Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

1º Prêmio Saraiva Literatura: Confira os finalistas

A Saraiva divulgou a lista dos finalistas do 1º Prêmio Saraiva de Literatura de cada uma das categorias: Literatura Infantil (Poesia), Literatura Juvenil (Crônica) e Literatura Adulta (Romance). Confira abaixo:


Literatura Infantil – Poesia

- Christian Nectoux David (Porto Alegre/RS)

- Jacqueline Lopes Salgado Soares (Bauru/SP)

- Valquíria Gesqui Malagoli (Jundiaí/SP)


Literatura Juvenil – Crônica

- Carlos Augusto de Almeida (Três Rios/RJ)

- Elika Takimoto (Rio de Janeiro/RJ)

- Vanessa Luiza Martinelli Levandowski (Joinville/SC)


Literatura Adulta – Romance

- Andreia Fernandes Soares Leite (Rio de Janeiro/RJ)

- Evaldo Balbino da Silva (Belo Horizonte/MG)

- Mauro Vieira Maciel (Florianópolis/SC)

O vencedor de cada categoria será anunciado em cerimônia de entrega do Prêmio Saraiva, no dia 04/11.

Parabéns aos finalistas!

*Informações do site oficial do Prêmio Saraiva

Comentários

  1. Eu sempre quis participar da Literatura Adulta - Romance, mas como te disse o bloqueio criativo está me empatando... até o fim do ano eu termino meu livro e parabéns aos finalistas, não desiste, Ben! Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Desistir não é opção! A concorrência é enorme, por isso não fiquei tão desanimado. Quando participei do Prêmio SESC, ano passado, com o mesmo romance, fiquei entre os pré-selecionados, mas como só um era selecionado por categoria, a sensação de estar entre os que quase foram selecionados foi ótima.
      Quanto ao seu livro, continue escrevendo. Anote ideias. Tenha sempre um caderninho por perto. Tente quebrar a lógica, por exemplo, se está com dificuldade no capítulo 2, escreve o último capítulo, ou alguma parte que te interesse mais. Depois você volta e vai 'preenchendo os espaços'. Uma vez que você voltar a pegar o ritmo, terão dias de boa produção, outros parados, mas você vai se acostumando. Você pode colocar como meta escrever x número de palavras todos os dias. Se não quiser se prender aos números fixos, escreva e anote quanto você escreveu durante determinado tempo, assim você vai tendo noção do seu processo de criação e pode simular quantas semanas levaria para terminar o romance completo (a 1ª versão). Depois de escrito, você passa pela reescrita, releitura, revisão. Vai analisando o que ficou do jeito que era para ser, o que precisa melhorar, o que pode ser cortado e por aí vai.
      Mesmo que não publique o livro, só de escrevê-lo será uma vitória. No momento estou quase concluindo meu quarto romance. Nenhum deles foi publicado. À medida que escrevo, o texto vai fluindo melhor. Você vai 'pegando o jeito'.
      Abraços e muito obrigado pelo comentário gentil.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana