Pular para o conteúdo principal

Destaques

Inegociável

Duas coisas opostas poderiam ser verdades ao mesmo tempo. No entanto, havia aprendido que mesmo gostando do outro, talvez o humor era algo inegociável. Então, foi aprendendo a se desprender do outro e todo conforto que havia depositado ao longo do tempo. Um ano era o suficiente para esclarecer as coisas, mas eram uma equação sem resposta. Aprendera que o outro deveria se preocupar com o desconforto que causava, independente da sua predileção por humor negro. Mas a verdade era que sua preocupação com a risada era maior do que a preocupação com o bem-estar. Ia deixando as coisas se ajeitarem. Se desapegando da ideia de que alguém dia os dois fizeram algum sentido e tinham algum futuro. Não, o presente havia enterrado tudo e não havia o que fazer. Quando dois não querem, nada flui. Talvez sempre tenha sido assim e tinha se dado conta tarde demais. Não insistiria em mandar mensagem sem respostas: aceitaria aquilo como uma resposta em si, a da indiferença. Então, pouco a pouco, ia tirando t...

Redator Freelancer, quanto vale o seu serviço? Cliente paga 25 centavos por artigo

Hoje recebi um e-mail de um daqueles sites que divulgam vagas para profissionais freelancers. Fiquei surpreso ao ver uma vaga na qual o cliente procurava pessoas capacitadas para escrever notícias, com o pagamento de 25 centavos por texto, devendo o redator postar um total de 1300 artigos por mês por R$ 325.

Crédito: Janaka Dharmasena / Stockvault.
Não pude deixar de notar o quanto os redatores freelancers têm sido desvalorizados. Apesar de muitas empresas terem criado blogs e do aumento do número de lojas virtuais que necessitam de redatores para escreverem textos sobre os seus produtos, novidades e artigos da área, também é possível notar o desrespeito com o profissional freela.

Detalhe: além do baixo valor pago ao redator web, os sites que oferecem as vagas costumam cobrar uma taxa do valor.

Diante do valor absolutamente baixo cobrado pela redação do artigo, fica a dúvida no ar: Quanto vale o seu serviço?

No site da Escola Freelancer há um artigo do Luciano Larrossa no qual ele discute os preços de textos e artigos. O valor mais baixo do site está entre 10 e 15 reais para textos curtos (300 a 500 palavras). Segundo o jornalista, aceitar propostas entre 3 a 9 reais não compensam. Quanto maior o número de palavras no artigo, maior é o valor a ser cobrado. Esses valores são sugeridos para textos de blogs, para textos jornalísticos é recomendável ficar de olho nas tabelas sugeridas pelos sindicatos dos jornalistas.

Outro ponto interessante levantado por Luciano é a questão da especialização. Para se tornar redator freelancer não se faz necessário nenhuma graduação, no entanto é fundamental que a pessoa tenha conhecimentos sobre escrita. Se você é um especialista da área que será abordada no artigo, o criador da Escola Freelancer recomenda que os valores sejam dobrados.

Até que ponto vale a pena escrever artigo por 25 centavos? Outro absurdo, é que além do freelancer ter um bom português, é recomendável que ele saiba inglês no nível intermediário. Com o tempo gasto para escrever cada texto por esse valor absurdamente baixo, qual é a vantagem para o profissional freelancer? Não compensa mais arranjar um emprego tradicional?

E você, quanto costuma cobrar por artigo? Aceitaria escrever um texto por 25 centavos? Deixe o seu comentário no blog!

Mais lidas da semana