Pular para o conteúdo principal

Destaques

A difícil arte de encerrar ciclos

A difícil arte de encerrar ciclos. Ciclos que já não funcionavam. Às vezes, não importa o quanto você tente, as coisas simplesmente não vão funcionar. Então, você decide que não quer para o seu próximo ano, as mesmas coisas que aguentou no ano passado e atual, você deseja mudanças. Só que falar em mudanças é fácil. Difícil é colocar em prática. Ver você se dando conta de que é capaz de coisas que antes sequer imaginaria. Deixar alguém para trás. Deixar alguém que não faz parte mais do seu presente. Deixar alguém que não faz parte dos pensamentos no futuro. Deixar alguém. Ia encerrando ciclo após ciclo, na esperança de ter um ano mais leve, sem repetições dos mesmos erros. Ia só então se dando conta de que o amanhã poderia ser mais leve quando se realmente deixava pra trás o que estava pesando e parasse de ignorar. Não, algumas coisas deveriam ser encaradas de frente.  *Ben Oliveira é escritor, formado em jornalismo . Autor do livro de terror  Escrita Maldita , p ublicado na Am...

Oficina de Criação Literária com o escritor Marcelino Freire chega a Campo Grande (MS)

O escritor Marcelino Freire ministrará uma oficina de Criação Literária na Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS), entre os dias 22 a 24 de janeiro de 2015. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.


A oficina de criação literária faz parte do projeto Quebras, realizado pelo Rumos Itaú Cultural, com a proposta descobrir quais são os espaços literários formados, quais autores e artistas serão encontrados pelo caminho.

Segundo informações do site oficial do projeto, devem ser visitadas quinze capitais brasileiras e as experiências serão registradas e, em breve, um livro será publicado com o apoio do Rumos Itaú Cultural.

“Em cada cidade visitada, será realizada uma oficina literária, na intenção de trocar palavras e ideias, aprender e apreender com os poetas, prosadores, cronistas e romancistas locais. Um curso aberto ao público, gratuito, contemplando todos os gêneros literários. Ao final, o evento de encerramento reunirá o público em geral para festejar esses encontros – que só estão, por ora, começando. Projeto para ficar na memória. Coletiva. Uma celebração à literatura. E a toda a arte que está presente e pulsante por toda parte. E viva!”.

As inscrições para o oficina literária devem ser feitas pelo site do projeto Quebras na página de Contato ou através do e-mail todasasquebras@gmail.com.

Sobre o criador do projeto – Marcelino Freire é escritor. Nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo Capital desde 1991. É autor, entre outros, de “Angu de Sangue” (contos, Ateliê Editorial, 2000), “Contos Negreiros” (Record, 2005) e “Nossos Ossos” (romance, Record, 2013). É também curador e curador da Balada Literária, evento que acontece anualmente desde 2006 no bairro paulistano da Vila Madalena. Para saber mais sobre autor e obra, visite: www.marcelinofreire.wordpress.com

Co-produtor – Jorge Filholini, nascido de São Paulo em 1988 e radicado em São Carlos, interior paulista, graduando em Letras, é escritor, jornalista e editor e fundador, ao lado de Vinícius de Andrade, do site Livre Opinião - Ideias em Debate. Prepara a publicação de seu primeiro livro de contos, "Fome de Cão". Embarca nesta viagem do Quebras, como assistente e co-produtor da aventura.

Fiquei sabendo da oficina literária graças ao ator, pesquisador e um dos membros da equipe da Casa de Ensaio, Eduardo Alcântara. Uma nota foi divulgada no site da organização social: http://casadeensaio.org.br/2014/12/14/inscricoes-abertas-para-oficina-de-criacao-literaria-na-casa/

Mais lidas da semana