Pular para o conteúdo principal

Destaques

Sobre rabiscos e telas brancas

A tela branca pode ser um convite à explosão criativa ou uma tortura ao artista que sente seu espírito definhando diante da pesada realidade. Em tempos de crise e ódio, a arte fica esquecida e é vista como desimportante; ironicamente, é quando mais precisamos dela, de algo que nos faça sentir vivo e toque as partes atordoadas.


O som dos dedos se movendo pelo teclado era como fantasmas de uma vida distante. É incrível perceber quantas vezes nós deixamos algumas partes nossas morrerem ao longo de nossas existências; as máscaras, antes tão confortáveis, agora incomodam e não nos servem mais. Leva tempo até ficarmos satisfeitos e ajustados à nova realidade. Viver é admitir que sabemos pouco sobre nós mesmos e há sempre algo novo que pode nos transformar, seja para o bem ou para o mal.

O artista encara a tinta respingando pela tela. Para o espectador sem intimidade, nada faz sentido, a desconexão de ideias é tormentosa; para ele, o lembrete de que sua arte nunca o abandonaria. Como poderia…

Lançamento: Livro sobre best-sellers reúne dados de romances populares

A editora Astral Cultural publicou neste mês de agosto a versão traduzida do livro O Segredo do Best-Seller (The Bestseller Code: Anatomy of the Blockbuster Novel), dos autores Jodie Archer e Matthew L. Jockers. Publicado originalmente pela St. Martin's Press nos Estados Unidos, em 2016, a obra tem sido recomendada para quem deseja aprender mais sobre o universo dos livros mais vendidos, tanto para escritores, estudantes de literatura e profissionais do mercado editorial, como para leitores curiosos.


Os autores analisaram dados durante um estudo de cinco de vinte mil romances. Por meio das informações de livros best-sellers, Jodie Archer e Matthew L. Jockers tentaram mostrar como funcionam as obras de escrita que fazem sucesso e como nós respondemos intelectualmente e emocionalmente a essas histórias.

Confira a sinopse do livro O Segredo do Best-Seller:


Se perguntarmos para a maioria das pessoas sobre sucesso no mundo dos livros de ficção, vamos ouvir que é um jogo incerto de bolas de cristal. As vendas de E. L. James ou de Dan Brown parecem uma excentricidade — ocorrências aleatórias em um mercado incompreensível. É frequente ouvirmos que só a moda justifica o sucesso que fazem. Mas e se houvesse um algoritmo que pudesse revelar um DNA secreto de bestsellers, independente do gênero? Graças a Jodie Archer e Matthew Jockers, o algoritmo existe, o código foi descoberto e os resultados trazem uma nova compreensão sobre como funciona a ficção. O segredo do best-seller oferece, por exemplo, uma nova teoria explicando por que Cinquenta tons de cinza vendeu tão bem. Revela quais temas costumam vender mais. E tudo com base em dados fascinantes retirados de um estudo de cinco anos e vinte mil livros.

Sobre os autores 


Jodie Archer – adquiriu e editou livros para a Penguin UK antes de se dedicar ao programa de doutorado em inglês na Universidade de Stanford. Depois que conquistou seu Ph.D., ela trabalhou na Apple como líder de pesquisas sobre literatura e já foi consultora de vários escritores e empresas sobre sucesso literário. Agora, é escritora em tempo integral.

Matthew L. Jockers – professor assistente de Susan J. Rosowski de inglês na Universidade de NebraskaLincoln, onde dá aulas e coordena o Nebraska Literary Lab. Sua pesquisa em mineração de textos já foi destaque no The New York Times, The LA Review of Books, The Sunday Times of London e outros.

Sobre a Astral Cultural – Presente em todas livrarias do Brasil, os livros editados pelo selo Altral Cultural abrangem os mais diversos tipos de literatura: biografias, sicklit, crônicas, romances, infantis, produções de digital influencers, entre outros. Com diversos títulos na lista dos mais vendidos em seu primeiro ano de atuação, a Astral Cultural já é referência no mercado de livros brasileiro.

O livro O Segredo do Best-Sellers já pode ser comprado na Amazon Brasil.
***
Mais um livro para minha lista de desejados. Adoro livros sobre escrita, criatividade e também que possibilitam entender um pouco mais sobre o mercado editorial e o comportamento dos leitores. Como escritor e blogueiro literário há anos, é muito interessante ver como as pessoas reagem de formas diferentes em relação aos livros.

Algumas obras que fazem sucesso mundial, por exemplo, são muito criticadas por leitores que não gostam, ao mesmo tempo, isto nos leva a questionar os seus sucessos, afinal, se os leitores não tivessem gostado, esses livros não estariam na lista de mais vendidos.

E você, ficou curioso para ler?

Comentários

  1. Fiquei bastante curioso. Mais um título que vai pra infindável lista de desejos. Abraços.

    www.tomoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem curioso para ler o livro.
      Gratidão pela visita aqui no blog!
      Abraço

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!

Mais lidas da semana