A surpresa de ler um livro aleatório. Escolher um livro aleatório é como ir a um encontro às cegas: você nunca sabe o que realmente vai encontrar nem como prever como a experiência vai ser. Só há uma forma de descobrir: tentando. Em um acervo lotado de livros, quer seja uma biblioteca, livraria ou até mesmo sua biblioteca pessoal, por que escolhemos determinados livros e deixamos outros de lado? O que acontece quando decidimos optar por algo aleatório, sem saber qualquer informações prévias sobre o autor ou sem ler a sinopse? É um exercício interessante de descoberta. Por não termos criado tantas expectativas em cima da leitura, abrimos mais espaço para nos deixar surpreender linha após linha. Nem todo mundo gosta de ler um livro aleatório e está tudo bem, mas talvez seja uma experiência que todos nós deveríamos ter de tempos em tempos, aceitando que pode ser um processo de frustração, mas que também pode ser bem prazeroso mergulhar em águas desconhecidas. Sem se dar ao trabalho de pes...
Neste fim de semana, gravei um vídeo novo para o meu canal no YouTube. Aproveitando que estou na casa dos meus pais e que tenho alguns livros diferentes por aqui, gravei um vídeo com a Tag Literária: Netflix. Esta tag foi criada pela Whitney, do canal gringo sobre livros A Darker Shade of Whitney.
Assista ao vídeo com a Tag Literária: Netflix
Não gosta de assistir vídeos? Transcrevi abaixo as respostas da tag literária!
1. Recentemente assistidos: o último livro que você terminou de ler.
Com o Sangue Alheio, do escritor brasileiro Luis Maldonalle. Sou suspeito, né? Para quem gosta de livros de terror e protagonista escritor. Após a morte de alguns personagens, o autor nos transporta para um jogo de vinganças.
2. Principais escolhas para você: um livro recomendado a você baseado em suas leituras anteriores.
Joyland, do Stephen King. Comprei o eBook em uma das promoções da Amazon. É um livro que eu estava morrendo de vontade de ler há um tempo. Adoro o King e tem sido uma delícia de leitura me aventurar pelo parque Joyland.
3. Adicionados Recentemente: o último livro que você comprou.
Comprei dois livros hoje em uma daquelas promoções de livros por apenas quinze reais. As Bruxas de Eastwick, do John Updike – gosto bastante das adaptações do filme e da série – e Revenge: O treinamento para vingança, da Jesse Lasky, que foi baseado na série de TV.
4. Em alta: livros que todo mundo conhece (2 que você leu e 2 que você quer ou não ler).
A Metamorfose, do Kafka e Harry Potter e a Pedra Filosofal. Dois livros que todo mundo conhece e quero ler: Odisséia, do Homero e Crime e Castigo, do Dostoévski
5. Comédias: um livro engraçado.
A Arte de Escutar. Este livro traz várias situações inusitadas relacionadas a uma personagem que escuta diferentes histórias. Muitas delas bem cômicas, embora algumas sejam dramáticas.
6. Dramas: um personagem que seja muito dramático.
Ema Bovary, do livro Madame Bovary, do Flaubert. É um romance muito envolvente, que nos faz pensar através da ótica da personagem cheia de desejos, sonhos e paixões que entram em conflito com sua realidade. É um dos meus livros favoritos!
7. Animações: um livro com desenhos na capa.
The Wonderful Wizard of Oz (O Mágico de Oz). Ganhei essa edição de presente e quase todo mundo já conhece a história. É um livro que dá vontade de reler várias vezes.
8. Assistir novamente: um livro ou série que você deseja reler.
O Amante Alemão, da escritora brasileira Lélia Almeida. É um romance para quem gosta de uma história com romances, dramas e uma dose sutil de erotismo. É um livro muito envolvente.
9. Documentários: um livro de não-ficção que você recomenda a todos.
O Livreiro de Cabul é um livro escrito por uma jornalista norueguesa, que mostra um pouco da realidade do Afeganistão, dando um choque cultural e mostrando a força do preconceito, mesmo dentro da família do livreiro que lutava pela liberdade da literatura, mas tinha suas próprias limitações.
10. Ação e Aventura: um livro cheio de ação.
Selvagens, do Don Winslow. Para quem gosta de ação, é um livro bastante movimentado, que mostra os conflitos e dramas de personagens envolvidos no mundo das drogas.
11. Novos lançamentos: um livro que acabou de ser lançado ou que está próximo de ser e que você não vê a hora de ler.
A Bela e a Fera: Perdida em um Livro, da Jennifer Donnelly. Um livro que conta a história da Bela que se perde nas páginas de um livro encantado e no Brasil vai ser lançado pela Editora Universo dos Livros.