Pular para o conteúdo principal

Destaques

Para onde vão todas coisas que não dissemos?

Para onde vão todas coisas que não dissemos? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem. Algumas ficam presas dentro de nós. Outras conseguimos elaborar em um espaço seguro, como a terapia. Mas ignorar as coisas, muitas vezes pode ser pior. Fingir que as emoções não existem ou que as coisas não aconteceram não faz elas desaparecerem. Quando um relacionamento chega ao fim, pouco importa quem se afastou de quem primeiro. Mas há quem se prende na ideia de que se afastou antes – em uma tentativa de controlar a narrativa, como se isso importasse. O fim significa que algo não estava funcionando e foi se desgastando ao longo do tempo. Nenhum fim acontece por mero acaso. Às vezes, quando somos levados ao limite, existem relações que não têm salvação – todos limites já foram cruzados e não há razão para impor limites, somente aceitar que o ciclo chegou ao fim. Isto não significa que você guarde algum rancor ou deseje mal para a pessoa, significa que você decidiu por sua saúde mental em pri...

Lançamento: Livro sobre best-sellers reúne dados de romances populares

A editora Astral Cultural publicou neste mês de agosto a versão traduzida do livro O Segredo do Best-Seller (The Bestseller Code: Anatomy of the Blockbuster Novel), dos autores Jodie Archer e Matthew L. Jockers. Publicado originalmente pela St. Martin's Press nos Estados Unidos, em 2016, a obra tem sido recomendada para quem deseja aprender mais sobre o universo dos livros mais vendidos, tanto para escritores, estudantes de literatura e profissionais do mercado editorial, como para leitores curiosos.


Os autores analisaram dados durante um estudo de cinco de vinte mil romances. Por meio das informações de livros best-sellers, Jodie Archer e Matthew L. Jockers tentaram mostrar como funcionam as obras de escrita que fazem sucesso e como nós respondemos intelectualmente e emocionalmente a essas histórias.

Confira a sinopse do livro O Segredo do Best-Seller:


Se perguntarmos para a maioria das pessoas sobre sucesso no mundo dos livros de ficção, vamos ouvir que é um jogo incerto de bolas de cristal. As vendas de E. L. James ou de Dan Brown parecem uma excentricidade — ocorrências aleatórias em um mercado incompreensível. É frequente ouvirmos que só a moda justifica o sucesso que fazem. Mas e se houvesse um algoritmo que pudesse revelar um DNA secreto de bestsellers, independente do gênero? Graças a Jodie Archer e Matthew Jockers, o algoritmo existe, o código foi descoberto e os resultados trazem uma nova compreensão sobre como funciona a ficção. O segredo do best-seller oferece, por exemplo, uma nova teoria explicando por que Cinquenta tons de cinza vendeu tão bem. Revela quais temas costumam vender mais. E tudo com base em dados fascinantes retirados de um estudo de cinco anos e vinte mil livros.

Sobre os autores 


Jodie Archer – adquiriu e editou livros para a Penguin UK antes de se dedicar ao programa de doutorado em inglês na Universidade de Stanford. Depois que conquistou seu Ph.D., ela trabalhou na Apple como líder de pesquisas sobre literatura e já foi consultora de vários escritores e empresas sobre sucesso literário. Agora, é escritora em tempo integral.

Matthew L. Jockers – professor assistente de Susan J. Rosowski de inglês na Universidade de NebraskaLincoln, onde dá aulas e coordena o Nebraska Literary Lab. Sua pesquisa em mineração de textos já foi destaque no The New York Times, The LA Review of Books, The Sunday Times of London e outros.

Sobre a Astral Cultural – Presente em todas livrarias do Brasil, os livros editados pelo selo Altral Cultural abrangem os mais diversos tipos de literatura: biografias, sicklit, crônicas, romances, infantis, produções de digital influencers, entre outros. Com diversos títulos na lista dos mais vendidos em seu primeiro ano de atuação, a Astral Cultural já é referência no mercado de livros brasileiro.

O livro O Segredo do Best-Sellers já pode ser comprado na Amazon Brasil.
***
Mais um livro para minha lista de desejados. Adoro livros sobre escrita, criatividade e também que possibilitam entender um pouco mais sobre o mercado editorial e o comportamento dos leitores. Como escritor e blogueiro literário há anos, é muito interessante ver como as pessoas reagem de formas diferentes em relação aos livros.

Algumas obras que fazem sucesso mundial, por exemplo, são muito criticadas por leitores que não gostam, ao mesmo tempo, isto nos leva a questionar os seus sucessos, afinal, se os leitores não tivessem gostado, esses livros não estariam na lista de mais vendidos.

E você, ficou curioso para ler?

Mais lidas da semana