Pular para o conteúdo principal

Destaques

12 Graphic Novels que você precisa ler

Começou como uma forma de experimentação na leitura. Apesar de gostar de tirinhas, nunca tinha me aventurado pelo universo das graphic novels, como aconteceu há alguns anos – pelo menos, não de forma que me interessasse.

Percebo que cada vez mais pessoas estão se interessando pelos diferentes formatos de narrativas. Acho válida toda forma de contação de histórias e acredito que elas podem criar experiências complementares. Há espaço para todos gostos.


Com doze indicações de leitura, dá para ler um livro por mês ou ler todos em um só mês, dependendo do ritmo de leitura e da fome por histórias de cada um. Entre temáticas mais sociais e outras mais fantasiosas, as graphic novels podem ser uma porta de entrada para outros livros, como podem ocupar um espaço central no coração de quem é aficionado por histórias ilustradas.

Histórias que podem ir muito além de um passa-tempo, como se acreditava antigamente, mas também proporcionar reflexões sobre a vida, juntando o melhor dos dois mundos: d…

Nove dos 20 Livros Mais Procurados no Google em Novembro foram adaptados para o Cinema em 2014

Ame ou odeie adaptações cinematográficas de livros. Não dá para negar a influência que os filmes exercem em muitos leitores, principalmente naqueles que costumam ler as obras que viraram febre do momento ou gostaram tanto de ver os personagens na telona e acabaram comprando os livros. Dos 20 Livros em Destaque no Google, em Novembro de 2014, 9 foram adaptados para o cinema e dois deles estão relacionados.

Livro A Esperança, Suzanne Collins
A Esperança (Mockinjay) lidera a lista dos livros que
mais se destacaram nas buscas do Google durante
o mês de novembro de 2014.
Confira abaixo a lista dos Livros mais Procurados no Google em Novembro:

Mockinjay (A Esperança) e The Hunger Games (Jogos Vorazes) – A Esperança Parte 1 foi lançado no Brasil em novembro de 2014 e foi sucesso de bilheteria. No Brasil, o terceiro livro da trilogia de distopia Jogos Vorazes, da autora Suzanne Collins, foi publicado pela Editora Rocco, em 2011.

Gone Girl (Garota Exemplar) – O filme estreou em outubro de 2014 nos cinemas brasileiros e de diversos países e foi sucesso de bilheteria, conquistando milhões de dólares. No Brasil, o livro Garota Exemplar, da autora Gillian Flynn, foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2013.

Fifty Shades of Grey (50 Tons de Cinza) – A data de estreia era para 2014, mas foi alterada para 2015 (está na lista por causa da expectativa gerada após os trailers e imagens, aumentando o interesse pelos livros). No Brasil, 50 Tons de Cinza, da autora E. L. James, foi publicado pela Editora Intrínseca, em 2012.

Maze Runner (Correr ou Morrer) – A distopia de ficção científica estreou em setembro nos cinemas brasileiros e rendeu R$ 4,6 milhões no seu primeiro fim de semana. No Brasil, os livros da saga Maze Runner, do autor James Dashner, foram publicados pela Editora Vergara & Riba.

The Fault in Our Stars (A Culpa é das Estrelas) – Lançado no Brasil em Maio de 2014, foi o filme mais visto no período de lançamento. No Brasil, o livro A Culpa é das Estrelas, do autor John Green, foi publicado pela Editora Intrínseca.

If I Stay (Se Eu Ficar) – Lançado em setembro nos cinemas brasileiros, o filme também foi sucesso de bilheteria. No Brasil, Se Eu Ficar, da autora Gayle Forman, foi publicado pela Editora Novo Conceito, em 2013.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos aumentou a procura pelo livro do escritor J. R. R. Tolkien. 

The Hobbit (O Hobbit) e The Lord of The Rings (O Senhor dos Anéis) – O filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos estreou no Brasil em dezembro. No Brasil, O livro O Hobbit, do escritor J. R. R. Tolkien, foi republicado pela Editora Wmf Martins Fontes, em 2013.

The Giver (O Doador de Memórias) – A adaptação do best-seller estreou em setembro nos cinemas brasileiros, aproveitando a onda de sucesso dos filmes de distopias. No Brasil, o livro O Doador de Memórias, do autor Lois Lowry, foi publicado pela Editora Novo Conceito, em 2014.

Divergent (Divergente) – O filme estreou em abril nos cinemas brasileiros, mais uma distopia que fez sucesso. No Brasil, Divergente, da autora Veronica Roth, foi publicado pela Editora Rocco, em 2012.

PS: Esta lista de pesquisas em destaque de livros é fornecida pela ferramenta Google Trends. Infelizmente, no Brasil, os números são exibidos anualmente; Já nos Estados Unidos, é possível ter informações mensais sobre os livros mais pesquisados e quais estão em destaque (Maior aumento no volume de pesquisa desde o período anterior).

Comentários

  1. Me senti completamente perdida, não vi, nem li nenhum desses livros exceto A culpa é das estrelas que eu não gostei. Apesar de no filme ter aquela coisa toda de efeitos especiais e tal, ainda prefiro ler e imaginar sozinha a história! =) Beijos

    http://www.gotinhasdeesperanca.com
    http://diaadiadadepressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele!
      Não se sinta só neste barco (quase furado!).
      Da lista, li somente 3 (Divergent, A Culpa é das Estrelas e 50 Tons de Cinza). Já li o primeiro de Jogos Vorazes, mas não o terceiro (que é o que está em cartaz!). Devo ir hoje ao cinema assistir A Esperança Parte 1.
      Estou curioso para assistir Garota Exemplar e entender porque fez tanto sucesso.
      Uma coisa é certa: As editoras brasileiros que apostam na tradução de livros que foram recentemente adaptados para o cinema quase não precisam investir em Marketing. O filme faz quase todo o trabalho de despertar o interesse de quem assistiu, gostou e quer ler o livro.
      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana