Pular para o conteúdo principal

Destaques

Resenha: Tempo de Cura – Monja Coen

O livro Tempo de Cura , da autora Monja Coen , está repleto de reflexões e foi escrito no período da Pandemia de Covid-19, no período em que o Brasil e o resto do mundo estava lidando com questões como o isolamento social e o uso de máscaras respiratórias, bem como com pessoas que se negavam a seguir as orientações de saúde pública. O livro foi publicado pela editora Academia , em 2021. Compre o livro: https://amzn.to/3PiBtFO Em um período difícil, no qual as pessoas tiveram que lidar com a solidão, doenças e mortes, o livro escrito pela Monja Coen serviu como bálsamo para acalmar os corações e mentes – e pode ser lido até nos dias atuais, pois nunca estamos completamente imunes a passar por uma próxima pandemia e a doença permanece causando impactos para a saúde da população.  Compartilhando suas primeiras experiências com o zen e a meditação, Monja Coen é certeira em falar sobre a importância da paz e da cura e da preocupação com o bem-estar coletivo, dando como exemplo as orientaçõe

Resenha: A Noiva Fantasma – Yangsze Choo

Uma jovem descobre que uma família bem-sucedida da cidade está interessada em seu noivado com um rapaz morto. Assim é o início da jornada de Li Lan, a protagonista do livro de fantasia paranormal A Noiva Fantasma (The Ghost Bride), da escritora Yangsze Choo, de 360 páginas, com tradução de Leandro Durazzo, publicado no Brasil pela Editora DarkSide Books, em 2015.


O que a princípio me pareceu uma história de terror oriental, logo foi tomando cada vez mais forma de fantasia. A Noiva Fantasma mergulha na cultura chinesa e aborda questões como os casamentos fantasmas, as criaturas sobrenaturais que habitam o além e a vida após a morte. O romance é ambientado na Malaia, uma região da Malásia, antes da independência que contava com uma comunidade forte de imigrantes chineses e se passa no ano de 1893.

Li Lan é filha de um homem viciado em ópio, com cicatrizes da varíola e de uma mulher que morreu há alguns anos. A vida em sua casa não está fácil. Desde que perdera sua mãe, o pai acabou se isolando do mundo, se trancando com seus livros de poesia e se mantendo sedado, cabendo à Amah cuidar da garota. Com os problemas financeiros, um pedido de casamento da família Lim parece ser a solução, afinal, eles têm muito dinheiro e precisam dela para agradar o espírito de seu filho, Liam Tian Ching.

“Distraída, derrubei nanquim sobre a mesa de meu pai, a tinta se espalhando sobre os jornais em uma mancha negra de mau agouro. A prática de arranjar o casamento de uma pessoa morta era rara, e costumava ser feita para aplacar um espírito. Uma concubina falecida, que tenha gerado um filho, pode ser oficialmente casada para elevar seu status de esposa. Ou dois amantes que tenham morrido de forma trágica podem se unir depois da morte. Disso eu sabia. Mas casar alguém vivo com um morto era um caso incomum e, de fato, horrível”

Assustada com a ideia de ter que casar com alguém que já morreu, Li Lan acaba descobrindo coisas sobre o outro mundo que não tinha conhecimentos, já que o seu pai era mais filosófico e não gostava das crenças da região em que viviam. Ao se aventurar por um universo que sempre lhe pareceu mera superstição, a personagem principal percebe que não foi uma simples coincidência a aproximação da família Lim da sua e que ainda há muitos mistérios, segredos e questões do passado mal resolvidas que podem afetar sua vida.

Perdida entre os sonhos e a realidade, a cada dia que passa, a protagonista se vê mais próxima de criaturas do além, temendo pela sua saúde mental, mas também pelo seu corpo e alma que se tornaram mais vulneráveis. Um mundo onde espíritos e demônios têm suas próprias leis, e assim como nós, seres vivos, eles também precisam de dinheiro e alimento para sobreviver.

"Às vezes eu me questionava se aquela imersão no mundo dos mortos não era um início de insanidade. Testei minha memória e chequei minhas pupilas, buscando sinais de loucura, mas eu não gostava de me olhar no espelho por muito tempo. Havia sombras demais”.

A Noiva Fantasma é narrado em primeira pessoa pela personagem principal. Como apesar de ela ter nascido em Malaia, ela é ignorante sobre muitas das questões do folclore chinês que serviu de inspiração para o romance de fantasia, à medida que ela vai descobrindo mais informações e vivenciando aquela realidade, mais o leitor vai se tornando próximo daquela cultura e mergulhando junto com Li Lan pelo outro lado do véu que separa – nem sempre completamente – os vivos dos mortos.

O romance está dividido em quatro partes e 40 capítulos. A proposta de casamento fantasma entre Li Lan e Lim Tian Ching, que inicialmente parece ser o principal conflito que a personagem precisa lidar, ganha proporções maiores e vamos acompanhando esta jornada pelos reinos habitados por espíritos malignos, entre idas e vindas pela história dos personagens principais. Li Lan precisa descobrir como fazer para se libertar dessas influências, antes que seja tarde demais para si mesma e sua família. Entre intrigas e paixões, vinganças e obsessões, A Noiva Fantasma tem uma trama envolvente que nos deixa com vontade de ler mais histórias sobre essas tradições que permanecem misteriosas sobre o mundo espiritual e sua relação com o plano terreno.

“Eu senti o cheiro antes de vê-los. Aquele odor de carne podre queimada que eu jamais esqueceria. Um calafrio percorreu minha espinha. Sem coragem de olhar diretamente, meus olhos fixos no chão perceberam a sombra de uma forma monstruosa”.

A Noiva Fantasma é o romance de estreia da escritora Yangsze Choo. O livro foi elogiado e recomendado por diversas listas de livros, entre eles da Oprah.com, Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor’s Pick e Library Journal Barbara’s Pick. Ao final do livro, a autora compartilha algumas notas sobre elementos da cultura chinesa e malaia que serviram de inspiração para a criação do seu romance de fantasia, aumentando ainda mais a curiosidade sobre o além e os casamentos fantasmas, deixando com aquela sensação de desejo por mais livros da autora!


Sobre a autora – Yangsze Choo é descendente de malaios. Formou-se na Universidade de Harvard e ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma. Yangsze adora comer e ler, e faz as duas coisas ao mesmo tempo com frequência. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, além de um coelho. Conheça mais sobre a escritora no site oficial da Yangsze Choo!


Sobre a editora DarkSide Books – Certas coisas nunca hão de morrer. A atitude punk. Os zumbis de George A. Romero. E, é claro, um bom livro. Ele é muito mais do que um objeto de papel. Já foi feito de rocha, pele de carneiro, papiro. Hoje, pode estar armazenado nas nuvens, como sempre esteve em nossa memória. A tecnologia apenas expande as possibilidades - o prazer de contar e recontar histórias continua igual. O livro é um universo em si mesmo. Um acervo de personagens inesquecíveis que guardamos na cabeceira da cama, e que à noite volta para povoar nossos sonhos.

Ficou interessado? O livro A Noiva Fantasma pode ser comprado na Amazon: http://amzn.to/1ryzxM0

Visite o site da editora DarkSide Books e saiba encontrar o livro A Noiva Fantasma!

*Este livro foi enviado como cortesia para o Blog do Ben Oliveira pela editora parceira DarkSide Books

Já leu o livro? Tem curiosidade? Comente abaixo!


Comentários

  1. Ben, já tinha interesse em ler. Aliás, ainda estou por achar o livro da Darkside que eu não queira ler. Ao me deparar com sua resenha, me instiga ainda mais.Abraços.
    http://tomoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      É difícil mesmo achar algum livro da DarkSide que não desperte o interesse, levando em conta tanto a temática quanto os projetos gráficos lindíssimos. Fico feliz que tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro. A Noiva Fantasma foi uma delícia de ler.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraço

      Excluir
  2. realmente a trama parece ser rica em detalhes e intensidade, minha curiosidade foi fortemente aguçada pela sua resenha, nunca li nada sobre a cultura oriental e gostaria imensamente de me embrenhar nessa leitura sobre a cultura chinesa,espíritos malignos e demônios.

    A Dark Side tem as melhores edições e seus livros são aqueles que nos atraem só com a capa,mas felizmente não ficam só nisso.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! É um mergulho nesta cultura chinesa e suas tradições sobre o mundo espiritual. Gostei muito e fiquei com vontade de ler mais sobre o assunto!
      Como você disse, realmente, os livros são bons, mas sempre tem algo a mais: o conteúdo.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Ben!
    Foi o primeiro livro da DarkSide que eu li.
    Adorei a história. E o cuidado com que a editora tem com os livros é incrível.
    Até hoje não vi um livro feio ou mal feito da DarkSide q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jana!
      Noiva Fantasma ficou muito lindo mesmo. Sem mencionar os origamis no final do livro. Fiquei com dó de arrancar as páginas para fazer. Gosto muito do cuidado que a DarkSide Books tem com seus livros.
      Obrigado pela visita!
      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana