Pular para o conteúdo principal

Destaques

Espectro Autista: Reflexão sobre conscientização do autismo

Vez ou outra eu recebo mensagens de pessoas pedindo ajuda sobre como trazer mais conscientização em lugares nos quais pouco se sabe sobre autismo. Nem toda cidade tem especialista em autismo, isso é um fato que todo mundo que já precisou de um, sabe como é. Minha dica é: compre/arrecade livros ATUALIZADOS sobre o assunto e/ou livros de ficção (com personagens autistas) e/ou livros escritos por autistas. Recomendo firmemente a literatura, já que a leitura trabalha a empatia e fica mais fácil dos neurotípicos entenderem como é estar 'na nossa pele', mesmo que por alguns minutos.


Não vai dar livro desatualizado, que é um desserviço. Já tem muita desinformação no Brasil. Eu poderia fazer uma lista sobre todos absurdos que leio, mas não vou.

Enfim, não dá para fugir da leitura. Infelizmente, muitos conteúdos brasileiros estão defasados, outros logo vão estar por causa das alterações do CID11 do Espectro Autista [só entra em vigor em 2022]. Tem muita coisa boa produzida pela comunid…

Curso de Escrita Narrativa com temática Queer terá 2ª edição

O Ninho de Escritores está com inscrições abertas para a 2ª edição do Curso de Escrita Narrativa com temática Queer, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 23 de agosto e 25 de outubro de 2016, ao longo de dez encontros. O curso é gratuito e será ministrado pelo escritor e Mestre em Cultura Visual, Tales Gubes. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na página do evento.

Segundo o organizador do evento, o curso de escrita é voltado para quem deseja escrever histórias que tratem de personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade. Tales Gubes afirma que o curso é para quem deseja escrever a própria história, ou seja, de pessoas que se sentem silenciadas ou não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas.


“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem” – Tales Gubes

Ao longo do curso, cada encontro terá uma tema e contará com exercícios, leituras, críticas e debates. Entre os temas estão: Por que e como escrever; Como planejar uma história; As ferramentas de quem escreve; O tema; A criação de personagem; As tramas do enredo; A narração e o ponto de vista; O tempo narrativo; O uso da descrição; Fechamento.

Sobre o ministrante do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Ficou interessado? Acesse o Ninho de Escritores e saiba mais sobre o curso: http://www.ninhodeescritores.com/queer/

Comentários

  1. Ben! Seu fofo!


    Adorei a notícia!
    Presença confirmada!

    Beijão!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel!
      Fico feliz em ajudá-lo. Boa sorte para conseguir a vaga!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana