Pular para o conteúdo principal

Destaques

Antraz: Documentário da Netflix revela investigações feitas pelo FBI durante anos

Um pouco após os atentados terroristas contra as torres gêmeas, em Nova Iorque, Estados Unidos, no 11 de setembro de 2001, uma ameaça de antraz colocou as autoridades, como o FBI em alerta, e espalhou pânico nos norte-americanos devido à facilidade de se espalhar sem as pessoas saberem.  Dirigido e roteirizado por Dan Krauss e produzido pela Netflix e pela BBC, 21 anos após o ataque e o primeiro caso de circulação do antraz, o documentário Antraz: EUA Sob Ataque (The Anthrax Attacks) leva o telespectador para as investigações do FBI que duraram anos. O que a princípio foi alvo de muita pressão para a solução do caso, principalmente pelo medo dos norte-americanos do esporo da bactéria continuar se espalhando pelas cartas e fazendo mais pessoas adoecerem e/ou morrerem, logo foi caindo no esquecimento conforme as investigações desenrolavam fora dos holofotes.  Com a proximidade do caso do ataque às torres gêmeas, à primeira vista, o pânico generalizado fez com quem os norte-americanos

1º Prêmio Saraiva Literatura: Confira os finalistas

A Saraiva divulgou a lista dos finalistas do 1º Prêmio Saraiva de Literatura de cada uma das categorias: Literatura Infantil (Poesia), Literatura Juvenil (Crônica) e Literatura Adulta (Romance). Confira abaixo:


Literatura Infantil – Poesia

- Christian Nectoux David (Porto Alegre/RS)

- Jacqueline Lopes Salgado Soares (Bauru/SP)

- Valquíria Gesqui Malagoli (Jundiaí/SP)


Literatura Juvenil – Crônica

- Carlos Augusto de Almeida (Três Rios/RJ)

- Elika Takimoto (Rio de Janeiro/RJ)

- Vanessa Luiza Martinelli Levandowski (Joinville/SC)


Literatura Adulta – Romance

- Andreia Fernandes Soares Leite (Rio de Janeiro/RJ)

- Evaldo Balbino da Silva (Belo Horizonte/MG)

- Mauro Vieira Maciel (Florianópolis/SC)

O vencedor de cada categoria será anunciado em cerimônia de entrega do Prêmio Saraiva, no dia 04/11.

Parabéns aos finalistas!

*Informações do site oficial do Prêmio Saraiva

Comentários

  1. Eu sempre quis participar da Literatura Adulta - Romance, mas como te disse o bloqueio criativo está me empatando... até o fim do ano eu termino meu livro e parabéns aos finalistas, não desiste, Ben! Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Desistir não é opção! A concorrência é enorme, por isso não fiquei tão desanimado. Quando participei do Prêmio SESC, ano passado, com o mesmo romance, fiquei entre os pré-selecionados, mas como só um era selecionado por categoria, a sensação de estar entre os que quase foram selecionados foi ótima.
      Quanto ao seu livro, continue escrevendo. Anote ideias. Tenha sempre um caderninho por perto. Tente quebrar a lógica, por exemplo, se está com dificuldade no capítulo 2, escreve o último capítulo, ou alguma parte que te interesse mais. Depois você volta e vai 'preenchendo os espaços'. Uma vez que você voltar a pegar o ritmo, terão dias de boa produção, outros parados, mas você vai se acostumando. Você pode colocar como meta escrever x número de palavras todos os dias. Se não quiser se prender aos números fixos, escreva e anote quanto você escreveu durante determinado tempo, assim você vai tendo noção do seu processo de criação e pode simular quantas semanas levaria para terminar o romance completo (a 1ª versão). Depois de escrito, você passa pela reescrita, releitura, revisão. Vai analisando o que ficou do jeito que era para ser, o que precisa melhorar, o que pode ser cortado e por aí vai.
      Mesmo que não publique o livro, só de escrevê-lo será uma vitória. No momento estou quase concluindo meu quarto romance. Nenhum deles foi publicado. À medida que escrevo, o texto vai fluindo melhor. Você vai 'pegando o jeito'.
      Abraços e muito obrigado pelo comentário gentil.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana