocío Wanninkhof que foi assassinada em 1999 e na ansiedade para encontrar um culpado, diante da falta de informações concretas, tudo toma um rumo que se fossem contar, poderiam jurar que se trata de um enredo de ficção. Os depoimentos de profissionais envolvidos ou que estudaram o caso só enriquecem o documentári

Release: Mercado brasileiro mostra a diversidade de sua produção no Brazilian Publishing Experience

Em sua quinta edição, o evento, que está sendo realizado em São Paulo, tem o objetivo de fortalecer a imagem do mercado brasileiro perante formadores de opinião internacionais.

Mostrar a diversidade e o dinamismo atual da produção editorial brasileira a convidados estrangeiros – formadores de opinião – é o objetivo do Brazilian Publishing Experience (BPE), que acontece de 9 a 13 de junho, em São Paulo (SP). Em sua quinta edição, a iniciativa apresenta uma programação densa de contatos e de cultura entre os participantes, inserida no contexto da Copa 2014.

O BPE, que é organizado pelo Projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), este ano irá contar com as seguintes presenças internacionais: Styrbjorn Gustafsson, importante editor sueco, diretor da Tranan Editorial; a jornalista francesa Anne-Laure Walter, editora da Revista “Livres Hebdo”; e o jornalista colombiano Julio César Guzmán, editor chefe do caderno de Cultura do jornal diário “El Tiempo”.

“Este ano, a escolha dos participantes pautou-se pela importância desses mercados para o Brasil”, explica Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). “O convite ao editor sueco justifica-se pelo interesse que temos em estreitar a relação com a Suécia, que nos últimos anos tem apresentado interesse crescente pelo conteúdo editorial brasileiro. Além disso, nossa literatura será homenageada na Feira Internacional do Livro em Gotemburgo este ano”, conta Karine.

“Já a Colômbia é, atualmente, um dos mercados alvo do BP e um importante país no cenário econômico da América Latina. O contato mais próximo com aquele mercado teve início em 2012, quando o Brasil foi o país homenageado na Feira do Livro de Bogotá, proporcionando grande visibilidade a nossa produção editorial. Agora, a participação deste destacado jornalista colombiano aumenta a nossa chance de aprofundar o relacionamento naquele país”, pondera a presidente da CBL. “Assim ocorre com a vinda da jornalista Anne-Laure Walter. Ela representa uma das mais importantes publicações do setor editorial francês, voltada para editores, livreiros, escritores, bibliotecários e agentes literários. O contato mais próximo da jornalista com nossa produção editorial deverá refletir positivamente no Salon du Livre, que em 2015 também fará homenagem ao Brasil”.

 A agenda do BPE visa o fortalecimento da imagem do mercado brasileiro e de sua posição de provedor de conteúdo de qualidade para o mercado global. E para mostrar esta diversidade editorial e cultural de nossa terra, o evento conta com importantes parcerias, como a do Itaú Cultural, Instituto Ecofuturo, Sesc-SP e Museu da Língua Portuguesa.

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL

*Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação

Comentários

Mais lidas da semana