Pular para o conteúdo principal

Destaques

Scoop: Jornalistas da BBC e uma entrevista polêmica com príncipe Andrew

Quando um escândalo internacional envolvendo a Família Real estoura, uma jornalista tenta ser a primeira a conseguir uma resposta do príncipe Andrew para a BBC. Scoop é um filme de 2024 sem grandes surpresas para quem acompanhou a cobertura midiática da época, que mostra a importância do jornalismo não se silenciar quando se faz relevante. Um caso que havia sido noticiado há nove anos sobre a amizade de Andrew e Jeffrey Epstein estoura com a prisão do milionário e suicídio. Enquanto jornais de diferentes partes do mundo fizeram cobertura, o silêncio de príncipe Andrew no Reino Unido incomoda a equipe de jornalismo, que tenta persuadi-lo a dar uma entrevista. Enquanto obtém autorização para fazer a entrevista, a equipe de jornalismo mergulha nas informações que a Família Real não gostaria que fossem divulgadas sobre as jovens que faziam parte do esquema de tráfico sexual e as vezes em que príncipe Andrew estava no avião particular de Epstein. O filme foca mais na equipe de jornalismo do

Oficina de Criação Literária com o escritor Marcelino Freire chega a Campo Grande (MS)

O escritor Marcelino Freire ministrará uma oficina de Criação Literária na Casa de Ensaio, em Campo Grande (MS), entre os dias 22 a 24 de janeiro de 2015. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.


A oficina de criação literária faz parte do projeto Quebras, realizado pelo Rumos Itaú Cultural, com a proposta descobrir quais são os espaços literários formados, quais autores e artistas serão encontrados pelo caminho.

Segundo informações do site oficial do projeto, devem ser visitadas quinze capitais brasileiras e as experiências serão registradas e, em breve, um livro será publicado com o apoio do Rumos Itaú Cultural.

“Em cada cidade visitada, será realizada uma oficina literária, na intenção de trocar palavras e ideias, aprender e apreender com os poetas, prosadores, cronistas e romancistas locais. Um curso aberto ao público, gratuito, contemplando todos os gêneros literários. Ao final, o evento de encerramento reunirá o público em geral para festejar esses encontros – que só estão, por ora, começando. Projeto para ficar na memória. Coletiva. Uma celebração à literatura. E a toda a arte que está presente e pulsante por toda parte. E viva!”.

As inscrições para o oficina literária devem ser feitas pelo site do projeto Quebras na página de Contato ou através do e-mail todasasquebras@gmail.com.

Sobre o criador do projeto – Marcelino Freire é escritor. Nasceu em 1967 em Sertânia, PE. Vive em São Paulo Capital desde 1991. É autor, entre outros, de “Angu de Sangue” (contos, Ateliê Editorial, 2000), “Contos Negreiros” (Record, 2005) e “Nossos Ossos” (romance, Record, 2013). É também curador e curador da Balada Literária, evento que acontece anualmente desde 2006 no bairro paulistano da Vila Madalena. Para saber mais sobre autor e obra, visite: www.marcelinofreire.wordpress.com

Co-produtor – Jorge Filholini, nascido de São Paulo em 1988 e radicado em São Carlos, interior paulista, graduando em Letras, é escritor, jornalista e editor e fundador, ao lado de Vinícius de Andrade, do site Livre Opinião - Ideias em Debate. Prepara a publicação de seu primeiro livro de contos, "Fome de Cão". Embarca nesta viagem do Quebras, como assistente e co-produtor da aventura.

Fiquei sabendo da oficina literária graças ao ator, pesquisador e um dos membros da equipe da Casa de Ensaio, Eduardo Alcântara. Uma nota foi divulgada no site da organização social: http://casadeensaio.org.br/2014/12/14/inscricoes-abertas-para-oficina-de-criacao-literaria-na-casa/

Comentários

Mais lidas da semana