Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Vídeo: Formação de Escritores no Brasil

No programa Espaço Heráclito, de janeiro de 2014, a criadora e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz, Márcia Vescovi Fortunato foi entrevistada pelo apresentador Flávio Ricardo Vassoler. Durante o programa foram debatidos os percursos da formação de escritores e da criação literária no Brasil.
Coordenadora da pós-graduação de Formação de Escritores, Márcia Vescovi Fortunato. Foto: Reprodução / Youtube.
Dividido em duas partes, o programa de número 20 do Espaço Heráclito foi disponibilizado no Youtube pelo próprio apresentador. Na primeira parte do programa, antes da entrevista, o apresentador recomenda a leitura do livro Confissões de um burguês, do escritor húngaro Sándor Márai, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

*A entrevista sobre a Formação de Escritores inicia a partir de 15 minutos e 45 segundos

Assista aos vídeos Espaço Heráclito 20 - Percursos da formação de escritores e da criação literária Parte 1 e Parte 2: 





Sobre o apresentador do programa – Flávio Ricardo Vassoler é escritor e professor universitário. Mestre e doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH-USP, é autor de O Evangelho segundo Talião (Editora nVersos) e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade (Editora Intermeios). Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito, www.portalheraclito.com.br, e o Subsolo das Memórias, www.subsolodasmemorias.blogspot.com, páginas em que posta fragmentos de seus textos literários e fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

Sobre o programa – O Espaço Heráclito vai ao ar todas as segundas-feiras, ao vivo, a partir das 19h, pela página da TV Geração Z: www.tvgeracaoz.com.br.

Para mais informações sobre a Formação de Escritores, acesse o link oficial do curso: http://veracruz.edu.br/inicio/instituto/pos-graduacao/formacao-de-escritores

Comentários

Mais lidas da semana