Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Disfunção Executiva, Alimentação e Autonomia

Quase nunca falo de alimentação, mas hoje decidi falar. Uma das principais curiosidades de pais de pessoas no espectro autista é sobre a seletividade alimentar e autonomia. Poucos sabem da existência da disfunção executiva.


Foto tirada neste sábado, 18 de maio de 2019: 


Aspergers também comem besteiras. Não sou exemplo a ser seguido por ninguém. Por esse e inúmeros motivos prefiro ficar do lado de fora do mundo do autismo. Odiaria ser visto como um modelo de comportamento.  
Poucas pessoas conhecem minha história de vida. Aos 17 anos, entrei na universidade, onde comecei minha primeira graduação: Nutrição. Quem já leu os outros posts, sabe que a graduação não foi desafiadora para mim e acabei desistindo = comportamento de pessoas com altas habilidades (embora eu não tenha papel, na minha infância fui consultado por psicóloga que dizia que eu era muito maduro para minha idade). Queria algo mais desafiador e fiz cursinho para tentar Medicina, mas a realidade bate na porta e não era e aind…

1º Prêmio Saraiva Literatura: Confira os finalistas

A Saraiva divulgou a lista dos finalistas do 1º Prêmio Saraiva de Literatura de cada uma das categorias: Literatura Infantil (Poesia), Literatura Juvenil (Crônica) e Literatura Adulta (Romance). Confira abaixo:


Literatura Infantil – Poesia

- Christian Nectoux David (Porto Alegre/RS)

- Jacqueline Lopes Salgado Soares (Bauru/SP)

- Valquíria Gesqui Malagoli (Jundiaí/SP)


Literatura Juvenil – Crônica

- Carlos Augusto de Almeida (Três Rios/RJ)

- Elika Takimoto (Rio de Janeiro/RJ)

- Vanessa Luiza Martinelli Levandowski (Joinville/SC)


Literatura Adulta – Romance

- Andreia Fernandes Soares Leite (Rio de Janeiro/RJ)

- Evaldo Balbino da Silva (Belo Horizonte/MG)

- Mauro Vieira Maciel (Florianópolis/SC)

O vencedor de cada categoria será anunciado em cerimônia de entrega do Prêmio Saraiva, no dia 04/11.

Parabéns aos finalistas!

*Informações do site oficial do Prêmio Saraiva

Comentários

  1. Eu sempre quis participar da Literatura Adulta - Romance, mas como te disse o bloqueio criativo está me empatando... até o fim do ano eu termino meu livro e parabéns aos finalistas, não desiste, Ben! Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Desistir não é opção! A concorrência é enorme, por isso não fiquei tão desanimado. Quando participei do Prêmio SESC, ano passado, com o mesmo romance, fiquei entre os pré-selecionados, mas como só um era selecionado por categoria, a sensação de estar entre os que quase foram selecionados foi ótima.
      Quanto ao seu livro, continue escrevendo. Anote ideias. Tenha sempre um caderninho por perto. Tente quebrar a lógica, por exemplo, se está com dificuldade no capítulo 2, escreve o último capítulo, ou alguma parte que te interesse mais. Depois você volta e vai 'preenchendo os espaços'. Uma vez que você voltar a pegar o ritmo, terão dias de boa produção, outros parados, mas você vai se acostumando. Você pode colocar como meta escrever x número de palavras todos os dias. Se não quiser se prender aos números fixos, escreva e anote quanto você escreveu durante determinado tempo, assim você vai tendo noção do seu processo de criação e pode simular quantas semanas levaria para terminar o romance completo (a 1ª versão). Depois de escrito, você passa pela reescrita, releitura, revisão. Vai analisando o que ficou do jeito que era para ser, o que precisa melhorar, o que pode ser cortado e por aí vai.
      Mesmo que não publique o livro, só de escrevê-lo será uma vitória. No momento estou quase concluindo meu quarto romance. Nenhum deles foi publicado. À medida que escrevo, o texto vai fluindo melhor. Você vai 'pegando o jeito'.
      Abraços e muito obrigado pelo comentário gentil.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana