Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro

Você é escritor? Publicou algum livro entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016 no Brasil? A Biblioteca Nacional já está recebendo inscrições para os seus nove prêmios literários voltados não só para autores, mas também para tradutores e profissionais de projeto gráfico.


Segundo o edital divulgado pela Biblioteca Nacional, as inscrições para os prêmios de literatura são gratuitas e devem ficar abertas até o dia 9 de setembro de 2016. Os prêmios contemplarão obras, em primeira edição, em dia com a Lei do Depósito Legal e que tenham registro ISBN válido.

Confira quais são as categorias dos prêmios literários da Biblioteca Nacional:


Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens

Romance – Prêmio Machado de Assis

Conto – Prêmio Clarice Lispector

Tradução – Prêmio Paulo Rónai

Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda

Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade

Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães

Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof

Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.

Os prêmios para autores, tradutores ou projetistas gráficos da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria é de 30 mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei. Só poderão participar autores de obras publicadas por editoras brasileiras e escritas em língua portuguesa. Cada obra pode participar de até duas categorias, se uma delas for a de Projeto Gráfico.

No ato da inscrição, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos para comprovar a data de publicação do livro e se está de acordo com o período exigido pela premiação literária: cópia da nota fiscal da gráfica ou declaração da editora confirmando a data de publicação.

Entre os critérios que serão levados em conta pela comissão julgadora dos prêmios de literatura estão: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional e na de tradução (dificuldade linguística) e na de projeto gráfico (funcionalidade do projeto).

Ficou interessado em participar? Leia o edital disponível no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca 

Gostou da dica? Compartilhe!

Comentários

  1. Ben, obrigado por compartilhar sempre esses concursos, tenho ficado sempre de olho, inclusive já me inscrevi em alguns que você mesmo divulgou! :oD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, fico muito feliz em saber que o blog está ajudando outros escritores. Gratidão pelo comentário!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana