Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

5 Maneiras Pelas Quais Manter Um Diário de Leitura Vai Mudar Sua Vida

Os melhores escritores são muitas vezes leitores ávidos que leem livro após livro, absorvendo tudo o que eles podem de suas histórias favoritas, mas se você lê regularmente ou com pouca freqüência, as probabilidades são de que você não vai se lembrar de cada detalha de cada história. Manter um diário de leitura irá permiti-lo revisitar reações que teve a livros que tem lido e usar essa informação para inspirá-lo com seus próprios projetos de escrita.


Diário de Leitura Vantagens Para Quem Lê e Escreve

Os Benefícios de Manter Um Diário de Leitura


1) A criatividade é muitas vezes desencadeada por algo que nós encontramos. Quando uma ideia pula em sua cabeça durante a leitura, escrevê-la vai garantir que você se lembre quando tiver tempo para escrever sua própria narrativa ou poema.

2) Manter um diário de leitura te encoraja ativamente ler e questionar o que o escritor está dizendo, ao invés de passivamente aceitar isto. Quando você envia um trabalho para publicação, editores irão ler ativamente e questionar seu trabalho; cultivar um olhar de leitura crítica semelhante pode ajudá-lo a melhorar sua escrita.

3) Se você está em um grupo de livros, você estará mais apto a discutir livros e oferecer insights que outros podem ter esquecido, se tiver as notas para refrescar sua memória.

4) Reler seu diário irá ajudá-lo a descobrir o que você gosta consistentemente – e não gosta – na escrita de outros autores. Este conhecimento irá orientá-lo a desenvolver e melhorar seu próprio estilo de escrita.

5) Um diário de leitura irá ajudá-lo a procurar rapidamente os resumos de livros que você leu, para que você possa revisitar aqueles que são relevantes para o seu projeto atual.

Como Você Começa Um Diário de Leitura?


É fácil! Compre um diário  especial ou use uma seção do seu diário atual para registrar cada livro que você leu.

Aqui está uma lista de elementos a considerar cada vez que você adicionar um novo livro ao seu diário:


  • Data de Conclusão de Leitura
  • Escreva um parágrafo de resumo sobre o enredo
  • O quanto você gostou do livro em uma escala de 1 a 10
  • Passagens e trechos favoritos
  • O que você aprendeu do livro em matéria de sua própria escrita
  • Cena favorita do livro
  • Personagem que mais gostou e por quê 
  • Personagem que menos gostou e por quê
  • Pontos Fortes
  • Pontos Fracos

Seu diário de leitura pode revelar aspectos de seus hábitos de leitura e escrita que você poderia não ter conhecimento, e ajudá-lo a aperfeiçoar seu trabalho. Além disso, a próxima vez que um amigo pedir por uma recomendação de livro, você terá a resposta certa ao seu alcance!

Como você faz para manter controle dos livros que lê?

Tradução: Ben Oliveira

*Este artigo foi republicado com a permissão do Writer's Relief, um serviço de submissão recomendado a autores. Eles auxiliam escritores com a preparação de envios e pesquisa dos melhores mercados e têm serviço para cada orçamento, como publicações gratuitas online para escritores, assine a newsletter Submit Write Now! Visite o seu site hoje para aprender mais.

Comentários

  1. Ben, boa noite! Excelente texto. Eu tenho meu diário de leitura e as dicas são ótimas. Para nós, leitores ávidos, é imprescindível até para reforçar a lembrança sobre cada conteúdo abordado no livro que lemos. E sempre há aprendizado a extrairmos. Parabéns pela matéria. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tomo Literário!
      Muito obrigado. O texto foi traduzido do Writer's Relief, um site com dicas valiosas para escritores. Fico feliz que tenha gostado!
      Concordo. Só temos a aprender analisando nossas leituras. Acabo usando o blog como um diário virtual... Me ajuda a processar as informações.
      Abraços. Grato pelo comentário!

      Excluir
  2. Amei seu post! Muito importante fazer tudo isso! Vou anotar! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!
      Confesso que depois de traduzir o artigo do Writer's Relief, até eu vou me atentar mais a escrever sobre minhas leituras. Costumo registrar aqui no blog, em uma agenda e no Skoob, mas às vezes é bom escrever à mão mesmo.
      Abraços
      Grato pela visita e comentário ♥

      Excluir
  3. Olá. Sempre fiz anotações das minhas leitutas, mas eram esboços confusos. Depois de ler esse artigo, acredito que daqui pra frente conseguirei organizar melhor minha leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Fico feliz em ter ajudado. Vale a pena organizar as ideias, sim, principalmente se você escreve e tem blog. Facilita na hora de relacionar diferentes leituras.
      Abraço

      Excluir
  4. Muito legal, Ben!
    Eu sempre vou anotando esses pontos citados aí para fazer as resenhas do blog, porém assim que as faço, excluo a anotação do celular. Acredito que manter um diário de leitura seria bem legal, mas atualmente não disponho do tempo necessário para tal.
    De qualquer forma, é uma dica ótima pra levar pra vida

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kemmy!
      Hoje em dia fica complicado achar tempo para tudo. Assim como você, depois que eu publico, também apago as anotações, mas gosto de usar marcadores nos livros – já faz diferença na hora de achar os trechos mais importantes.
      Beijos
      Obrigado pela visita. Adorei a ideia do top comentarista!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana