Pular para o conteúdo principal

Destaques

Limites

Limites: linhas que não devem ser ultrapassadas. Espaço onde a paz permanece. Ausência de conflitos desnecessários. Deixar claro que o que incomoda deve ser respeitado. Era na falta de limite que crescia o desrespeito. Era na falta de limite que tudo ficava estagnado. Era na falta de limite que elos podem ser quebrados, sem qualquer necessidade de adeus. Os dias passavam e quanto mais se dera conta da importância dos limites, mais entendia a decisão de quem escolhera não fazer mais parte da sua vida.  Era ao dizer adeus que abria espaço para o novo. Era ao deixar para trás tudo aquilo que pesava que aceitava que algumas coisas simplesmente não eram para ser. Era ao desapegar quando percebia que o que algo fazia sentido antes, agora era indiferente. Escrevia para lembrar. Escrevia para esquecer. Escrevia na esperança de que o aqui e agora deixassem o passado no passado, sem perder tempo pensando no futuro. Escrevia como quem sabia que ciclos encerrados faziam parte da vida. Escrevia...

Blog é recomendado por Blogueiro Literário

É sempre uma alegria grande ter um feedback positivo, principalmente quando é sincero e não vem de alguém que puxa o seu saco sem nenhum fundamento. O leitor do Blog do Ben Oliveira e também blogueiro, Ronaldo Gonçalves, do Porque Livro Nunca Enguiça, publicou uma lista de Sete Super Blogs Literários. Adivinhem? O meu blog está entre eles!


Confira um trecho do que o Ronaldo Gonçalves falou sobre mim e o meu blog:

"Ben dá um apoio muito grande aos novos escritores, divulgando trabalhos de todo o Brasil e mostrando com suas resenhas o conteúdo de alta qualidade de obras muitas vezes desconhecidas para o grande público. Mas ele não se limita apenas à nossa literatura. Ben também resenha livros de autores estrangeiros, clássicos e bestsellers e o faz de maneira primorosa. Seu texto é elegante, profundo, suas análises são perspicazes. Ele também é muito honesto em suas opiniões. Um cara bem antenado, que demonstra discernimento em suas opiniões e escolhas literárias, o que faz de seu trabalho um trabalho sério, profissional, mas ao mesmo tempo um espaço descontraído, dinâmico. Tanto que ele não se limita apenas a resenhas. Ben também divulga lançamentos, mostra as suas leituras do mês e escreve sobre cinema e séries de TV. Além das ótimas entrevistas com autores. São bate papos leves, objetivos e com perguntas relevantes, que só despertam mais a vontade conhecer o trabalho desses escritores".

Além do Blog do Ben Oliveira, o Ronaldo também recomendou os blogs: Consumindo Sagas, Meus Livros e Sonhos, Biblioteca do Terror, Livros e Opinião, Listas Literárias e o S2 Ler. Para quem ainda não conhecia o Porque Livro Nunca Enguiça, fica a dica... O Ronaldo tem uma bela capacidade de síntese e conexão de diferentes livros, autores, personagens. Suas análises são muito bacanas. Sempre que posso, dou uma passadinha no blog dele. Temos um gosto literário parecido! 

***

Confesso, estou sumido. Motivos? Para quem tem acompanhado meu perfil nas redes sociais (aliás, também não tenho atualizado muito!), estou numa intensa maratona de estudos. Como a carga horária da Licenciatura em Letras dobrou, nós, alunos, estamos com muitas leituras para fazer. Além das atividades, os professores sempre passaram artigos, capítulos de livros e algumas resenhas para fazer – sem dizer as provas que estão chegando.

Para quem me conhece, sabe que eu amo ler – e escrever! Infelizmente, não estou com muito tempo para atualizar o blog, escrever meus textos (sejam de ficção ou resenhas) e ler os livros que gosto (não só os teóricos para a graduação). Estou sempre num ritmo frenético e prestes a ter uma fadiga mental, mas isto é só um detalhe... O único dia 'livre' que eu tenho é o domingo, ainda assim, é o momento em que eu tiro para colocar em dia as leituras da próxima semana. Como eu disse, está bem puxado... Isto vindo de alguém que sempre devorou livros!

É isso... Vou tentar não deixar o blog tão parado! E passar nem que seja para publicar algumas notas, como essa. Ainda não consegui terminar As Quatro Estações, do Stephen King. Estou lendo mais de dez livros teóricos ao mesmo tempo (Linguística, Teoria Literária, Fonética, Leitura e Produção Textual e por aí vai...). Obrigado a todos que continuam acompanhando o blog e dando uma força na divulgação! Sem esse apoio já teria desistido do blog e excluído faz tempo. Ah, em breve devo retornar com mais resenhas de livros, entrevistas com escritores (e quem sabe outros profissionais do mercado editorial, pesquisadores da área de literatura e demais profissionais da área de Letras). Aguardem!

Mais lidas da semana