Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Resenha: O Torneio dos Céus – Leandro Schulai

O Torneio dos Céus é o livro de estreia do escritor Leandro Schulai. A obra de 384 páginas foi publicada pela Livrus Negócios Editoriais e conta a história de Dimítris Saloustros, um jovem grego que morreu e acaba descobrindo que a vida continua no Vale dos Anjos.

O livro nacional de Fantasia traz uma proposta bem interessante, misturando uma série de referências e com uma forte inspiração na mitologia grega. Após morrer, o protagonista Dimítris é julgado e enviado para um lugar repleto de anjos. Longe de sua amada Mariah, ele tenta encontrar uma forma de voltar ao plano terrestre e cumprir a sua promessa de que não abandonaria sua esposa.

Dividido em três partes, a obra de ficção é narrada em terceira pessoa. Além de Dimítris que é o típico herói, o leitor também conhece Obelisco e Anne, seus amigos anjos que o acompanham nesta jornada. Momentos de romance e drama são intercalados com aventuras e descobertas.

Não estou acostumado a ler histórias de fantasia com anjos. Leandro Schulai criou anjos com alguns elementos da pureza e bondade, mas também outros cheios de maldades e ambições – ambos com poderes de acordo com os seus elementos e diferentes funções. O autor criou um sistema onde eles são divididos em diversas hierarquias – o que torna a narrativa mais interessante, como se esse universo e seus seres de fantasia realmente existissem. Até mesmo o Vale dos Anjos não é somente o Paraíso, mas também tem o seu local para as Oito Prisões.

Como todo primeiro livro de uma série, O Torneio dos Céus traz mais uma introdução a este universo, na qual o herói vai descobrindo gradualmente o novo ambiente, suas batalhas, conflitos, recompensas, aliados, inimigos e limitações. Dimítris vê na participação de um torneio de luta entre anjos a oportunidade de realizar os seus principais desejos. O segundo livro da série O Vale dos Anjos, intitulado O Poder da Luz, por exemplo, dá mais destaque aos seres das trevas e quais são suas intenções.

Li a primeira metade do livro durante uma noite e a outra metade durante à tarde do dia seguinte. A linguagem é bem acessível e a leitura flui! Algumas passagens do livro me surpreenderam, enquanto outras eu tive a impressão de que já saberia o que aconteceria, talvez por causa das referências e inspirações ou por estar acostumado a ler muitas histórias.

Já estou ansioso para ler a continuação de O Vale dos Anjos. Já comprei o meu exemplar, que foi lançado recentemente em São Paulo! As capas dos dois livros são lindas e combinam muito bem com suas histórias. Quem foi ao lançamento teve a oportunidade de comprar os marcadores de páginas da série que, aliás, são lindos também.

Apreciei a leitura e ao mesmo tempo tive o prazer de analisar sua estrutura, e aprender um pouco sobre quais elementos eu poderei melhorar nos meus próprios romances de fantasia. Outro motivo que me levou a ficar empolgado com a leitura foi a experiência de participar de uma coletânea organizada pelo autor, a Amores Impossíveis (Andross Editora), me fazendo despertar este interesse por conhecer melhor tanto a escrita do Leandro Schulai, como ver de perto um livro que deu certo, além de prestigiar a literatura nacional de fantasia!

Sobre o autor – Leandro Schulai sempre foi um apaixonado por livros. Fã de literatura fantástica, começou a esboçar a ideia para sua série ainda aos dezesseis anos de idade. Seu livro de estreia, O Torneio dos Céus conquistou os leitores brasileiros em todos os cantos e apresentou uma nova visão do mundo dos anjos. Já organizou diversas antologias e criou o programa “Na Mira dos Livros”, para a cobertura de eventos literários. Site do autor: http://leandroschulai.com.br/.

Quer conhecer melhor o escritor? Leia a entrevista com o Leandro Schulai publicada aqui no blog!

Comentários

  1. Olá
    Gosto quando autores nacionais conseguem seu lugar no mercado, apesar de fugir de séries pretendo dar uma chance a essa.
    Abraços

    chacomresenha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo!
      Obrigado por sua visita. Adorei o layout do seu blog... Está muito bacana!
      Então, para quem gosta de literatura fantástica e anime, o Leandro Schulai sabe dosar bem as duas coisas. Espero que goste, caso leia!

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana