Rumo ao quinto mês sem cigarro. Tinha pensado em como um dia tudo isso parecia impossível, mas também gostava de compartilhar a experiência, na esperança de que mais pessoas acreditassem que era possível. Não era fácil lidar com a abstinência que aparecia de surpresa. Nem sempre vinha por razões óbvias. Resistir ao cigarro era mais difícil do que parecia, mas estava longe de ser algo impossível. Um hábito puxava o outro. Era necessário aprender a reinventar a rotina, não para se sobrecarregar, mas para preencher o tempo com outras atividades. A tentação por algo mágico era grande. Uma fórmula instantânea que pudesse eliminar o hábito. Até o momento não existia algo assim, mesmo com o suporte de medicamentos e outras formas, parar de fumar cigarro poderia ter dias bons e ruins. Há quem se questiona por que não tinha parado antes. Mas há também quem continua lutando dia após dia: mesmo com a diminuição da vontade de fumar cigarro, ela não desaparecia completamente. Era importante re...
Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro
Você é escritor? Publicou algum livro entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016 no Brasil? A Biblioteca Nacional já está recebendo inscrições para os seus nove prêmios literários voltados não só para autores, mas também para tradutores e profissionais de projeto gráfico.
Segundo o edital divulgado pela Biblioteca Nacional, as inscrições para os prêmios de literatura são gratuitas e devem ficar abertas até o dia 9 de setembro de 2016. Os prêmios contemplarão obras, em primeira edição, em dia com a Lei do Depósito Legal e que tenham registro ISBN válido.
Confira quais são as categorias dos prêmios literários da Biblioteca Nacional:
Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens Romance – Prêmio Machado de Assis Conto – Prêmio Clarice Lispector Tradução – Prêmio Paulo Rónai Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.
Os prêmios para autores, tradutores ou projetistas gráficos da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria é de 30 mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei. Só poderão participar autores de obras publicadas por editoras brasileiras e escritas em língua portuguesa. Cada obra pode participar de até duas categorias, se uma delas for a de Projeto Gráfico.
No ato da inscrição, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos para comprovar a data de publicação do livro e se está de acordo com o período exigido pela premiação literária: cópia da nota fiscal da gráfica ou declaração da editora confirmando a data de publicação.
Entre os critérios que serão levados em conta pela comissão julgadora dos prêmios de literatura estão: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional e na de tradução (dificuldade linguística) e na de projeto gráfico (funcionalidade do projeto). Ficou interessado em participar? Leia o edital disponível no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca Gostou da dica? Compartilhe!