Em um ano marcado por tantas referências de nostalgia, é difícil não se lembrar do passado. Mas, às vezes, as respostas que buscava estavam no presente, naqueles que permaneceram mesmo com tanta intensidade, incoerência e riscos. Talvez em vez de focar nos ciclos que se encerraram, deveria se focar nos que permaneceram abertos. O tempo de lamentar fora mais do que o suficiente. Então, mesmo com excesso de compreensão, precisava se soltar de uma vez por todas: um exercício muito mais fácil na teoria do que na prática. Em um ano muita coisa poderia mudar. Pensara em como finalmente havia conseguido abandonar o cigarro, por exemplo, e se lembrava de que vícios não eram tão diferentes de relacionamentos que não estavam funcionando: mesmo quando sabemos que algo não está bem, às vezes, continuamos. Às vezes, escolhemos deixar para trás. Aceitamos a importância do novo e parar de encontrar conforto somente no conhecido. Às vezes, a beleza está em descobrir o novo, mesmo que a princípio ...
Prêmio de Literatura da Biblioteca Nacional 2016: Inscrições abertas até dia 9 de setembro
Você é escritor? Publicou algum livro entre 1º de maio de 2015 e 30 de abril de 2016 no Brasil? A Biblioteca Nacional já está recebendo inscrições para os seus nove prêmios literários voltados não só para autores, mas também para tradutores e profissionais de projeto gráfico.
Segundo o edital divulgado pela Biblioteca Nacional, as inscrições para os prêmios de literatura são gratuitas e devem ficar abertas até o dia 9 de setembro de 2016. Os prêmios contemplarão obras, em primeira edição, em dia com a Lei do Depósito Legal e que tenham registro ISBN válido.
Confira quais são as categorias dos prêmios literários da Biblioteca Nacional:
Poesia – Prêmio Alphonsus de Guimaraens Romance – Prêmio Machado de Assis Conto – Prêmio Clarice Lispector Tradução – Prêmio Paulo Rónai Ensaio Social – Prêmio Sérgio Buarque de Holanda Ensaio Literário – Prêmio Mario de Andrade Projeto Gráfico – Prêmio Aloísio Magalhães Literatura Infantil – Prêmio Sylvia Orthof Literatura Juvenil – Prêmio Glória Pondé.
Os prêmios para autores, tradutores ou projetistas gráficos da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria é de 30 mil reais, sujeito aos descontos previstos por lei. Só poderão participar autores de obras publicadas por editoras brasileiras e escritas em língua portuguesa. Cada obra pode participar de até duas categorias, se uma delas for a de Projeto Gráfico.
No ato da inscrição, o autor deverá enviar um dos seguintes documentos para comprovar a data de publicação do livro e se está de acordo com o período exigido pela premiação literária: cópia da nota fiscal da gráfica ou declaração da editora confirmando a data de publicação.
Entre os critérios que serão levados em conta pela comissão julgadora dos prêmios de literatura estão: qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional e na de tradução (dificuldade linguística) e na de projeto gráfico (funcionalidade do projeto). Ficou interessado em participar? Leia o edital disponível no site da Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/edital/2016/edital-publico-premios-literarios-fundacao-biblioteca Gostou da dica? Compartilhe!