Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre Reler Livros

Reler um livro era como tocar um tecido que você já usou várias vezes, como se fosse pela primeira vez. A textura parecia diferente; o cheiro não era o mesmo; Era impossível não imaginar na palavra que circulava pela mente: diferente.  E por que esperar pelo impossível igual? O leitor não era o mesmo. Um intervalo de tempo considerável havia se passado. O personagem que costumava ser o favorito talvez agora seja outro. O texto que escreveria a respeito do livro talvez jamais fosse igual. Era um diferente leitor, um diferente livro, uma diferente interpretação. Ler pelo mero prazer era diferente de ler pensando na resenha que escreveria em seguida. Escolher o livro de forma aleatória era diferente de já tê-lo em mente. Reler era diferente de ler, mas sobretudo, era uma nova forma de leitura: os detalhes que antes não chamavam a atenção, agora pareciam brilhar nas páginas. Não estava no mesmo lugar em que estava quando o leu pela primeira vez. Sua pele não era a mesma, tampouco seu céreb

Curso de Escrita Narrativa com temática Queer terá 2ª edição

O Ninho de Escritores está com inscrições abertas para a 2ª edição do Curso de Escrita Narrativa com temática Queer, que acontece em São Paulo (SP), entre os dias 23 de agosto e 25 de outubro de 2016, ao longo de dez encontros. O curso é gratuito e será ministrado pelo escritor e Mestre em Cultura Visual, Tales Gubes. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na página do evento.

Segundo o organizador do evento, o curso de escrita é voltado para quem deseja escrever histórias que tratem de personagens e experiências que desafiam os lugares-comuns da heteronormatividade. Tales Gubes afirma que o curso é para quem deseja escrever a própria história, ou seja, de pessoas que se sentem silenciadas ou não encontram espaço para se reconhecer nas histórias que já estão sendo contadas.


“Mas o que é o queer? Longe de buscar uma definição, aqui entendemos o queer como um convite à desestruturação de noções tradicionais de gênero e sexualidade. Uma escrita criativa com temática queer é aquela que provoca as expectativas dos leitores em temas relacionados à orientação sexual e identidade de gênero, criando outro espaço para que sujeitos historicamente marginalizados, silenciados ou apagados se manifestem” – Tales Gubes

Ao longo do curso, cada encontro terá uma tema e contará com exercícios, leituras, críticas e debates. Entre os temas estão: Por que e como escrever; Como planejar uma história; As ferramentas de quem escreve; O tema; A criação de personagem; As tramas do enredo; A narração e o ponto de vista; O tempo narrativo; O uso da descrição; Fechamento.

Sobre o ministrante do curso – Tales Gubes é o fundador do Ninho de Escritores, projeto de aprimoramento da escrita por meio do acolhimento, e escreve sobre gênero e sexualidade em textos e ficção e não ficção. Mestre em Cultura Visual, já ministrou cursos de extensão sobre educação e sexualidade na Universidade Federal de Goiás.

Ficou interessado? Acesse o Ninho de Escritores e saiba mais sobre o curso: http://www.ninhodeescritores.com/queer/

Comentários

  1. Ben! Seu fofo!


    Adorei a notícia!
    Presença confirmada!

    Beijão!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniel!
      Fico feliz em ajudá-lo. Boa sorte para conseguir a vaga!
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana